UNIDADES DE CONSERVAÇÃO | BIODIVERSIDADE DAS CAATINGAS

REDAÇÃO | sexta-feira – 13 novembro de 2020

IMA – Instituto do Meio Ambiente de Alagoas realiza fiscalização e mais um levantamento do quadro da Reserva Mato da Onça para montagem de base de dados que permitirão o acompanhamento das atividades da Unidade de Conservação

Na última sexta feira (6) o IMA – Instituto do Meio Ambiente de Alagoas realizou fiscalização e observação das atividades da Reserva Mato da Onça em mais uma etapa da rotina de acompanhamento da UC – Unidade de Conservação.

A Reserva Mato da Onça no Baixo São Francisco. Cartografia InfoSãoFrancisco.

Como órgão gestor das UCs  do estado de Alagoas, o IMA – Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, tem dentre suas atividades de rotina, a fiscalização e acompanhamento das atividades estabelecidas pelos compromissos assumidos com a criação da UC e aquelas determinadas pelo Plano de Manejo.

No caso específico da RMO – Reserva Mato da Onça, a mesma segue seu programa Caatingas – Meta 2035 de restauro de diversas caatingas na poligonal da UC e se prepara a realização paulatina das iniciativas e ações previstas em seu Plano de Manejo (a RMO é a primeira RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural de Alagoas e do Baixo São Francisco a ter seu Plano de Manejo realizado e aprovado pelo órgão ambiental, no caso o IMA).

Na ocasião da visita do IMA, foi realizado levantamento com imagens aéreas (a partir de sobrevoo com drone) de toda a RMO para modelagem tridimensional e análise do progresso das ações de conservação do bioma.

A Reserva Mato da Onça, visada para leste, e seu viveiro. Foto: Daniel Nivaldo da Conceição | IMA

A Reserva Mato da Onça, visada para o norte, com o grotão do riacho do Bebedô. Foto: Daniel Nivaldo da Conceição | IMA

Visão parcial do viveiro e pátio de mudas. Foto: Daniel Nivaldo da Conceição | IMA

A Reserva Mato da Onça, visada para o este, com a entrada grotão do riacho do Bebedô e a casa velha do Bebedô. Foto: Daniel Nivaldo da Conceição | IMA

◊ Imagem em destaque – A Reserva Mato da Onça. Foto: Daniel Nivaldo da Conceição | IMA

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter uma avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado. Sua colaboração é importante para que possamos continuar.