Via Redação / quinta-feira – 23 de janeiro de 2020

Com a produção de mudas tomando a configuração próxima da capacidade plena da instalação, já é possível a reserva de lotes de mudas de diversas espécies em fase final de aptidão a plantios

Além de atender ao de restauro de caatingas na RMO – Reserva Mato da Onça ( Programa Caatingas – Meta 2035 ), a criação do Viveiro da Reserva também é voltada para a comercialização de mudas de espécies nativas do semiárido. Trata-se de uma forma de obter recursos para a manutenção da UC – Unidade de Conservação, além de outras atividades, como a visitação, aulas de campo.

Com uma capacidade de cerca de 30.000 (trinta mil) mudas por ciclo, a produção de mudas tem sido voltada, sobretudo, para espécies mais vulneráveis, em risco de desaparecimento.

A supressão de caatingas orienta as prioridades na produção

Como temos insistido repetidas vezes, o descontrolado desmatamento das caatingas do Baixo São Francisco, potencializando áreas em processo de desertificação, tem como um dos resultados a supressão de matrizes essenciais para a conservação de nossa biodiversidade. Com menos matrizes, problemas de erosão genética e menos possibilidades de floradas ( já muito afetadas pelas mudanças climáticas, com temperaturas muito altas, poucas chuvas ), menos sementes e dificuldades na produção de mudas.

Espécies particulares, que já foram dizimadas pelo seu valor como o cedro (Cedrela fissilis), pau d’arco roxo (Handroanthus impetiginosus), pau d’arco amarelo ( Tabebuia serratifolia ), a braúna ( Schinopsis brasiliensis ), são alguns exemplos das atenções do Viveiro da Reserva.

Esse grupo de risco tem sido objeto de prioridade na coleta de sementes e na temporada passada (2019) ainda que tendo sido observada uma florada extremamente fraca, foi realizado um estoque que já tem boa parte semeada e/ou em processo de crescimento ou ainda de adaptação fora da zona coberta.

Iniciativas como a Reserva Mato da Onça (e os inúmeros projetos que nela estão em curso) e o Viveiro da Reserva ainda são muito, muito pouco face ao gravíssimo problema da eliminação da biodiversidade não só do semiárido, mas também de outros biomas e ecossistemas no Baixo São Francisco.

♦ A Reserva Mato da Onça é uma iniciativa permanente da Canoa de Tolda.

♦ O Viveiro da Reserva faz parte do conjunto de iniciativas da permanentes da Canoa de Tolda no enfrentamento da crise das mudanças climáticas.

Imagem em destaque – Viveiro da Reserva Mato da Onça. Foto | Canoa de Tolda

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter sua avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado.

Tentamos fazer o melhor possível há 21 anos, expondo como aqui se vive, de fato; publicando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.

Por isso, para colaborar, faça uma doação. A Canoa de Tolda não pode deixar de navegar.