A Redação / Canoa de Tolda

Em novo pico de vazão inesperado, a UHE Xingó promove descargas elevadas sem que houvesse, mais uma vez, a comunicação ampla e antecipada da operação.

Ainda em quadro de extrema vulnerabilidade, a canoa de tolda Luzitânia, bem tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que se encontra na RPPN Mato da Onça, em Pão de Açúcar, alto sertão alagoano, teve na tarde de ontem mais um alagamento de seu casco.

A situação foi provocada por uma alta substancial das vazões da UHE Xingó, que chegaram a 2.744,03 m³/s (dois mil setecentos e quarenta e quatro metros cúbicos por segundo) às 15:00 hs de ontem (30).

O evento ocorre, num espaço de tempo de aproximadamente uma semana de situação similar, sem que tenham sido emitidos alertas amplos e antecipados pela CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco.

Até então, estava sendo considerados os modelos operativos apresentados na Carta Circular SOO-015/2021 que estabelecia o mês de outubro como o período de incremento das descargas da hidrelétrica.

As tentativas de recuperação de flutuabilidade que vinham sendo tentadas desde o dia 23 último não puderam ser concluídas, pelo estado de impregnação de água do casco da embarcação histórica que se vê em situação de risco crescente.

Veja abaixo imagens da Luzitânia (dias 30/09 e 01/10)

A canoa Luzitânia na tarde do dia 30, com a elevação das vazões da UHE Xingó. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr./Canoa de Tolda.

Na tarde do dia 30, com o nível da água subindo. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr./Canoa de Tolda.

Sem possibilidade de qualquer trabalho desde o alagamento da semana anterior, era esperada nova situação crítica, porém sob controle. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr./Canoa de Tolda.

Inspeção noturna no dia 30. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr./Canoa de Tolda.

Sem possibilidade de esgotamento, com as passagens abertas. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr./Canoa de Tolda.

Com o peso da água embarcada, a canoa está apoiada precariamente sobre troncos de coqueiro. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr./Canoa de Tolda.

Na manhã do dia 1o. com redução da vazão. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr./Canoa de Tolda.

Canoa encharcada, impossível prosseguir, tudo a ser refeito. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr./Canoa de Tolda.

◊ Imagem em destaque – A canoa Luzitânia na RPPN Mato da Onça. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr./InfoSãoFrancisco.

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter uma avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado. Sua colaboração é importante para que possamos continuar.