A Redação / Canoa de Tolda

Com o objetivo de avaliação mais ampla de danos e implicações dos impactos no projeto de manutenção, a canoa Luzitânia está sendo submetida a uma limpeza geral.

Com o recuo das vazões defluentes da UHE Xingó, foi possível, no final de semana, dar início a uma profunda limpeza no interior do casco da canoa Luzitânia, após o alagamento que a embarcação sofreu por conta das operações do barramento.

A remoção da água residual. Foto: Daia Fausto/InfoSãoFrancisco

Além de remoção de lama e materiais estranhos à embarcação para manter a embarcação livre de organismos estranhos e condições mínimas de algum trabalho emergencial, um dos objetivos é a avaliação mais ampla dos danos implicações no plano de manutenção.

A primeira etapa foi a remoção da água para que haja uma secagem mínima que permita a aplicação de material que garanta alguma estanqueidade no casco. Sem possibilidade de uso de bomba de esgotamento, a água residual foi retirada do casco manualmente após o excesso ter escorrido pelas fendas que se encontravam abertas.

As atividades estão sendo promovidas tendo como perspectiva o aumento de vazões da UHE Xingó nos meses de outubro e novembro (segundo informações do ONS – Operador Nacional do Sistema, de 2.500 m³/s).

Como, até o momento, não há vislumbre de alguma ação emergencial de remoção da Luzitânia do local, o panorama é de que muito provavelmente a embarcação será submetida a situação semelhante ao ocorrido na semana passada.

No entanto, ainda que enfrentando dificuldades de recursos físicos, humanos e financeiros, a Sociedade Canoa de Tolda não está medindo esforços para tentativa de proteger ao máximo a tradicional embarcação.

Veja abaixo vídeos das atividades de limpeza da canoa Luzitânia

◊ Imagem em destaque – Trabalhando para recuperar a canoa. Foto: Daia Fausto/InfoSãoFrancisco.

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter uma avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado. Sua colaboração é importante para que possamos continuar.