por Canoa de Tolda – sexta-feira, 22 de abril de 2022

Canoa de Tolda lança campanha para angariar recursos destinados à conservação e preservação de seu acervo além de melhorias nos sistemas de acesso dos mesmos ao público.

Chegando aos vinte e cinco anos de fundação, a Sociedade Canoa de Tolda conta hoje com um significativo e original acervo relacionado às populações ribeirinhas no trecho baixo do rio São Francisco, ou Baixo São Francisco: uma coletânea de registros, em diversos tipos de suporte, sobre a história, cultura e vidas cotidianas em ambas as margens.

No acervo da entidade são encontrados arquivos físicos e digitais que incluem documentos diversos, artigos, relatórios de pesquisas, dissertações acadêmicas, depoimentos, entrevistas.

Também estão no catálogo, projetos elaborados pela entidade, documentos históricos de sua participação em órgãos e colegiados diversos relacionados ao território da bacia hidrográfica do Velho Chico, além de milhares de fotografias, vídeos e filmes.

Esse farto e variado material, produzido pela Canoa de Tolda ou obtido de fontes de terceiras partes, abrange além dos últimos vinte e cinco anos da atuação da organização no Baixo São Francisco, períodos anteriores sua fundação (1998), incluindo documentos e publicações raras históricas, além de uma extensa cartografia.

Também foram colecionados no acervo inúmeros documentos oficiais (esferas federal, estadual e municipal) relacionados à legislação, atos governamentais relacionados à gestão do território e das águas do rio São Francisco, material cuja obtenção se deu através da Lei de Acesso à Informação ou ainda via outros canais, inclusive judiciais.

Por razões diversas, inclusive financeiras, nunca foi possível a realização do inventário, análise, classificação, organização e disponibilização pública, facilmente acessível, de tão farto acervo, hoje estocado aguardando a oportunidade da necessária intervenção.

Objetivo geral

Com essa proposta de iniciativa, a Canoa de Tolda tem como objetivo geral a disponibilização pública de todo o seu acervo permitindo seu acesso em um portal reformulado, de fácil acesso para qualquer público: pessoas interessadas, pesquisadores, estudantes, ou simplesmente apreciadores da história e cultura nacionais.

Como será realizado

Inicialmente, todo o acervo deverá ser inventariado gradativamente, sendo todos os itens classificados e organizados para a digitalização (o que inclui a produção de imagens dos bens móveis materiais).

Todas essas fases serão realizadas por lotes, para que possamos, de forma gradativa, estar sempre atualizando o material disponibilizado em nosso site e/ou plataformas específicas que possibilitem maior facilidade de acesso, se juntando ao conjunto de documentos hoje já disponíveis.

Classificação e organização do material

Todo o material pronto para acesso público, com a colaboração de especialistas, será devidamente classificado, catalogado e organizado para que possa ser facilmente acessível uma vez acondicionado no sistema digital idealizado.

Sistemas para disponibilidade pública do acervo

Quanto ao aspecto técnico do sistema, está prevista um substancial melhoria no modelo de hospedagem do site, na arquitetura do mesmo, de modo a permitir maiores estabilidade, capacidade de armazenagem e também facilidade de acesso.

SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE

Para possibilitar que os registros e resultados dos anos de atividades no Baixo São Francisco sejam disponibilizados de forma mais ampla para toda a sociedade brasileira, sua ajuda é por demais necessária.

A Canoa de Tolda, optando pela total independência, não conta com recursos de publicidade ou vindos de verbas públicas.

A organização é custeada unicamente através de projetos realizados via editais públicos ou ainda por doações de pessoas que entendem e relevância de nossas propostas como ações que podem contribuir para um mundo melhor.

Manter a Sociedade Canoa de Tolda ao longo desses vinte e cinco anos não tem sido tarefa fácil, o que faz de sua colaboração algo essencial.

AO APOIAR O PROJETO ACERVO BAIXO SÃO FRANCISCO VOCÊ:

Proporciona meios que fortalecerão as vozes em defesa das populações humanas e dos diversos ecossistemas aquáticos e terrestres da bacia do Velho Chico;

Fortalece a salvaguarda e a perenidade de patrimônio documental relacionado ao Baixo São Francisco, de modo a possibilitar meios de subsídios para pesquisa, defesa de políticas públicas e melhor entendimento da importância da região na bacia do Velho Chico e no ambiente nacional;

Lembre-se: Todas as atividades da Canoa de Tolda são de interesse coletivo difuso, ou seja, voltadas para que os benefícios sejam possíveis para todas as pessoas da sociedade, direta e/ou indiretamente, sem distinção de gênero, idade, cor, escolhas políticas ou religiosas.

Sua parceria com a entidade nessa inciativa contribuirá para que possamos prosseguir e buscar a permanente melhoria na qualidade do trabalho que é produzido, sobretudo na necessária universalidade do acesso às informações contidas no acervo.

Inicialmente, você terá seu nome publicado no site como uma das pessoas apoiadoras que possibilitam a perpetuação e acesso universal dos documentos do acervo sobre o Baixo São Francisco.

Porém, estamos preparando mais e melhores itens que serão incorporados às diversas categorias de recompensas, aguarde.

SÃO DESPESAS BÁSICAS DO PROJETO ACERVO BAIXO SÃO FRANCISCO

a) Recursos físicos: dentre os principais itens temos a aquisição de um escâner A3 (para documentos de grande formato); um escâner A4 de alta produção (para documentos com muitas páginas); notebooks e monitores de tela grande dedicados para as tarefas de digitalização; HDs de alta capacidade para armazenamento e backups de segurança; arquivos, fichários e caixas plásticas para estocagem de material já digitalizado.

b) Contratação de serviços: reconfiguração do site com servidor dedicado para maior capacidade de armazenamento de dados; manutenção do novo sistema; certificados de segurança; backups periódicos de rotina; desenvolvedor; arquivista; rede de internet de maior velocidade que, por termos bases em regiões isoladas, são têm custos mais elevados do que em grandes centros; digitalização de fitas (formato BetaCam e miniDV) para garantia de maior qualidade do acervo de vídeos e filmes (produção Canoa de Tolda e co-produtores).

c) Despesas contábeis e administrativas: uma vez que as doações para o projeto são geridas por uma pessoa jurídica, no caso a entidade mãe, a Canoa de Tolda, as movimentações de caixa são todas devidamente organizadas por escritório de contabilidade para prestação púbica de contas.

Também será necessário, periodicamente e quando possível, a melhoria dos equipamentos, como computadores, sistemas de armazenamento, câmeras fotográficas, material para captação de áudio.

Tudo isso e mais o trabalho das pessoas colaboradoras, que são voluntárias cheias de empenho, é necessário para que a Canoa de Tolda realize tão necessária iniciativa de garantia de nossa história.

e) A remuneração da plataforma Catarse: sobre os valores obtidos através dos apoios, serão deduzidos 13% (treze por cento) a título de remuneração do sistema do Catarse.

Clique no quadro abaixo e realize sua contribuição.

◊ Imagem em destaque – Ilustração: Canoa de Tolda