A campanha inicial de varredura preparatória das atividades do projeto Sobradinho +40 permitirá a organização de inúmeros sub-projetos que tentarão construir um conjunto de informações (dados, imagens, depoimentos, análises) sobre o São Francisco após quarenta anos de regularização (incluindo as interferências posteriores à barragem de Sobradinho).
25 fotos
Carlos Eduardo Ribeiro Junior – org. / Daiane Fausto dos Santos – org. e tratamento imagens
Publicado em 17 de janeiro de 2020
No Saramém, em zona já bem próxima da foz, com a barra do rio mais e mais aberta, os impactos da dinâmica costeira do mar e o desaparecimento do cordão protetor dos manguezais, muito provavelmente acelerarão de forma imprevisível o processo erosivo que tende a riscar do mapa a localidade.
Foto | Canoa de Tolda
Uma das alegações para legitimar a presença dos tanques de viveiros de camarão é de que os mesmos já utilizam antigas lagoas de arroz – que deveriam ser alvo de um grande programa de recuperação ambiental, como a recomposição de manguezais para garantir um cordão mínimo de amortecimento ao avanço do mar.
Foto | Edson Gois Ferreira | Rede InfoSãoFrancisco
O Projeto Sobradinho +40 é uma iniciativa da Canoa de Tolda e do InfoSãoFrancisco e conta com o apoio do InfoAmazônia
Rumos.
Foto | Edson Gois Ferreira | Rede InfoSãoFrancisco
Desde o início da atuação da Sociedade Canoa de Tolda no Baixo São Francisco, estamos realizando o registro fotográfico das atividades da entidade e da vida ao longo das margens e da zona costeira da região. A partir de então, foi montado acervo que, atualmente, é composto por cerca de oitenta mil imagens produzidas unicamente pela Canoa de Tolda. Nessa coletânea temos ainda inúmeras fotografias cedidas por colaboradores, parceiros ou ainda adquiridas em outras fontes.
Algumas imagens poderão parecer repetitivas e/ou recorrentes. Porém, são apresentadas pois fixaram momentos distintos e/ou significativos de uma situação, um caso.
Outras imagens podem ser conhecidas em nosso Acervo/Fotografia.
Imagem em destaque no topo – A foz do São Francisco, pela banda de Sergipe. Foto | Edson Gois Ferreira | Rede InfoSãoFrancisco