BIODIVERSIDADE | CAATINGAS

REDAÇÃO | sexta-feira – 18 de dezembro de 2020

As informações sobre a biodiversidade presente na RMO – Reserva Mato da Onça passarão, a partir de agora, a fazer parte do SiBBR – Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira, plataforma online que integra dados da biodiversidade brasileira, desenvolvido sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), sendo mantido e operado pela RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

A inclusão da RMO – Reserva Mato da Onça ao SiBBr – Sistema de Informações Sobre a Biodiversidade Brasileira  é complementar ao ingresso da Unidade de Conservação no SGEEI – Sistema de de Gerenciamento de Espécies Exóticas Invasoras em Unidades de Conservação, formando mais um conjunto de ferramentas/sistemas que irão fortalecer as ações de conservação da biodiversidade das caatingas da UC, exatamente como previsto no Plano de Manejo aprovado recentemente.

O que é o SiBBr

Desenvolvido sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com suporte técnico da ONU Meio Ambiente (UNEP) e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) é a primeira infraestrutura nacional de dados e informações em biodiversidade. Seu objetivo é reunir e dar acesso à dados e informações para subsidiar políticas públicas, apoiar ações de conservação e de uso sustentável bem como promover o conhecimento da nossa biodiversidade.

Em 2018 o SiBBr optou por adaptar a sua infraestrutura ao uso da Plataforma ALA – Atlas of Living Austrália, para aprimorar a indexação, integração e visualização dos dados e informações sobre a biodiversidade brasileira. A plataforma é desenvolvida em código aberto sob licenças Creative Commons, utilizando padrões internacionais que facilitam o compartilhamento de dados. Além disso, a plataforma possui uma estrutura modular que possibilita adaptações e evolução segundo as necessidades de cada país. Atualmente, o SiBBr é mantido e operado pela RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

O SiBBr é também o nó brasileiro do GBIF (Global Biodiversity Information Facility), uma iniciativa multilateral que congrega dados sobre biodiversidade oriundos de aproximadamente 60 países participantes.

O tráfego mundial de informações da biodiversidade pode ser explorado na plataforma do GBIF (Global Biodiversity Information Facility). Reprodução: GBIF

Conheça o SiBBR!

Fontes

SiBBR

◊ Imagem em destaque e no texto – Divulgação: SiBBR

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter uma avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado. Sua colaboração é importante para que possamos continuar.