BIODIVERSIDADE | ESPÉCIES INVASORAS

via INFOSÃOFRANCISCO | sábado – 12 de dezembro de 2020

Com a situação de descontrole da espécie invasora nas regiões a montante, as baronesas se propagam ao longo do Baixo São Francisco configurando um quadro de infestação generalizada do sertão até a foz

As baronesas, espécies aquáticas exóticas invasoras, já foram temas de diversas matérias do InfoSãoFrancisco onde foram apresentadas situações extremas que não foram objeto de qualquer ação de controle.

Em particular, no Baixo São Francisco, temos a região entre Propriá, SE e a foz com infestação da espécie ao longo de ambas as margens.

Fica evidente, como comprovam os casos identificados nesta matéria, pelo porte dos bancos, que é nula a reação de órgãos ambientais dos municípios, estados e federais no sentido de ações de combate à praga.

Bancos extensos (mas ainda com possibilidade de imediata remoção) ao longo do Saco Grande. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr. | Canoa de Tolda/InfoSãoFrancisco

Deve ser notado que, mesmo com vazões defluentes da UHE Xingó, da ordem de 2.700 m³/s (dois mil e setecentos metros cúbicos por segundo) não há fragmentação dos bancos (atenção: a dissipação pontual e eventual de bancos de baronesas de forma “natural” pela vazão do rio NÃO é uma ação de supressão da espécie invasora, apenas uma realocação de uma zona para outra), indicando situação de estabilidade das colônias.

O porte dos bancos demonstra a consolidação da espécie invasora em mais uma zona. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr. | Canoa de Tolda/InfoSãoFrancisco.

Baronesas, algas verdes, elódeas, mexilhões dourados, dentre tantas espécies invasoras e comprometedoras da integridade dos ecossistemas aquáticos e da qualidade das águas do Baixo São Francisco são o indicador do desastre que são as gestões das águas e dos territórios da bacia do Velho Chico.

Fontes

Monitoramento Canoa de Tolda/InfoSãoFrancisco

◊ Imagem em destaque – Bancos de baronesas no Saco Grande. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr. | Canoa de Tolda/InfoSãoFrancisco

Este artigo faz parte da integração e compartilhamento de conteúdos com o InfoSãoFrancisco.

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter uma avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado. Sua colaboração é importante para que possamos continuar.