BACIA DO SÃO FRANCISCO | IMPACTOS DE BARRAGENS

VIA INFOSÃOFRANCISCO | quarta-feira – 09 de dezembro de 2020

Em seguida aos estudos financiados pelo CBHSF – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, foi publicado o Relatório dos pareceres técnicos consolidados na forma de “Análise Preliminar de Riscos Ambientais” relacionado à leitura e interpretação de documentação relativa ao processo de licenciamento ambiental do empreendimento UHE Formoso, projetado para implantação no Alto São Francisco, em Minas Gerais

Segundo a Consominas Engenharia, empresa contratada para a execução do estudo, o parecer técnico tem o intuito de realizar uma Análise Preliminar de Riscos Ambientais “APR” relacionada à leitura e interpretação de documentação relativa ao processo de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica (UHE) Formoso, projetada para implantação no rio São Francisco, em Minas Gerais, sob os aspectos de hidrologia, fauna e socioeconomia.

A APR é uma metodologia indutiva estruturada para identificar os potenciais perigos para o meio ambiente decorrentes da instalação de um empreendimento específico. É preliminar pelo fato de ser aplicada em uma primeira abordagem do objeto de estudo. O seu conteúdo é variável e depende da tipologia do empreendimento, porte e localização.

A UHE Formoso na bacia hidrográfica do rio São Francisco. Cartografia: InfoSãoFrancisco

Veja o Relatório na íntegra

Fonte

CBHSF – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

◊ Imagem em destaque – Montagem Doc IBAMA/Divulgação – Quebec Engenharia

Este artigo faz parte da integração e compartilhamento de conteúdos com o InfoSãoFrancisco.

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter uma avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado.

Tentamos fazer o melhor possível há 22 anos, expondo como aqui se vive, de fato; publicando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.

Por isso, para colaborar, faça uma doação. A Canoa de Tolda precisa navegar.