CRISE CLIMÁTICA | JOVENS AMBIENTALISTAS

REDAÇÃO via DEUTSCHE WELLE | sábado – 21 novembro de 2020

No exemplo mais recente de uma onda de litígios climáticos em todo o mundo, seis jovens entraram, em setembro passado, com um caso no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos em Estrasburgo, pedindo responsabilização em torno da crise climática


No que está sendo descrito como um caso climático sem precedentes, quatro crianças e dois jovens adultos de Portugal apresentaram uma queixa no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos em Estrasburgo contra 33 países industrializados. Os jovens, apoiados pela Global Legal Action Network (GLAN), alegam que os países – que incluem Alemanha, Reino Unido, Rússia e Portugal – não conseguiram decretar os cortes de emissões necessários para proteger o seu futuro.

O caso se concentra em países cujas políticas os advogados argumentam serem fracas demais para cumprir a meta de 1,5 grau Celsius do Acordo de Paris. Eles citam as classificações de país do Climate Action Tracker. Os demandantes têm entre 8 e 21 anos e são das regiões de Lisboa e Leiria, em Portugal. O caso afirma que as mudanças climáticas representam uma ameaça crescente à vida e ao bem-estar físico e mental de seis jovens. Ele invoca argumentos de direitos humanos – incluindo o direito à vida, a um lar e à família – além de alegar discriminação.

André, 12, e sua irmã sofia, 15, são dois dos seis jovens que entraram com a Ação Climática em Estrasburgo.

“Nossa geração vive uma época de grandes perigos e incertezas, então nossa voz deve ser ouvida”, disse André Oliveira, de 12 anos, cujo pai é o tradutor para ele (durante a entrevista para a DW).

“Claramente não é o caso de os jovens serem as únicas pessoas vulneráveis ??aos efeitos da mudança climática”, disse Gerry Liston, diretor jurídico da GLAN. “Mas porque eles suportam os piores impactos, estamos dizendo que os efeitos de não abordar adequadamente as emissões de gases do efeito estufa equivalem à discriminação ilegal com base na idade.”

Uma primeira vez em Estrasburgo

Embora existam vários casos recentes e em andamento sobre o clima, muitos que também envolvem também jovens demandantes, este é o primeiro desse tipo a ser levado a Estrasburgo. O tribunal internacional, criado em 1959, trata de alegadas violações dos direitos civis e políticos previstos na Convenção Europeia dos Direitos do Homem.

A necessidade urgente de uma ação significativa e em larga escala entre muitos grandes emissores justificava ir diretamente para Estrasburgo, em vez de por tribunais nacionais, o que é mais comum, explica Liston. “Uma decisão do Tribunal Europeu de Direitos Humanos é urgentemente necessária a fim de fornecer a decisão juridicamente vinculativa que, então, filtraria e provocaria a mudança necessária no nível doméstico.”

The climate case is the first of its kind to be filed at the European Court of Human Rights A ação climática é a primeira do gênero a ser acolhida na Corte Européia de Direitos Humanos.

De acordo com a GLAN, se bem-sucedidos, os 33 países estariam legalmente obrigados a lidar com as contribuições estrangeiras para as mudanças climáticas, incluindo as de empresas multinacionais, bem como aumentar os cortes de emissões. Embora o prazo a seguir e se o tribunal decidirá se o caso é admissível ainda não estão claros, Liston disse que solicitaram que o caso recebesse prioridade.

Incêndios florestais em Portugal

Os demandantes pertencem a três famílias e se envolveram no caso após ouvirem sobre o trabalho climático da GLAN por meio de um contato local. Muitos citaram que ver as alterações climáticas baterem à sua porta como um incentivo para agir, especialmente os mortais incêndios florestais portugueses em 2017.

Many of the young people cited experiencing the deadly Portuguese wildfires of 2017 as motivation Vários dos jovens citaram a experiência dos violentos incêndios florestais em Portugal de 2017 como motivação para a ação.

“Vivi diretamente o terror dos incêndios”, disse Catarina Mota, 20, uma das quatro que vivem em Leiria, uma das zonas mais atingidas. A elevação do nível do mar, a constante ameaça de incêndios florestais e temperaturas cada vez mais anormais agora fazem parte de sua realidade cotidiana. “Essas mudanças me deixam apreensiva”, disse ela, acrescentando que às vezes o calor dificulta respirar ou dormir. Em julho deste ano, foram registradas as temperaturas mais altas em 90 anos no país.

“O que me motivou a estar envolvido neste caso foi a vontade de um mundo onde pelo menos se possa sobreviver”, disse Catarina. “Porque se nada for feito por nossos governos isso não vai acontecer.”

Catarina, 20, diz que os governos devem agir para fazer o planeta habitável para as gerações futuras.

Uma Ação Climática, como neste caso, é necessária “para termos um futuro e uma vida saudável sem medo”, afirmou a demandante Claudia Agostinho, de 21 anos. “Nossa geração e todas as gerações futuras merecem isso”.

Uma onda de ações de litígio climático

O caso de Estrasburgo faz parte de uma onda crescente de litígios climáticos em todo o mundo. De acordo com o Grantham Research Institute on Climate Change and Environment, embora a maioria ocorra nos Estados Unidos, no último ano, casos climáticos foram registrados em seis continentes, 80% deles contra governos. Ele também observou um aumento recente de litígios por ativistas e grupos de defesa, e o uso de argumentos de direitos humanos.

Embora haja casos em andamento em muitos países – incluindo Coreia do Sul, Peru e Canadá – relacionados às obrigações dos Estados em relação aos direitos humanos para mitigar a mudança climática, o exemplo mais recente de destaque é o caso Urgenda holandês.

A ação tem como alvo 33 países com alta emissão de gases que pioram o efeito estufa

Em 2019, a Suprema Corte do país tornou-se o primeiro tribunal nacional de mais alto nível a estabelecer o dever de um estado de reduzir significativa e imediatamente as emissões, de acordo com as obrigações dos direitos humanos. Neste verão, os ativistas também tiveram sucesso em levar o governo irlandês aos tribunais por fracassos na ação climática. Greta Thunberg está entre os 16 jovens ativistas que também têm uma reclamação legal em andamento no comitê da ONU sobre os direitos da criança.

Política, protestos e tribunais

“Acho que um caso inspira o outro”, disse Caroline Schroeder, da Germanwatch, uma ONG que apóia 9 jovens com queixas climáticas constitucionais na Alemanha. Ela vê o caso de Estrasburgo e a tendência crescente de litígios climáticos como fruto da mesma frustração crescente que impulsiona o movimento Fridays for Future – ou seja, que “a política não está fazendo o suficiente”.

Greta Thunberg (centro) está em um grupo de 16 crianças que moveram uma ação legal de queixa junto à ONU.

“Eu gostaria que não tivéssemos que abrir os casos”, disse Roda Verheyen, uma advogada do clima que trabalha no Caso do Clima das Pessoas movido contra as instituições da UE. “Mas, essencialmente, ainda é o caso de que o nível de proteção concedido aos nossos filhos pelos legisladores é muito baixo. E é por isso que os tribunais continuarão vendo esses casos.”

Verheyen aponta que, ao enfatizar um dever geral de proteger, em vez de contestar uma lei específica, o caso de Estrasburgo é menos concreto do que outros nos quais ela trabalhou. No entanto, uma vitória poderia ter implicações de amplo alcance para os estados membros, acrescenta ela, e até mesmo uma perda poderia potencialmente “reforçar a força do litígio tanto em casos nacionais quanto no nível da UE”.

Sua maior força, Liston argumenta, está em trazer para casa a perspectiva de tempo e a iminência da ameaça.

“Este caso mostra que há pessoas que sofrerão os terríveis efeitos da mudança climática durante sua vida”, disse Liston.

Liston argumenta que a ação coloca em evidência de que há pessoas que irão ser vítimas de impactos consideráveis da mudança climática em suas vidas.

O reclamante mais jovem, agora com 8 anos, terá 28 anos em 2040, ano em que o painel de cientistas da ONU espera que muitas das consequências mais graves das mudanças climáticas se manifestem.

André, de 12 anos, disse que espera que o caso traga “o reconhecimento da voz de uma geração que vive com grande ansiedade e medo crescente das catástrofes que se avizinham, mas também de uma geração que tem toda a esperança de que as coisas mudem”.

Fonte

Deutsche Welle

◊ Imagem em destaque – Divulgação Global Legal Action Network

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter uma avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado. Sua colaboração é importante para que possamos continuar.