BACIA DO SÃO FRANCISCO | CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE | TURISMO DE NATUREZA

REDAÇÃO | segunda-feira – 21 de setembro de 2020

Portaria conjunta dos Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo cria, institucionalmente, a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, possibilitando a consolidação de importante instrumento não só de conservação do patrimônio natural mas também criador de possibilidades sustentáveis para o turismo

Entrará em vigor no dia 22 a Portaria Conjunta no. 500 de 15 de setembro de 2020, quando os Ministérios do Meio Ambiente, do Turismo e o ICMBio – Instituto Chico Mendes da Biodiversidade formalizaram a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso onde estas passam a ter enquadramento legal de fato. Ainda não são Unidades de Conservador, mas zona específica protegida por lei.

A nova legislação reconhece (legalmente) e consolida a já existente Rede de Trilhas de Longo Curso construída essencialmente por iniciativas voluntárias (e bem sucedidas) em todo o Brasil. As TLCs – Trilhas de Longo Curso, passam a fazer parte das políticas de meio ambiente e de turismo no país.

Naturalmente, a TLC Velho Chico, com dois segmentos já implantados no Baixo São Francisco, o Caminho dos Canoeiros e a Trilha dos Cânions do São Francisco, será beneficiada.

Fontes

Imprensa Nacional

◊ Imagem em destaque – Montagem – Pegada Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter uma avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado. Sua colaboração é importante para que possamos continuar.