CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE | TURISMO DE NATUREZA

REDAÇÃO | segunda-feira – 21 de setembro de 2020

Com a fundação de sua associação, a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso contará com instrumentos formais para a dinamização e consolidação do movimento, o que significará a possibilidade de mais trilhas no chão

No sábado (19) foi realizada a Assembleia Geral de fundação da associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, significando mais um marco decisivo para o movimento que já colocou no chão – graças ao trabalho de voluntariado – milhares de quilômetros de trilhas, em todas as regiões do Brasil.

Com a associação formalizada, a Rede Trilhas – Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso se fortalece e poderá organizar de forma contínua a implantação e manutenção do sistema de trilhas em todo o Brasil.

É interessante notar que as TLCs – Trilhas de Longo Curso foram, no dia 15 passado, reconhecidas oficialmente pelos Ministérios do Meio Ambiente e Turismo, através de portaria conjunta. Trata-se de um enquadramento formal por parte do governo federal, aproximando a TLC de algo próximo um elemento territorial de uma UC – Unidade de Conservação.

A Canoa de Tolda, através da TLC Velho Chico, participou como membro fundador da Rede Trilhas.

No Baixo São Francisco a TLC Velho Chico conta com dois segmentos já implantados: o Caminho dos Canoeiros e a Trilha dos Cânions do São Francisco, com perspectiva de sinalização de outros trechos a médio prazo.

Veja o vídeo onde Pedro Menezes explica a relevância da criação de trilhas de longo curso

Fontes

Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso

O Eco

◊ Imagem em destaque – Montagem – Pegada Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter uma avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado. Sua colaboração é importante para que possamos continuar.