Redação / terça-feira – 27 de agosto de 2019

Aplicativo reúne dezenas de trilhas de longo curso já cadastradas no Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso, possibilitando o conhecimento de informações gerais e detalhadas dos caminhos, suas regiões, unidades de conservação percorridas

No Passaporte de Trilhas, todas as trilhas do Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso estão documentadas. Imagem | Passaporte de Trilhas

Gradativamente, pé após pé, pisando firme, o movimento nacional de Trilhas de Longo Curso se expande e se consolida: são as pegadas amarelas e pretas traçando caminhos e  seguindo rumos favoráveis à conservação de nosso patrimônio natural. A mais recente brotação da Rede Trilhas, como se convencionou chamar o Sistema Brasileiro  de Trilhas de Longo Curso, ( que foi a organização da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso )é um aplicativo que reúne todas as trilhas cadastradas e  reconhecidas. É o Passaporte de Trilhas, que pode ser baixado gratuitamente em qualquer  aparelho de telefonia celular.

No Passaporte de Trilhas o usuário encontra informações gerais sobre a rede de trilhas  brasileiras, unidades de conservação percorridas pelos caminhos, informações sobre os  locais, contatos, e muito mais, como material específico de cada trilha.

Trilha Velho Chico na Rede Trilhas

Criada em agosto de 2018, durante a 1ª. Oficina de Trilhas de Longo Curso do Baixo São  Francisco – Módulo Sinalização, a Trilha Velho Chico está listada no Passaporte de Trilhas  com seus dois segmentos já sinalizados: o Caminho dos Canoeiros (trecho que vai da foz do  rio São Francisco até Piranhas, no alto sertão, atravessando inúmeras Unidades de  Conservação), com 8 km sinalizados e a Travessia dos Cânions, mais acima, no interior do  MONA – Monumento Natural Rio São Francisco, com 15 km sinalizados.

No alto São Francisco, em breve a trilha no Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu, em  Minas, se agregará, estando em processo de sinalização.

Veja o vídeo onde Pedro Menezes explica a relevância da criação de trilhas de longo curso

Imagem em destaque – Passaporte de Trilhas | Rede Trilhas © 2019

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter sua avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado.

Tentamos fazer o melhor possível há 21 anos, expondo como aqui se vive, de fato; publicando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.

Por isso, para colaborar, faça uma doação. A Canoa de Tolda não pode deixar de navegar.