REDAÇÃO / quinta-feira – 27 de fevereiro de 2020
Gradualmente, dentro do ritmo possível pela limitação de recursos, a manutenção da canoa Luzitânia está sendo realizada na Reserva Mato da Onça, no alto sertão do Baixo São Francisco
Mesmo com situações imprevistas, pouca verba e falta de mão de obra para compartilhar as tarefas, a manutenção da Luzitânia (a manutenção da canoa Luzitânia é uma das atividades do Projeto Luzitânia, uma iniciativa permanente da entidade) segue para que, o quanto antes, volte a navegar como nova.
Após um inventário preliminar de identificação de pontos e itens que sofrerão as intervenções, foram estabelecidas as zonas prioritárias a serem tratadas de modo a deixar a embarcação em condições de flutuação dentro da maior brevidade possível. Essa meta está diretamente relacionada:
a) ao extremo calor que atinge a região, afetando as dimensões das peças de madeira da estrutura do casco. Mesmo integralmente colada com adesivos epóxi poderosos, com o calor há retração da madeira, provocando rachaduras não nas colagens em si, mas nas zonas adjacentes;
b) A possibilidade de um evento extremo, como o aumento da vazão por conta das defluências maiores em Sobradinho a partir do aporte de água do Alto São Francisco;
c) Datas já estabelecidas ao longo do ano para atividades com a Luzitânia e ao compromisso da Canoa de Tolda de manter a embarcação em ordem de marcha.
Portanto, todos os esforços estão sendo aplicados no casco, inicialmente nas obras vivas (abaixo da linha d’água, ou em locais que comprometam a flutuabilidade) e em seguida no costado que será pintado integralmente, assim como o fundo, antes do retorno para a água. O fato de a embarcação estar na água, em local próximo da pequena estrutura de apoio em terra não comprometerá a qualidade do trabalho.
Há muito trabalho acumulado, fruto das impossibilidades de captação de recursos através de projetos culturais e/ou doações ao longo dos últimos anos, que inviabilizaram, contra nossas expectativas, a manutenção de nosso programa padrão de conservação da Luzitânia. Porém, e tal era previsto desde o início das atividades de restauro da embarcação, o processo de tratamento integral da embarcação com adesivos e impregnantes epóxi de alto desempenho foi essencial para a conservação da embarcação. Tendo retornado ao rio São Francisco em 2007, a canoa Luzitânia, apesar de alguns pontos que deverão ter adequada intervenção, se encontra em ótimo estado de conservação.
As atividades de manutenção e conservação da embarcação terão informações atualizadas e poderão ser acompanhadas a partir de agora.
♦ A manutenção da canoa de tolda Luzitânia faz parte do Projeto Luzitânia, uma iniciativa permanente da Canoa de Tolda
♦ As atividades de manutenção da canoa Luzitânia são realizadas em cooperação com o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, através da Superintendência em Sergipe e do DEPAM – Departamento de Patrimônio Material em Brasília
Imagem em destaque – Daia Fausto, uma das especialistas em conservação de embarcações tradicionais remove material comprometido na proa. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr. | Canoa de Tolda © 2020
Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter uma avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado.
Tentamos fazer o melhor possível há 22 anos, expondo como aqui se vive, de fato; publicando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.
Por isso, para colaborar, faça uma doação. A Canoa de Tolda precisa navegar.