Redação / terça-feira – 12 de novembro de 2019

Comunicado da CHESF confirma nova programação de vazões que permitirão a instalação
da embarcação histórica em local seguro para a execução de trabalhos de conservação

Prosseguindo com a divulgação de informações sobre as operações de barramentos que têm como objetivo principal a conservação da canoa de tolda Luzitânia, temos que na tarde de hoje a CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco encaminhou novo comunicado.

Através do Ofício Circular SOO-15/2019 foram confirmadas as datas definitivas (adiadas ontem, por decisão do ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico) para as operações especiais dos barramentos a jusante de Sobradinho.

Veja abaixo o comunicado da CHESF na íntegra:

Acervo documental – Canoa de Tolda

Reiteramos que a situação da canoa Luzitânia é vulnerável, já que a embarcação não pode ficar indefinidamente exposta ao sol, com risco de comprometimento de colagens de sua estrutura.

As altas temperaturas que já ocorrem em meio de primavera provocam variações dimensionais que podem trincar as juntas e elementos colados o que significaria a possibilidade de que as colagens tenham que ser refeitas. Um prejuízo significativo incompatível com o empenho que vem sendo desprendido por esta entidade, desde 1997, para a conservação da canoa Luzitânia em perfeitas condições de navegação.

♦ A conservação da canoa Luzitânia é uma iniciativa permanente da Canoa de Tolda.

Imagem em destaque – A Luzitânia sobre calços no leito seco do rio na Reserva Mato da Onça, ainda em zona onde as varáveis de vazões são diárias. Foto | Canoa de Tolda

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter sua avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado.Tentamos fazer o melhor possível há 21 anos, expondo como aqui se vive, de fato; publicando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.Por isso, para colaborar, faça uma doação. A Canoa de Tolda não pode deixar de navegar.