CRISE CLIMÁTICA | JOVENS AMBIENTALISTAS

via DEUTSCHE WELLE | quarta-feira – 25 novembro de 2020

Frustrada porque as negociações sobre o clima não estão acontecendo neste mês, Licypriya Kangujam, uma jovem indiana de 9 anos e outros jovens ativistas de diversos países estão participando de uma “COP26 Simulada”. O que eles esperam alcançar?


Com apenas nove anos, Licypriya Kangujam costuma ouvir que é muito jovem para se envolver no ativismo climático. Mas ela discorda: “A idade não importa se você quer fazer a diferença.”

E para provar seu ponto, ela deu um dos discursos de abertura no Mock (algo como simulação, em tradução livre) COP26 – um evento online de duas semanas – liderado por jovens  e organizado em resposta ao adiamento de um ano da Conferência de Mudança Climática da ONU (COP26) por causa da pandemia do coronavírus.

Licypriya Kangujam fundou o ‘Movimento Infantil”.’Foto: Licypriya Kangujam

A conferência anual global do clima, na qual o Acordo de Paris foi assinado em 2015, aconteceria na cidade escocesa de Glasgow neste mês. Os organizadores da COP26 prometeram que iria “acelerar a ação em direção aos objetivos do Acordo de Paris e da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas” e deveria ser o primeiro “balanço global”, conforme delineado no acordo de 2015.

Licypriya Kangujam desenhou um kit de sobrevivência simbólico para obter ar respirável. Foto: Privat

Para ativistas como Licypriya Kangujam, que prefere ser chamada de Licy, um ano é muito tempo para esperar pela ação. Ela sentiu os impactos do aquecimento global mais de uma vez e luta por maior proteção climática e ambiental na Índia e em todo o mundo desde os seis anos de idade.

Infância moldada pela crise climática

Nascida em 2011, Licy passou os primeiros anos de sua vida nas “montanhas verdes exuberantes” de Manipur, no nordeste da Índia. Mas em 2016, sua família mudou-se para Nova Delhi.

“Minha vida ficou realmente complicada por causa do alto nível de poluição do ar”, disse Licy.

Em Delhi, as escolas eram fechadas com frequência por causa dos níveis de poluição. A capital indiana experimenta uma das piores poluição atmosférica do mundo. Em novembro de 2020, a cidade registrou regularmente níveis de toxicidade do ar 20 vezes o limite considerado seguro pela Organização Mundial de Saúde.

Delhi é famosa pela péssima qualidade do ar. Foto: Imtiyaz/Picture-alliance

Poucos meses depois de se mudar, e em parte por causa do mau ar de Delhi, Licy e sua família se mudaram novamente. Desta vez, para a cidade de Bhubaneswar, no estado oriental de Odisha. Lá, sua casa foi atingida pelo ciclone Titli em 2018, e pelo ciclone Fani no ano seguinte – dois dos eventos climáticos mais extremos a atingir o leste da Índia nos últimos anos.

Acompanhada de seu pai, que estava cursando o mestrado em Estudos Ambientais na época, Licy participou da Conferência de Desastres das Nações Unidas em 2018 na Mongólia. Ela descreve o evento como um “momento de mudança de vida”.

O Cyclone Fani foi um dos mais violentos na Índia, nos últimos anos. Foto: Getty Images

Após a viagem, ela lançou o que chamou de “Movimento Infantil”, um grupo de protesto digital e físico que ela e outros jovens usaram como plataforma para “convocar os líderes mundiais a tomar medidas climáticas imediatas para salvar nosso planeta e nosso futuro.” Desde então, ela se tornou uma das principais vozes no ativismo juvenil pelo clima na Índia e em todo o mundo.

Licy e sua família voltaram para Delhi em 2019 para que ela pudesse organizar protestos semanais em frente ao parlamento na capital da Índia. A ideia foi inspirada nas greves escolares semanais da ativista adolescente sueca Greta Thunberg, que começaram com ela protestando sozinha em frente ao parlamento sueco todas as sextas-feiras. Desde então, Licy é chamada de “Greta indiana”.

Ela está pressionando para que o governo indiano aprove uma lei que garanta emissões líquidas de carbono zero até 2030, torne a educação climática uma parte obrigatória do currículo e assegure que 10 árvores sejam plantadas para cada aluno no país.
Até agora, ela diz que teve um sucesso modesto, ajudando a garantir o plantio de mais de 350.000 árvores e a introdução de leis de educação climática em vários estados importantes.

A Mock COP26 visa influenciar COP26

Ela agora está procurando construir esse sucesso e vê a Mock COP26 como uma oportunidade exatamente para isso.

Durante suas duas semanas, o evento online, que tem um foco deliberado em palestrantes e participantes do Sul Global, receberá centenas de delegados de 150 países diferentes. O objetivo principal da conferência digital é que os delegados elaborem uma declaração conjunta, que será desenvolvida em um tratado legal que eles esperam ser discutido na COP26 em 2021 e adotado pelos governos.

Beatrice Ann Dolores é uma das organizarodas da Mock COP. Foto: Beatrice Ann Dolores

Beatrice Ann Dolores, uma das organizadoras do Mock COP26, disse que a ideia era “criar um evento que replicaria a COP26 para continuar a conversa sobre o clima e mostrar ao mundo o que aconteceria se os jovens dirigissem a COP”. Dolores, que é das Filipinas, é uma educadora e defensora do clima que considera os jovens de vital importância para enfrentar a crise climática.

“Queremos que os líderes mundiais levem os jovens e a emergência climática a sério e ouçam as demandas em nossa declaração”, disse ela.

Um tipo mais inclusivo de conferência sobre o clima

O evento, que vai até 1º de dezembro e é financiado em grande parte por crowdfunding (vaquinha eletrônica) e patrocinadores financeiros do setor privado, se apresenta como “inclusivo e acessível”, rótulos que os críticos dizem que não podem ser aplicados às conferências regulares sobre o clima. Aqueles que são convidados para a COP anual, desproporcionalmente de países ocidentais ricos, devem voar para participar.

Jovens manifestantes na COP25 em Madri, em 2019, exigiram ações para as mudanças climáticas. Foto: Picture-alliance/Kyodo

Certos componentes, como as discussões para moldar a declaração, são reservados aos delegados. Mas qualquer pessoa pode sintonizar para participar de workshops online e assistir a palestras de ativistas de alto nível como o defensor do clima do Quênia, Kevin Mtai, e o enviado jovem da ONU para o Sri Lanka, Jayathma Wickramanayake.

“O Mock COP26 enviará uma forte mensagem aos nossos líderes mundiais para que tomem medidas concretas para salvar o nosso planeta e o nosso futuro”, disse Licy. “O atraso em suas ações aumenta a ameaça ao nosso futuro e estou muito desapontado em ver seu silêncio sobre a crise climática global.”

Apesar de sua condenação aos líderes mundiais, Licy acredita que a cooperação é a chave para qualquer solução para a crise climática.
“Este não é o momento para culparmos uns aos outros”, disse ela. “Este é o momento de lutarmos juntos para salvar nosso planeta antes que seja tarde demais.”

Fonte

Deutsche Welle

◊ Imagem em destaque – Licypriya Kangujam, 9 anos: “A idade não importa, se você quer fazer a diferença”. Foto: Privat 

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter uma avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado. Sua colaboração é importante para que possamos continuar.