Redação / quinta-feira – 17 de outubro de 2019

Com seu Plano de Manejo, a Reserva Mato da Onça alcançará nova etapa na sua consolidação, o que contribuirá para as tentativas de obtenção de recursos a serem aplicados em atividades para a conservação da biodiversidade das caatingas do Baixo São Francisco

Essencial para a gestão das Unidades de Conservação, a RMO – Reserva Mato da Onça será a  primeira das RPPNs de Alagoas a contar com planejamento detalhado para os próximos dez anos.

Percorrendo as diversas áreas da RMO e uma pausa no final da tarde, no topo do serrote do sul. Foto | Canoa de Tolda.

Na quarta feira, 16, mais uma importante etapa na consolidação da RMO – Reserva Mato da Onça foi iniciada com a entrada em campo da equipe da Inovagri – Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada, empresa selecionada para a execução do Plano de Manejo da RPPN.

Com seu Plano de Manejo elaborado, a RMO contará com a organização de todas as suas atividades dentro e no entorno de sua poligonal, além da melhor definição de usos nas diversas zonas da UC – Unidade de Conservação.

A primeira vinda da equipe responsável pelo Plano de Manejo tem como objetivo o reconhecimento preliminar da área, a discussão inicial com os proprietários e gestores para que sejam acordados o planejamento, metodologias, diagnósticos, oficinas com pessoas direta e indiretamente envolvidas com a RMO (como os moradores, instituições, órgãos públicos do entorno) para a construção do Plano de Trabalho.

Em seguida terá início o diagnóstico da área que, em suma, é o pente fino analítico da Unidade de Conservação.

Finalmente, como última etapa, serão estabelecidos os zoneamento e normas que serão aplicados para a gestão da Reserva Mato da Onça.

O filhote de iguana, assim como demais espécies de fauna e da flora, serão beneficiados com a organização das atividades de conservação. Foto | Canoa de Tolda

Mais adiante, finalizado, o Plano de Trabalho será encaminhado ao IMA – Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, órgão responsável pela gestão integrada das UCs no estado. O IMA fará a análise para a aprovação final e publicação do documento. É interessante citar que o Plano de Manejo da RMO será realizado antes de seu prazo legal, cuja data limite seria em outubro de 2020.

A realização do Plano de Manejo da RMO está associada a uma grande responsabilidade, posto que será a primeira iniciativa do gênero dentre todas as RPPNs do estado de Alagoas e do Baixo São Francisco.

ENTENDA MELHOR O QUE É PLANO DE MANEJO

♦ A Reserva Mato da Onça é uma iniciativa permanente da Canoa de Tolda.

♦ A elaboração do Plano de Manejo da Reserva Mato da Onça com o suporte do Projeto Opará – Águas do Rio São Francisco (cooperação da Canoa de Tolda com a UFS – Universidade Federal de Sergipe, com recursos do Programa Petrobras Socioambiental).

Imagem em destaque – Pelo Caminho dos Canoeiros (trecho da Trilha de Longo Curso Velho Chico), uma vista a partir do serrote do sul. Foto | Canoa de Tolda

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter sua avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado.

Tentamos fazer o melhor possível há 21 anos, expondo como aqui se vive, de fato; publicando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.

Por isso, para colaborar, faça uma doação. A Canoa de Tolda não pode deixar de navegar.