O VALOR DA ÁGUA

via DEUTSCHE WELLE | Sábado – 23 de janeiro de 2021

Na Chicago Mercantile Exchange, os investidores agora podem especular sobre os preços da água. Essa prática, destinada a ajudar a garantir o abastecimento de cidades e agricultores, tem atraído críticas, conforme relata Sabrina Kessler de Nova York.

Quando Edgar Terry caminha em seus campos pela manhã, há uma coisa em sua mente: água. O agricultor de 61 anos possui 700 hectares (1.730 acres) de terra – um total de 12 campos com pimentão, morango, espinafre, aipo e coentro que precisam ser regados o ano todo.

Sua família administra as Terry Farms há 126 anos. Essa empresa agrícola de longa data no Condado de Ventura está localizada a cerca de uma hora de carro ao norte de Los Angeles, Califórnia, onde a água costuma ser escassa. “Eu penso na água todos os dias da semana, especialmente agora porque estamos em uma seca”, disse Terry à DW.

Fazendeiros na California terão que usar a escassa água com eficiência.

A cerca de 2.000 milhas (2.320 quilômetros) a leste do condado de Ventura, Chicago decidiu combater a escassez de água . Na Chicago Mercantile Exchange (CME), a maior bolsa de futuros do mundo, os investidores costumam especular sobre ativos como petróleo, madeira ou alumínio.

Futuros de água adicionados

Mas, desde o início de dezembro, os investidores podem negociar o índice Nasdaq Veles Califórnia, onde os preços dos direitos de uso da água são refletidos nos chamados futuros da água. Futuros são contratos financeiros derivativos que obrigam as partes a transacionar um ativo em data e preço futuros pré-determinados.

O importante é que o comprador deve comprar ou o vendedor deve vender o ativo subjacente ao preço definido, independentemente do preço de mercado atual na data de vencimento. Esses contratos têm como objetivo ajudar os agricultores a simplificar seus cálculos.

Operadores de mercado agora têm um novo produto: o mercado futuro da água.

As empresas municipais e os serviços públicos também podem lucrar com os futuros da água, argumenta o CME. Na Califórnia, onde a água é escassa , os preços da água costumam subir durante a noite por causa de incêndios florestais ou secas.

Os custos para os próximos seis meses podem ser estimados apenas aproximadamente, como disse o gerente sênior da Nasdaq, Patrick Wolf, à Bloomberg. Ele é o responsável pelos futuros na Califórnia, o maior mercado de água dos Estados Unidos.
Agricultores como Edgar Terry acreditam que a iniciativa de Wall Street pode ser útil. Quando uma seca está no horizonte, eles podem garantir água suficiente a tempo e a preços razoáveis. Terry, que em um emprego secundário é professor de finanças na Universidade Luterana da Califórnia, diz que os futuros podem lhe permitir garantir os preços de hoje para os suprimentos de amanhã.

No vizinho condado de Kern, fazendeiros há décadas buscam usar águas servidas da mineração de petróleo e gás em seus campos durante longos períodos de seca. Lá, a água reciclada já representa até 30% do orçamento anual de irrigação. De acordo com o LA Times , a gigante do petróleo Chevron sozinha distribuiu mais de 20 milhões de galões (76 milhões de litros) de águas residuais para fazendeiros no condado de Kern em 2015.

Riscos do consumidor

No entanto, cientistas e ambientalistas têm alertado sobre os riscos para a saúde dos consumidores, pois mesmo após o processo de purificação, vestígios de produtos químicos nocivos como o arsênico, bem como algumas substâncias tóxicas e elementos radioativos permanecem na água.
Mas os especialistas também são céticos sobre o futuro da água, dizendo que isso levanta questões éticas sobre se um elemento tão essencial para a vida humana como a água deveria ser negociável.

Muitos fazendeiros na Califórnia estão vendendo sua água subsidiada pelo governo para obter lucro, ao invés de usá-la nos plantios.

“Precisamos pensar agora sobre as possíveis consequências negativas diretas e indiretas de tratar a água como um ativo em vez de um recurso ”, disse o ex-presidente-executivo da FIA Europa, Simon Puleston Jones, ao Financial Times . (FIA é a Associação da Indústria de Futuros dos EUA). O especialista teme que os preços possam subir consideravelmente e que possa ocorrer especulação, afetando os pobres.

De acordo com as Nações Unidas, mais de 2,2 bilhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável. Teme que a situação se agrave na sequência dos instrumentos de especulação do preço da água.

“Estou muito preocupado que a água esteja agora sendo tratada como ouro, petróleo e outras commodities que são negociadas no mercado de futuros de Wall Street”, disse o Relator Especial da ONU Pedro Arrojo-Aguda, acrescentando que o comércio de futuros de água prejudica o acesso à água como um direito humano.

Provocando uma crise?

Os especuladores já provocaram crises alimentares antes. Entre 2008 e 2010, os fundos de hedge apostaram no aumento dos preços do cacau e, portanto, acabaram elevando o preço dos grãos do cacau em impressionantes 150%. Os especuladores financeiros também contribuíram para o aumento dos preços do trigo e da soja em 2007 e 2008, o que gerou fome e agitação social nos países em desenvolvimento .

Mas a bolsa de Chicago está tentando acalmar as pessoas, dizendo que os futuros da água só seriam negociados regionalmente e em pequenas quantidades e que a maioria de todos os direitos da água da Califórnia estão nas mãos dos serviços públicos de qualquer maneira. Além disso, diz, trata-se de “contratos liquidados financeiramente”, o que significa que nenhuma água está fluindo em parte alguma, já que a única coisa que realmente acontece é a liquidação em dinheiro. Isso evita que investidores com grande capacidade de armazenamento causem escassez artificial de água em busca de lucros com a alta dos preços.

Para agricultores como Edgar Terry, os futuros da água parecem, portanto, inúteis. “Precisamos de água molhada, não de papel”, disse ele. É por isso que ele opta por confiar em sua própria iniciativa, lançada há alguns anos para combater a escassez de água – o Fox Canyon Groundwater Market, um sistema de comércio local para agricultores.

Esse mercado de venda e compra de água é possível porque os rígidos direitos e regulamentos de uso da água na Califórnia se limitam à água de rios, riachos e lagos. Mas, graças a Terry, os agricultores podem vender ou repassar o excesso de água que bombeiam do solo de suas próprias terras. Ou seja, o conceito de comercialização de água já se materializou há muito tempo, embora em nível estritamente regional.

Fonte

DW – Deutsche Welle

◊ Imagem em destaque – Composição. Foto: Canoa de Tolda/Divulgação 

Este artigo faz parte da integração e compartilhamento de conteúdos com o InfoSãoFrancisco.

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter uma avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado. Sua colaboração é importante para que possamos continuar.