GOVERNO FEDEAL X MEIO AMBIENTE: OLHO VIVO 

REDAÇÃO | sexta-feira – 30 de outubro de 2020

Plataforma bilíngue Sinal de Fumaça irá monitorar as ações do governo Bolsonaro relacionadas ao meio ambiente desde outubro de 2018, no período eleitoral, até o presente

 

Entrou em funcionamento, na quarta feira passada (28), o site Sinal de Fumaça, criado pelos jornalistas Rebeca Lerer, Julia Alves e Pedro Nogueira com a proposta de divulgar, de modo permanente e em constante atualização, informações de todas as ações do governo voltadas para o meio ambiente.

Sinal de Fumaça – Monitor Socioambiental é uma linha do tempo interativa e bilíngue com foco na atuação do poder público e respostas da sociedade civil em temas relacionados à crise socioambiental brasileira. A ferramenta foi lançada no marco de dois anos das eleições presidenciais de 2018 para facilitar o monitoramento e compreensão das ações e omissões do governo nesta pauta.

Através de uma linha do tempo interativa, o site possibilita o acompanhamento das ações do governo federal relacionadas ao meio ambiente. Reprodução

A curadoria de conteúdo é feita por uma equipe de jornalistas e comunicadores a partir de notícias publicadas em portais da imprensa nacional e internacional, canais oficiais de membros e órgãos de governo na internet e nas redes sociais, websites de ONGs, institutos de pesquisa e movimentos da sociedade civil organizada, além do Diário Oficial. Cada postagem informa a fonte original da informação. A atualização das postagens na linha do tempo é semanal.

A ferramenta possibilita ainda a criação de linhas do tempo personalizadas a partir de editorias, temas e personagens escolhidos pelos usuários. Essa funcionalidade ajuda a conectar fatos, decisões e consequências sobre assuntos específicos. Sem a pretensão de cobrir todo o noticiário socioambiental, a ferramenta oferece conteúdo selecionado a pesquisadores, jornalistas, ambientalistas, ativistas, estudantes, professores, economistas, investidores, assessores parlamentares, organizações não-governamentais, coletivos e movimentos sociais.

Ao apresentar tal monitoramento de maneira categorizada e referenciada, Sinal de Fumaça ainda atua como eficiente espaço de preservação de memória dos fatos e combate a fake news (divulgação).

Fontes

Sinal de Fumaça

◊ Imagem em destaque – Reprodução Sinal de Fumaça

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter uma avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado. Sua colaboração é importante para que possamos continuar.

CONTRIBUA