GOVERNO FEDEAL X MEIO AMBIENTE: OLHO VIVO
REDAÇÃO | sexta-feira – 30 de outubro de 2020
Plataforma bilíngue Sinal de Fumaça irá monitorar as ações do governo Bolsonaro relacionadas ao meio ambiente desde outubro de 2018, no período eleitoral, até o presente
Entrou em funcionamento, na quarta feira passada (28), o site Sinal de Fumaça, criado pelos jornalistas Rebeca Lerer, Julia Alves e Pedro Nogueira com a proposta de divulgar, de modo permanente e em constante atualização, informações de todas as ações do governo voltadas para o meio ambiente.
Sinal de Fumaça – Monitor Socioambiental é uma linha do tempo interativa e bilíngue com foco na atuação do poder público e respostas da sociedade civil em temas relacionados à crise socioambiental brasileira. A ferramenta foi lançada no marco de dois anos das eleições presidenciais de 2018 para facilitar o monitoramento e compreensão das ações e omissões do governo nesta pauta.
A curadoria de conteúdo é feita por uma equipe de jornalistas e comunicadores a partir de notícias publicadas em portais da imprensa nacional e internacional, canais oficiais de membros e órgãos de governo na internet e nas redes sociais, websites de ONGs, institutos de pesquisa e movimentos da sociedade civil organizada, além do Diário Oficial. Cada postagem informa a fonte original da informação. A atualização das postagens na linha do tempo é semanal.
A ferramenta possibilita ainda a criação de linhas do tempo personalizadas a partir de editorias, temas e personagens escolhidos pelos usuários. Essa funcionalidade ajuda a conectar fatos, decisões e consequências sobre assuntos específicos. Sem a pretensão de cobrir todo o noticiário socioambiental, a ferramenta oferece conteúdo selecionado a pesquisadores, jornalistas, ambientalistas, ativistas, estudantes, professores, economistas, investidores, assessores parlamentares, organizações não-governamentais, coletivos e movimentos sociais.
Ao apresentar tal monitoramento de maneira categorizada e referenciada, Sinal de Fumaça ainda atua como eficiente espaço de preservação de memória dos fatos e combate a fake news (divulgação).
Fontes
Sinal de Fumaça
◊ Imagem em destaque – Reprodução Sinal de Fumaça