BAIXO SÃO FRANCISCO | BIODIVERSIDADE

REDAÇÃO | sexta-feira – 07 de agosto de 2020

A pandemia do novo coronavírus deixa evidente a necessidade – urgente – da conservação e recuperação das florestas em todo o mundo: para florestas bem estabelecidas, saudáveis, é essencial a conservação da biodiversidade, um dos objetivos das ações na Reserva Mato da Onça

Com meteorologia favorável e apesar das extremas dificuldades criadas pela crise sanitária da pandemia do novo coronavírus, os plantios de restauro e enriquecimento para conservação da biodiversidade nas caatingas da RMO – Reserva Mato da Onça, é uma das prioridades do projeto Caatingas – Meta 2035.

Os bons resultados de plantios anteriores são uma grande motivação. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr. | Canoa de Tolda/InfoSãoFrancisco

As chuvas que estão ocorrendo há várias semanas no alto sertão do Baixo São Francisco, além de refletirem no vigor de zonas em regeneração e no sucesso de plantios realizados no final do ano passado e início de 2020 têm possibilitado, mesmo que em quantidades inferiores às idealizadas (não há possibilidades de contratações de pessoal por razões de segurança), plantios localizados em zonas prioritárias.

Nos últimos dias foram realizadas campanhas de reocupação de covas vazias (por insucesso de mudas anteriormente plantadas) e enriquecimento com espécies variadas (ainda de pioneiras, com crescimento mais rápido, e secundárias) na zona ripária, para reforço físico e biológico na proteção da faixa ao longo do rio.

Com a redução das vazões regularizadas defluentes a partir de Sobradinho desde 2013, e a operação da UHE Xingó com variações horárias cada vez maiores de nível do espelho d’água, o leito secado do rio, irrigado e fertilizado pela biomassa em decomposição foi invadido e densamente ocupado por espécies invasoras exóticas. Estas, em algum momento, e havendo recursos, serão suprimidas, assim como foram as inúmeras algarobas (operação realizada em 2014), uma praga que se espalha por todo o semiárido nordestino.

A perspectiva é de que seja possível até o final do inverno mais alguns plantios na mesma zona, garantindo a integridade da mata na verdadeira zona marginal.

Com as alterações nos ecossistemas provocadas pelas operações de barramentos, são urgentes as ações de controle de espécies invasoras. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr. | Canoa de Tolda/InfoSãoFrancisco

◊ A Reserva Mato da Onça é uma iniciativa permanente da Canoa de Tolda

Imagem em destaque – Mais um dia de trabalho na Reserva Mato da Onça. Foto: Carlos E. Ribeiro | Canoa de Tolda/InfoSãoFrancisco

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter uma avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado.

Tentamos fazer o melhor possível há 22 anos, expondo como aqui se vive, de fato; publicando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.

Por isso, para colaborar, faça uma doação. A Canoa de Tolda precisa navegar.