REDAÇÃO | sexta-feira – 08 de maio de 2020

PATRIMÔNIO NAVAL | NAVEGAÇÕES TRADICIONAIS 

Acompanhe o novo episódio da série “Feito Torto Pra Ficar Direito” sobre as embarcações tradicionais brasileiras e conheça mais sobre o nosso belo Patrimônio Naval, um dos mais particulares e ricos do mundo

Grande parte do patrimônio naval da humanidade está representada nos barcos tradicionais brasileiros, mais do que em qualquer outro país do globo. FEITO TORTO PRA FICAR DIREITO revela o saber náutico de nossos mestres carpinteiros anônimos e apresenta seus estaleiros artesanais e as comunidades originais onde este saber foi passado de geração para geração, em contraponto ao drama de uma atividade condenada a extinção.

Artefatos rudimentares à primeira vista, os barcos tradicionais em madeira são máquinas refinadas de navegar, adaptados a cada recanto da costa, dos rios e das lagoas do Brasil. Representam uma das maiores riquezas da inventividade popular e participam da maioria das paisagens mais conhecidas de todas as regiões do país.

Acompanhe os episódios de Feito Torto Pra Ficar Direito no no canal YouTube da produtora do documentário, a SetCom.

EPISÓDIO 02 – SOBRE HOMENS, BARCOS E BALEIAS (SC)

Sinopse Episódio 02 –

Santa Catarina possui uma expressiva frota de barcos tradicionais. Além dos botes utilizados na pesca semi-industrial, ainda encontram-se navegando algumas baleeiras e as belíssimas canoas de borda, embarcações largamente utilizadas na tradicional pesca da tainha.

Neste capítulo, a série “Feito Torto pra Ficar Direito” apresenta estaleiros e mestres, a última baleeira em construção e embarcações centenárias, como a “Canoa Ana Rosa”, a primeira canoa utilizada na pesca da tainha no Farol de Santa Marta, há mais de 200 anos.

VEJA O TRAILER DO EPISÓDIO 02

EPISÓDIO 01 – CULTURA MARINHEIRA

Sinopse Episódio 01 

Conheça os barcos tradicionais do Rio Grande do Sul, seus mestres carpinteiros, seus estaleiros e a história do mestre que se formou engenheiro e hoje ensina a sua arte no estaleiro escola da UFRG. Passeie pela Lagoa dos Patos na última canoa de pranchão que ainda navega. Descoberta pelo pesquisador Lauro Barcelos e restaurada pelo mestre José Vernetti, a “Canoa Tradição” é a única embarcação tombada pelo IPHAN no Sul do Brasil.

VEJA O EPISÓDIO 01

Feito Torto Pra Ficar Direito

DIREÇÃO Bhig Villas Bôas

PRODUÇÃO SetCom

COPRODUÇÃO Ocean Films

APOIO IPHAN

PATROCÍNIO
Portonave
FSA FUNDO SETORIAL DO AUDIOVISUAL
BRDE
ANCINE

Seleção Oficial:
Volvo Ocean Race 2015 (Brasil)
XIX International Ecological TV Festival “To Save and Preserve” 2015 (Rússia)
BLUE Ocean Film Festival 2015, Menção Honrosa (Mônaco)
Cinedocumenta – XI Mostra de Cinema Documentário de Ipatinga 2015 (Brasil)
V Cinerama BC 2015 (Brasil)
V Mostra Ecofalante 2016 (Brasil)
Festival Guarnicê de Cinema (2016)

Licenciado para Prime Box Brazil, Al Jazeera Internacional, SESC TV.

FEITO TORTO PRA FICAR DIREITO | 53 minutos | Documentário | 2015 | LIVRE

Fonte:

Divulgação e TravelBox Brasil

Imagem em destaque – Fotograma Feito Torto Pra Ficar Direito. SetCom Produções

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter uma avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado.

Tentamos fazer o melhor possível há 22 anos, expondo como aqui se vive, de fato; publicando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.

Por isso, para colaborar, faça uma doação. A Canoa de Tolda precisa navegar.