REDAÇÃO VIA INFOSÃOFRANCISCO – domingo – 05 de abril de 2020

Por demanda do governo de Sergipe, para solucionar problemas de abastecimento de água na capital, CHESF aumenta defluência da UHE Xingó a partir de domingo, 05 de março

Com o aporte maior das águas do rio Ipanema nos últimos dias, as do rio São Francisco, a jusante da Barra do Ipanema, AL e Ilha do Ouro, SE, se turvaram com o material carreado provocando problemas ou ainda suspensão de abastecimento no estado de Sergipe, incluindo a capital, Aracaju.

Buscando a diluição da água para diminuir a turbidez, o DESO – Companha de Saneamento de Sergipe, solicitou à CHESF o aumento da vazão para o patamar de 1.300 m³/s ( hum mil e trezentos metros cúbicos por segundo, valor mínimo estabelecido pelo Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio São Francisco) a partir de hoje (a vazão, desde o dia 1º. Estava sendo praticada, a jusante da UHE Xingó com o valor de 1.100 m³/s).

Veja abaixo o comunicado da CHESF que, por sua vez, anexa a demanda do governo de Sergipe:

Acervo CanoaDocs – Fonte – CHESF

Acervo CanoaDocs – Fonte – CHESF

Imagem em destaque – No través da ilha da Teresa, Brejo Grande, SE | Carlos E. Ribeiro | Canoa de Tolda/InfoSãoFrancisco

Este artigo faz parte da integração e compartilhamento de conteúdos com o InfoSãoFrancisco.

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter uma avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado.

Tentamos fazer o melhor possível há 22 anos, expondo como aqui se vive, de fato; publicando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.

Por isso, para colaborar, faça uma doação. A Canoa de Tolda precisa navegar.