Redação / quinta-feira – 14 de novembro de 2019

Amanhã, no Canal Futura, segundo episódio da série de documentários “Da Nascente à Foz” que abordará a realidade de sete dos principais rios brasileiros o segundo capítulo sobre o rio São Francisco

Na sexta feira, dia 15, mais um episódio, ainda sobre o rio São Francisco, na série Da Nascente à Foz, do Canal Futura.

Sobre a série de documentários

Da Nascente à Foz é uma road série documental que percorre, da nascente à foz, sete dos mais importantes rios brasileiros, propondo um olhar socioambiental sobre as principais regiões de conflitos às suas margens.

Divulgação – Laboratório Cisco

As duas maiores bacias hidrográficas do mundo estão aqui. Este recurso natural é o mais valioso patrimônio que qualquer nação almejaria ter. O maior bem da terra. Seria razoável pensar que o país que fosse banhado por tão numerosos rios zelasse por eles acima de qualquer outra coisa.

Porém, a gestão hídrica dos rios brasileiros é uma catástrofe social e ambiental sem precedentes. Poluição, contaminação química, desmatamento das matas ciliares e uso exclusivo das águas para produção de energia elétrica são apenas alguns dos problemas em torno do tema. Pescadores sendo expulsos de suas terras tradicionais, etnias indígenas marginalizadas e criminalizadas e um avanço avassalador do agronegócio sobre florestas e áreas de preservação ambiental conformam o viés social da questão.

Da Nascente à Foz propõe um olhar sócio-ambiental sobre os rios brasileiros e percorre principalmente regiões de conflitos às suas margens. Através de uma linguagem por vezes poética, a série denuncia os graves crimes realizados no Brasil contra seu patrimônio hídrico.

Episódio 2 – Rio São Francisco (Parte 2)

No segundo episódio da série vamos conhecer os conflitos de uso das águas do Velho Chico: a transposição, os barramentos que controlam suas águas que chegam, fracas, ao oceano.  Desde as guerras do cangaço até as grandes barragens, ele está no imaginário de todos e todas.

Comunidade indígena Kariri-xocó, em Alagoas. Fotograma via Laboratório Cisco

O que não se imagina é que ele está quase sem água.

A transposição do rio São Francisco leva água para a caatinga. Logo abaixo, os Kariri-Xocó vivem uma estiagem contínua.

Na sua foz, este rio que outrora empurrava o mar, agoniza em silêncio.

Exibição na TV: Canal Futura
Dia e horário: toda sexta-feira as 21:30
Reprise: aos sábados as 12:00

Exibição online – Futura Play: http://www.futuraplay.org/serie/da-nascente-a-foz/

Episódio 1 – Rio São Francisco: http://www.futuraplay.org/video/rio-sao-francisco-parte-1/508255/

Episódio 2 – Rio São Francisco: http://www.futuraplay.org/video/rio-sao-francisco-parte-2/508569/

Uma realização Laboratório Cisco

Imagem em destaque – Divulgação – Laboratório Cisco

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter sua avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado.Tentamos fazer o melhor possível há 21 anos, expondo como aqui se vive, de fato; publicando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.

Por isso, para colaborar, faça uma doação. A Canoa de Tolda não pode deixar de navegar.