Via Observatório do Clima / quinta-feira – 15 de agosto de 2019

Há 15 anos em debate no Congresso Nacional, propostas para alterações na legislação
do licenciamento ambiental podem ser votadas esta semana, na Câmara dos Deputados. Especialistas e parlamentares apontam que o projeto de lei está recheado de retrocessos e que pode tornar o procedimento uma exceção para obras de infraestrutura, ampliando impactos socioambientais em todo o país.

Após pouco mais de 2 meses de trabalho, o relatório do grupo formado para modificar a lei geral do licenciamento ambiental está pronto para ser votado no plenário da Câmara dos Deputados. O relatório apresentado pelo deputado  federal Kim Kataguiri (DEM-SP) torna o licenciamento “a exceção, não a regra”.

O estado de Sergipe, através de seu órgão ambiental, vem autorizando atividades da carcinicultura que contribuem para a devastação da foz do São Francisco. Imagem | recorte Google Earth

As mudanças vão da aplicação do “autolicenciamento” como regra geral, inclusive para obras de impacto significativo,  como duplicação e asfaltamento de rodovias na Amazônia, a dispensas de licenciamento para atividades de impacto,  como aquelas relacionadas à melhoria e modernização de infraestrutura de transportes.

Em vídeo, o Observatório do Clima explica para que serve e como funciona o licenciamento ambiental. Assista.

FonteObservatório do Clima – Fundação Joaquim Nabuco

Imagem em destaque – Fotograma vídeo: O que você tem a ver com licenciamento ambiental? Imagem | Observatório do Clima

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter sua avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado.

Tentamos fazer o melhor possível há 21 anos, expondo como aqui se vive, de fato; publicando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.

Por isso, para colaborar, faça uma doação. A Canoa de Tolda não pode deixar de navegar.