Via ASCOM/IPHAN 

quarta-feira – 17 de julho de 2019

O IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional abre discussão pública para a atualização da Chancela da Paisagem Cultural, um de seus instrumentos de proteção de patrimônio cultural nacional

Uma nova possibilidade de reconhecimento de bens culturais vai incrementar o mapa do Patrimônio Cultural do país: a Chancela como Paisagem Cultural Brasileira, voltada para lugares cuja especificidade é resultado das relações entre grupos sociais e a natureza.

Esse é o tema da consulta pública realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entre os dias 07 de julho e 17 de agosto. Os interessados podem contribuir na elaboração da normativa que possibilitará a preservação de porções singulares do território, onde a interação entre a cultura e o ambiente natural confere à paisagem uma identidade específica.

Os interessados em participar da consulta poderão contribuir com sugestões para a minuta da nova Portaria, além de enviar comentários sobre o Relatório Técnico que explica a proposta.

Também está disponível um quadro comparativo entre a minuta com a proposta do Iphan e a Portaria nº 127/2009.

As contribuições devem ser enviadas para o e-mail paisagem.cultural @iphan.gov.br.

Imagem em destaque – Fragmento de mural em embarcação do artista Havengar – Canoa de Tolda ©2019

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter sua avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado.

Tentamos fazer o melhor possível há 21 anos, expondo como aqui se vive, de fato; publicando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.

Por isso, para colaborar, faça uma doação. A Canoa de Tolda não pode deixar de navegar.