Rede InfoSãoFrancisco

segunda-feira – 08 de julho de 2019

Através de montagem de acervo colaborativo de vídeos produzidos na bacia hidrográfica do rio São Francisco, projeto objetiva dar visibilidade à difícil realidade socioambiental na região.

Idealizado em 2015 na etapa final de um projeto de pesquisa do CPQAM/Fiocruz, o projeto Beiras d’Água  é sobre a documentação como ferramenta de valorização e resistência. O projeto nasce do diálogo entre saberes e esforços, populares e acadêmicos, para significar, compreender, visibilizar o complexo contexto atual da Bacia do São Francisco.

As transformações neste território vêm acontecendo de forma muito rápida e violenta, afetando o ecossistema e suas referências identitárias. Visibilizar os impactos ambientais, a destruição dos bens comuns como o Cerrado, a Caatinga e as águas, bem como os processos de vulnerabilização das populações ribeirinhas é importante para pensarmos e atuarmos para um outro mundo possível.

A produção e disseminação dessas imagens são rápidas e podem ser usadas como instrumento de denúncia e também de anúncios pelos sujeitos que vivem e atuam nesses territórios e como fontes de dados para pesquisa.

O acervo do Beiras é uma ferramenta de sistematização e organização do saber produzido neste território. O Beiras d’Água facilita o diálogo entre iniciativas populares, ONGs, pesquisadores e instituições, apoiando assim o fortalecimento e a defesa das pautas sociais e políticas que permeiam o ecossistema.

Construído de forma colaborativa, qualquer pessoa ou organização pode cadastrar um item no acervo. Cada item, ao ser cadastrado, ganha um conjunto de descritores de sua forma e conteúdo.

O Beiras d’Água é uma realização do Laboratório de Saúde, Ambiente e Trabalho / IAM / Fiocruz PE e da Cooperativa EITA, tendo com parceiro a CPT – Comissão Pastoral da Terra; o CIMI – Conselho Indigenista Missionário; a Ecce Liber: filosofia, linguagem e organização dos saberes” / IBICT; o Núcleo TRAMAS / UFC; o GEA: Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia Agrária / URCA e o NIISA – Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental / UNIMONTES,

Imagem do topo – Beiras d’Água. Imagem | divulgação Beiras d’Água – montagem Canoa de Tolda ©2019

Você está acompanhando os conteúdos disponibilizados pela Canoa de Tolda e já deve ter sua avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado.

Tentamos fazer o melhor possível há 21 anos, divulgando como aqui se vive, de fato; apresentando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.

Por isso, para colaborar, faça sua doação. A Canoa de Tolda não pode deixar de navegar.