Via RFI – Radio France International/Deutsche Welle

Segunda feira- 06 de maio de 2019

Apresentado pela Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), das Nações Unidas em Paris nesta segunda feira, 6 de maio, o mais completo relatório dos últimos 50 anos sobre o quadro da natureza no mundo, deixa claro o perigo para a mesma, onde cerca de um milhão de espécies de animais e plantas estão ameaçados de extinção. Evento para curto prazo, já nas próximas décadas do século 21.

Segundo matéria da RFI – Rádio França Internacional, no lançamento do documento, o presidente do IPBES, Robert Watson, ressaltou que, ao destruir os ecossistemas, o homem “está acabando com os fundamentos da sua própria economia, seus meios de subsistência, segurança alimentar, saúde e qualidade de vida”. Ele indica que o desmatamento, a agricultura intensiva, a pesca excessiva, a urbanização desmedida e a extração mineral “alteram gravemente” 75% do meio ambiente terrestre e 66% do ambiente marinho. As mudanças climáticas e a poluição também são fatores que interferem nesse cenário de destruição.

Mas o relatório ressalta que a natureza ainda pode ser conservada e regenerada, desde que uma “mudança profunda” seja implementada na sociedade, destacou Watson. “Ainda existe possibilidade de mudança, mas já estamos atrasados. Ou passamos para a ação, ou vamos perder esse bonde”, afirmou a antropóloga brasileira Manuela Carneiro da Cunha que participou do grupo que preparou o documento. “Precisamos de mudanças no modo de fazer comércio e de explorar os recursos. Uma mudança estrutural.”

No caso específico do Baixo, a fauna aquática, com os cágados, cada vez menos visíveis, foi impactada com os sucessivos barramentos desde Sobradinho. Imagem | Canoa de Tolda

O relatório de 1.800 páginas foi elaborado pelas Nações Unidas, assinado por representantes de mais de 130 países e é considerado o mais abrangente já divulgado sobre o tema. “Estamos erodindo os fundamentos das nossas economias, meios de subsistência, segurança alimentar, saúde e qualidade de vida em todo o mundo”, diz Robert Watson, chefe da IPBES, responsável pela coordenação do estudo.

De acordo com o documento, as causas diretas da perda de espécies, em ordem de importância, são: o encolhimento do habitat e das mudanças no uso da terra; caça por alimentos ou comércio ilícito de partes do corpo de animais; as mudanças climáticas e a poluição. “Há também dois grandes fatores indiretos de perda de biodiversidade e mudança climática – o número de pessoas no mundo e sua crescente capacidade de consumir”, diz Watson.

O relatório da IPBES alerta para “uma rápida aceleração iminente na taxa global de extinção de espécies”. O ritmo da perda “já é dezenas a centenas de vezes maior do que foi, em média, nos últimos 10 milhões de anos”. Indo mais além, mostra que 75% do meio ambiente terrestre “foi severamente prejudicado” pelas atividades humanas, desde desmatamento, agricultura intensiva, pesca excessiva ou urbanização desenfreada, com 66% do ambiente marinho também afetado.

Cerca de meio milhão a um milhão de espécies estão ameaçadas de extinção, muitas em décadas, observa o estudo. O que leva muitos especialistas a considerarem que o chamado evento de extinção em massa – apenas o sexto do último meio bilhão de anos – já está em andamento. O mais recente aconteceu no fim do período Cretáceo, cerca de 66 milhões de anos atrás, provocado pelo choque de um asteroide de 10 quilômetros de diâmetro que acabou com a maioria das formas de vida do planeta.

Estima-se que a Terra é hoje o lar de cerca de oito milhões de espécies distintas, a maioria delas insetos. Um quarto das espécies catalogadas de animais e plantas já está sendo ameaçado, comido ou envenenado; pelo menos 680 espécies de vertebrados já foram extintas desde 1960; já desapareceram 559 raças domesticadas de mamíferos usados para alimentação; mais de 40% das espécies de anfíbios do mundo; mais de um terço dos mamíferos marinhos e cerca de um terço dos tubarões e peixes estão ameaçados de extinção.

Com a devastação das caatingas do Baixo, os magníficos e delicados lírios da caatinga não terão habitat propício para sua permanência no bioma. Imagem | Canoa de Tolda

Essa primeira avaliação do ecossistema mundial nos últimos 15 anos foi adotada na reunião internacional, sob a égide da ONU, que reuniu em Paris até o último sábado cientistas e diplomatas de mais de 130 países.

O grupo de especialistas trabalhou durante três anos no relatório de 1.800 páginas que deve se tornar a verdadeira referência científica sobre a biodiversidade, assim como as conclusões do Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas já são para o clima.

Foi ainda apontada a perda acelerada de ar limpo, água potável, florestas que absorvem CO2, insetos polinizadores, peixes ricos em proteínas e manguezais bloqueadores de tempestades –para mencionar apenas alguns dos poucos serviços prestados pela natureza – não são menos ameaçadores do que as mudanças climáticas, segundo o relatório.

“Precisamos reconhecer que as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade são igualmente importantes, não apenas para o meio ambiente, mas também para questões econômicas e de desenvolvimento”, afirma Robert Watson, presidente do IPBES.

“As provas são incontestáveis: a nossa destruição da biodiversidade e dos ecossistemas atingiu níveis que ameaçam o bem-estar da humanidade, pelo menos tanto quanto as alterações climáticas induzidas pelo homem”, explica Watson.

“A forma como produzimos nossos alimentos e energia está minando os serviços de regulação que recebemos da natureza”, completou Watson, acrescentando que apenas “mudanças transformadoras” na forma como produzimos e consumimos podem conter os danos.

No documento das Nações Unidas consta que a qualidade de vida vai se degradar ainda mais entre os mais pobres e nas regiões onde vivem populações autóctones muito dependentes da natureza.

Para a produção do relatório foram necessários cerca de três anos de pesquisas de mais de 450 cientistas, de 50 países. O grupo aponta que, entre as ferramentas para enfrentar o problema da devastação, o sistema agroalimentar está em primeiro plano.

Será necessária uma transformação da produção agrícola para métodos mais sustentáveis, a fim de alimentar 10 bilhões de pessoas em 2050.

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.

A RFI é rádio pública francesa de emissão ao estrangeiro em diversos idiomas, inclusive o português.

Imagem do topo – Piabas na Boca do Saco, no alto sertão do Baixo São Francisco – Imagem | Canoa de Tolda

VEJA ENTREVISTA COM MANUELA CARNEIRO DA CUNHA

Você está acompanhando os conteúdos disponibilizados pela Canoa de Tolda e já deve ter sua avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado.

Tentamos fazer o melhor possível há 21 anos, divulgando como aqui se vive, de fato; apresentando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.

Por isso, para colaborar, faça sua doação. A Canoa de Tolda não pode deixar de navegar.