HISTÓRIA | VIAJANTES 

por ETEVALDO AMORIM | SEXTA-FEIRA – 07 de MAIO de 2021

Dentre tantos cientistas, autoridades e viajantes que visitaram o curso Baixo do Rio São Francisco, quase sempre demandando as Cachoeiras de Paulo Afonso, destaca-se o naturalista escocês George Gardner.

Patrocinado por museus e botânicos europeus, e impressionado com o relato de Humboldt e de outros viajantes sobre as regiões tropicais, veio para o Brasil em 1836 coletar material para pesquisas, percorrendo diversas regiões do nosso vasto Império. Da leitura do seu livro Viagens no Brasil, pode-se colher informações importantes e curiosas, bem como identificar nele um cientista de rara determinação e muita coragem. A sua viagem de Maceió para a foz do São Francisco, numa pequena embarcação sem conforto e sujeita a toda sorte de perigos, revela-se uma verdadeira odisseia.

Daí em diante, subindo o rio, vai descrevendo a paisagem, os fenômenos naturais, até alcançar a Ilha de São Pedro, terra dos índios Xocó, onde adoece e se detém por alguns dias, desistindo de prosseguir sua jornada até as cachoeiras.

Pois bem, é desse ponto que Gardner descreve, com magistral fidelidade, as nossas condições climáticas, o modo de vida da nossa gente e tudo o mais que a sua sensibilidade alcança.

No alvorecer daquela terça-feira, 27 de fevereiro de 1838, os índios da Ilha de São Pedro [i] tiveram uma surpresa. No porto, deparam-se com uma canoa estranha, de dimensões bem superiores às suas, com cerca de 12 metros de comprimento por 1,50 m de largura. Na proa, uma tolda coberta com palhas de coqueiro. Junto a ela, um par de velas latinhas, feitas de tecido de algodão, presas a um longo mastro e baseadas por vergas de ambos os lados.

Embora as características da embarcação fossem por si só uma novidade, havia algo de mais inusitado na sua presença. Um de seus passageiros era o jovem naturalista escocês George Gardner [ii]. Em maio completaria 26 anos, mas já havia concluído o curso de medicina, que não chegaria a exercer plenamente.

Mapa da publicação de Gardner. Acervo biblioteca Curt Nimuendaju.

Incentivado por William T Hookeriii para o estuda da botânica, e impressionado com o relato que faziam Humboldt e outros viajantes sobre as regiões tropicais, viera para o Brasil em 1836, com subvenção de museus e botânicos particulares, coletar material para pesquisas, percorrendo diversas regiões do país, mas privilegiando aquelas pelas quais os seus precursores Von Martius [iv] e Spi [xv] não haviam passado em expedições anteriores.

Já sem a presença de Dom Pedro I, que abdicara do trono em 7 de abril de 1831, regressando a Portugal seis dias depois, o Brasil vivia sob o regime das Regências Unas. O primeiro período, sob o comando do Padre Diogo Antônio Feijó e depois, com a renúncia deste em 19 de setembro de 1837, com a direção do pernambucano Pedro de Araújo Lima, Senador e Ministro do Império, que perdurou até a proclamação da maioridade do Príncipe D. Pedro de Alcântara, com apenas 14 anos de idade, a 23 de julho de 1840.

Com as coleções que conseguiu reunir, Gardner contribuiu consideravelmente para determinar a distribuição geográfica de muitas espécies, bem como para classificação de tantas outras até então desconhecidas. Durante as suas viagens ao Brasil, conseguiu coletar mais de 60 mil espécimes, representando aproximadamente 3.000 espécies botânicas.

Estava ali por acaso. Um pouco mais de vento o teria feito chegar a Pão de Açúcar para pernoitar, como faziam tantos outros viajantes iguais a ele. Tanto que, pouco antes de aportar à terra dos índios Xocó, pode registrar a vista da nossa Serra do Meirús, enquanto passava por Belo Monte:

“Durante esta viagem, avistamos uma cadeia de montanhas chamada Pão de Açúcar, a N. N. W [vi]. Termina abruptamente ao W. S. W [vii] e inclina-se daí para Les-nordeste [viii] e é, decididamente, a mais alta do distrito.”

Acometido de súbita moléstia enquanto esperava por condições favoráveis para prosseguir viagem, foi obrigado a permanecer ali durante quinze dias. Via-se, então, literalmente ilhado e tolhido em suas pretensões. Tivesse ele podido chegar à “Terra de Jaciobá”, observador atento que era, certamente nos teria deixado impressões muito interessantes.

Contentemo-nos com o belo e minucioso relato que fez da Ilha de São Pedro, aonde chegou às seis e meia da noite daquele 26 de fevereiro de 1838, tal qual faria se tivesse conseguido experimentar uma de nossas tardes quentes e quase insuportáveis. A descrição é perfeita e absolutamente fiel, particularmente quando fala do clima sob o qual vivemos e do modo como reagimos a ele:

“Durante o dia o calor é insuportável, chegando o termômetro a marcar 99,5ºix à sobra ao meio-dia. Como não soprava a mais leve brisa, a sensação opressiva tocava quase o podo de sufocação, como se o ar viesse de dentro de um forno. Não havia viva alma de portas a fora. Porcos e cabras, poucos que eram na Ilha, bem como os cães, procuravam a sombra das árvores de Zizyphus xque se erguem à margem do rio, perto da aldeia.”

“Tudo estava imóvel e quieto como à meia-noite. O canto dos passarinhos que eu me deliciava em ouvir no passeio da manhã, o grito estridente da gavata (sic), grande ave aquática, até o grito monótono do bem-te-vi, tudo cessara. Até as árvores estavam imóveis; as grandes águas amareladas do rio rolavam vagarosas, sem uma ruga na superfície. Tudo era tão quieto que a gente era quase levada a crer que a vida cessara de existir. Tendo armado minha rede debaixo de uma árvore de Zizyphus, nela fique até que se entibiassem os raios de sol. Eram seis horas da tarde quando a brisa do mar chegou à Ilha; e, como era já tarde para continuar a viagem, ficamos onde estávamos para passar a noite”.

“A volta da brisa foi acompanhada de um curioso fenômeno atmosférico. O sol descambava no poente com um avermelhado de fogo, cingido por bulcões de nuvens rubras, ao mesmo tempo em que, do oriente, se via mover-se enorme massa de vapor que, vista à distância, mais parecia fumo de um grande incêndio. Essa massa veio vindo vagarosamente, tangida pelo vento, até que chegou onde estávamos, a ponto de que podíamos ver, enquanto passava, as pequeninas vesículas de que se compunha. Por cerca de cinco minutos o vento era tão quente que todos se apressaram em esconder-se dele. Dentro em pouco, porém, voltou a sua frescura habitual.”

“Perguntando eu ao velho cacique se era frequente aquele fenômeno, respondeu-me que o era no começo da estação chuvosa, acrescentando que longa experiência lhe havia ensinado que era também precursor de um grande temporal.”

Igreja de São Pedro e ruínas do convento. Primeira metade do séc. 20. Foto: Pietro Vittorino Regni.

E o temporal vem, inexoravelmente! O horizonte cinzento ao cair da tarde, o calor abrasador e a calmaria sufocante prenunciam as indefectíveis trovoadas, tão temidas quanto aguardadas, para refrigério daqueles que dependem do bafejo da natureza para sobreviver.

Fiel ao ditado “trovoada de janeiro tarda, mas não falha”, embora já fosse 1º de março, a violenta tempestade, vinda do nordeste, desabou sobre o rio. A desproporcionada canoa de Gardner, que há pouco partira da ilha, em que pese os esforços dos seus três tripulantes, foi jogada para a margem Sul e, “durante esse terrível intervalo de tempo, o vento, a chuva, os relâmpagos e trovões eram tais como eu nunca antes arrostara. Estava inteiramente escuro, mas os coriscos, ora bifurcados, ora em lençóis de fogo, produziam, de quando em quando, uma luz quase tão intensa como a do meio-dia”.

Passada a tempestade, voltaram então ao ponto de partida para passar mais uma noite. Ao amanhecer, Gardner sentia-se mal.

*** ***

Acamado, e tendo como único recurso os remédios caseiros de uma velha índia, pode notar o modo de vida daquela gente, cujas mulheres se ocupavam em fiar redes e grosseiros panos de algodão, exceto aos domingos, quando, depois da missa, se divertiam jogando cartas. Já os homens – relata Gardner, eram “muito menos industriosos que as mulheres: ou ficavam em pé nos arredores, em completa ociosidade, ou se balançam em redes dentro de casa ou debaixo de alguma árvore”.

Sem quase ter o que comer, embora lá existisse uma pequena venda e não lhe faltasse dinheiro, apenas de podia encontrar alguma beberagem de óleo de rícino, de fabricação local…”mas, fora estes – surpreende-se Gardner – é estranho dizê-lo, só existia aguardente”.

“Os pobres moradores da ilha estavam também literalmente na mais completa penúria, apenas se alimentando do fruto da Geoffroya suberbaxi, produto de uma pequena árvore bastante comum no sul da ilha. Chega à altura de quase vinte pés e dá um fruto polpudo, mais ou menos do tamanho de uma noz, chamado pelos índios de Umari.”

“Em quase todas as casas, quer de índios, quer de brasileiros, vi uma grande panela desta fruta em preparação, ou dentro de casa sobre um fogo aceso no chão, ou debaixo de uma árvore nas vizinhanças da casa. Assim que estão meio prontas para comer, grupos de crianças em completa nudez; e homens e mulheres seminus sentam-se em roda da panela, cada qual munido de duas pedras, uma grande e outra pequena, para quebrar o caroço da fruta, depois de comida a parte carnosa. O miolo tem gosto um tanto semelhante ao do feijão cozido. Peixe é em geral o prato de resistência desta gente, mas é difícil apanhá-lo com o rio cheio.”

Igreja de São Pedro no presenta. Foto: acervo do autor.

Tendo desistido de prosseguir viagem até as cachoeiras, Gardner deixou São Pedro no dia 12 de março, levando consigo diversas amostrar de plantas, que por certo em muito lhe ajudaram na consecução do seu intento.

Ali continuaram os índios e sua famosa ilha, motivo de futuras demandas, de cujas proporções e consequências jamais poderiam suspeitar.

Notas e referências do autor 

i – A denominação da ilha não teve inspiração em São Pedro Apóstolo, a quem Jesus Cristo teria dito “Pedro tu és pedra, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja”, mas em um missionário jesuíta. Dom Pedro II, em visita à ilha em 1859, registra claramente: SÃO PEDRO DIAS.

ii – George Gardner nasceu em Glasgow, na Escócia, em maio de 1812 e faleceu, com apenas 37 anos de idade, a 10 de março de 1849, no sanatório de Neura Ellia, Sri Lanka. Foi diretor do Jardim Botânico do Ceilão (atual Sri Lanka). Desembarcou no Rio de Janeiro, após quatro meses de viagem, na manhã de 23 de julho de 1836, e permaneceu no Brasil até meados de 1841. A Cattleya walkeriana, uma das orquídeas mais famosas, foi descoberta por ele em 1839, às margens de um afluente do rio São Francisco, no estado de Minas Gerais. O nome “walkeriana” foi dado para homenagear o seu assistente Edward Walker, que o acompanhou durante dois anos. Em 1820, Nathaniel Wallich (1786-1854) nomeou o gênero Gardneria da família das Loganiaceaes em sua homenagem. (Fonte: https://orquideasblog.com).

iii – Friedrich Wilhelm Heinrich Alexander von Humboldt. Nasceu em Berlim, Alemanha a 4 de setembro de 1769, e ali faleceu a: 6 de maio de 1859.

iv – Karl Friedrich Phillip Von Martius

v – Johan Baptist von Spix.

vi – Abreviatura internacional de Nor-Noroeste, um dos oito pontos sub-colatarais, situado entre o Norte e o Noroeste.

vii – Abreviatura internacional de Oes-Sudoeste, um dos oito pontos sub-colatarais, situado entre o Oeste e o Sudoeste.

viii – Ponto sub-colataral, situado entre o Leste e o Nordeste.

ix – Temperatura em Fahrenheit, equivalente a 38,3ºC.

x – Zizyphus joaseiro, nome científico do Juazeiro, árvore típica do sertão.

xi – Marizeira ou Marizeiro.

NOTA:

Este artigo foi publicado originalmente no livro TERRA DO SOL, ESPELHO DA LUA. AMORIM, Etevaldo A. Ecos Gráfica e Editora. Maceio, 2004.

Solicitamos que, caso algumas delas seja do seu interesse para utilização em qualquer trabalho, que faça uso tirando o maior proveito possível, mas fazendo também o necessário registro de autoria e a citação das referências.

O autor

Etevaldo Alves Amorim (Campinas-SP, 29/07/1957). Engenheiro Agrônomo, tem várias obras publicadas: Pão de Açúcar – Cem Anos de Poesia – Coletânea, Maceió: ECOS Gráfica Editora, 1999 (org.); Terra do Sol – Espelho da Lua, Maceió: ECOS, 2004; Freitas Machado: Vida e Obra, Maceió: EDUFAL, 2011. Publicação em periódico: Braúlio x Brayner: A Pena e a Espada, in Revista do Arquivo Público de Alagoas, Maceió: Arquivo Público de Alagoas, ano 2, n. 2, 2012, p. 127-152. Mantenedor do Blog do Etevaldo – História e Literatura: www.blogdoetevaldo.blogspot.com.

Imagem em destaque – Composição sobre foto do autor e mapa acervo Biblioteca Curt Nimuendaju.

O artigo não reflete, necessariamente, as opiniões do site que busca manter diversidade de idéias que contribuam para discussões construtivas voltadas para democratização da produção e do acesso à informação. Este espaço se propõe a disponibilizar espaço para articulistas, colaboradores cidadãos, com o objetivo de proporcionar a diversidade de debates sobre temas relacionados à bacia do São Francisco.