HISTÓRIA | EXPEDIÇÕES 

por E. C.  (1) | SEXTA-FEIRA – 04 de MARÇO de 2021

Eugéne Chaline, conhecido empresário de origem francesa, estabelecido no Recife no final do Século XIX, desejava de há muito empreender uma viagem às Cachoeiras de Paulo Afonso, destino de tantos cientistas e exploradores, e mesmo autoridades que, a exemplo de Dom Pedro II, se extasiaram ante a sua beleza e exuberância.

O relato de uma viagem do explorador francês Mr. Marcel Monnier foi determinante para a decisão de Chaline de visitar às cachoeiras, levando consigo dois distintos cidadãos franceses, M. M. Prosper Loques e Eduardo Morel.

Eugéne Joseph Chaline faz minuciosa descrição dos pontos mais importantes do lugar, mas também detalha o itinerário a ser percorrido e oferece informações valiosas, espécie assim de Guia Turístico, numa época em que mal se ensaiavam iniciativas dessa natureza.

Estejam todos convidados a essa fantástica viagem.

Graças à visita efetuada, de alguns anos para cá, por diversos cavalheiros residentes nesta província, já se vão tornando mais conhecidas essas belíssimas cachoeiras, verdadeira maravilha da natureza e realmente digna desta grandiosa e admirável terra do Brasil.

Cachoeira de Paulo Afonso Marc Ferrez, 1875

Entusiasmados pela narração d’uma viagem, realizada em fevereiro último pelo conhecido explorador francês Mr. Marcel Monnier [ii], o nosso mais vivo desejo era empreender uma excursão, na primeira ocasião, o que não se fez esperar.

Visitado ultimamente por dois distintos viajantes, M. M. Prosper Loques [iii] e Eduardo Morel [iv], representantes de casas de comércio de França e encarregados pelo governo de sua nação de estudos comerciais, conseguimos fazer entender aos nossos amigos e patrícios que uma visita às margens do São Francisco não seria destituída de todo interesse para o comércio europeu, e que, além disto, as cachoeiras de Paulo Afonso valiam bem a pena de se desviarem eles do itinerário pré-fixado.

Resolvida a excursão, embarcamos no dia 28 de julho e voltamos a 15 de agosto, maravilhados de tudo quanto presenciamos e ao mesmo tempo penhorados pelo amável tratamento que encontramos durante todo o percurso, tanto da parte dos funcionários do Estado, como dos particulares, o que mais uma vez confirmou a proverbial hospitalidade dos brasileiros.

Marcel Monnier, 1892. Via autor.

É muita audácia de nossa parte procurar descrever o que são as cachoeiras de Paulo Afonso, quando tantos talentos já se recusaram a este trabalho, sob o pretexto de que tais maravilhas são indescritíveis. Com efeito, o são, e dignas da pena de um Agassiz [v] ou Humboldt [vi]; mas, possuído de sincero reconhecimento para com todas as pessoas com que entretivemos relações, sempre procuraremos manifestar as nossas impressões, com o único intuito de serem úteis e proveitosas àquela região do Brasil.

Segundo opiniões muito sérias, não há comparação que se possa fazer entre a muito reputada queda do Niágara, nos Estados Unidos da América do Norte, e as cachoeiras de Paulo Afonso.

Ali existe uma enorme e única queda d’água, de quarenta e tantos metros de altura; aqui são oito cachoeiras escadadas em quatro planos, avaliados em cento e tantos metros, do leito do rio ao fundo da última queda.

A chamada “primeira vista” é o lugar onde o Rio São Francisco, ainda de uma grande altura, acha-se dividido em quatro quedas de uns dez metros de altura e mais um rápido, que se reúnem todos numa bacia, para de novo se precipitarem em uma só cachoeira de 6 a 8 metros de altura.

Essa enorme massa d’águas quebradas, espumantes, formam um curso de 30 metros de comprimento sobre 20 de largo que parece mais um enorme monte de algodão desfiado posto em movimento por uma força invisível. Este mesmo curso atira-se de novo num abismo de alguns metros de profundidade e lá então vem juntar-se a outro braço do São Francisco da província da Bahia, chamado vulgarmente de Trapera, que é uma linda catadupa de uns vinte e cinco metros de altura e que parece ter dez a doze metros de altura.

Todas as águas do São Francisco reunidas, torcendo-se, parecendo ferver e com uma violência extraordinária caem num sorvedouro imenso, cuja profundidade não pode ser avaliada exatamente atenta à pulverização das águas que formam, ao levantar do sol, um esplêndido arco-íris. É a isto que se chama a “queda grande”.

Gruta dos Morcegos. Foto: Adalberto Marroquim. Via autor.

Aqui terminam as cachoeiras, e o majestoso rio segue outra vez o seu curso no mesmo sentido da última queda, num percurso de cerca de duzentos metros entre montes muito elevados e, bruscamente, quase a ângulo direito, volta pela direita deixando do outro lado um leito com pouca água, de cerca de sessenta metros, que só enche na ocasião das cheias, e cujo fundo é a entrada da Furna ou Gruta dos Morcegos.

Imaginem os leitores uma imensa cavidade praticada pelas águas numa montanha de trinta a quarenta metros de alto, a entrada principal de forma bizarra e toda oblíqua da direita para a esquerda, com vinte metros de altura, uma furna com mais de cinquenta metros de fundo sobre quinze a vinte de largo, verdadeira galeria de ruinas, habitada unicamente pelos morcegos. Em suma esta gruta é curiosa, mas não compensa o trabalho que dá ao visitante para descer e subir outra vez.

Voltemos agora à Cachoeira de Paulo Afonso para falar da vista chamada “o Angiquinho”. É o ponto mais elevado donde se tem a vista geral de todas as cachoeiras da direita e pela esquerda e aos pés, numa profundidade de mais de cinquenta metros a Grande Queda.

A sensação que se experimenta vendo-se aquilo não pode se explicar! Fica-se maravilhado e no mesmo tempo aterrorizado pelo grandioso e encantador espetáculo que se contempla.

Toda sorte de reflexões passa pelo cérebro e fica-se em admiração diante do esplendor da Grande Natureza!
Panorama igual nunca se olvida! Pensa-se somente nas grandezas da criação neste lugar quase deserto e de um encanto inimaginável.
Uma única casinha de barro e palha, a do vaqueiro que nos hospeda, fica distante meio quilômetro.
Só se ouve o estampido das águas, que parece a voz de um gigante ainda não imaginado!

Para o enlevo dos visitantes desejamos que as cachoeiras fiquem ainda muitos anos como estão, tias quais foram criadas; e somente por este motivo continuarão a ser mil vezes superior ao afamado Niágara onde a civilização já colocou fábricas de cerveja, restaurantes, etc, etc…

A vista chamada “Limpo do Imperador”, situada do outro lado da Furna, é realmente bonita. Mas a queda principal e a Trapera acham-se um pouco mais escondidas por uma enorme pedra que sobressai do lado esquerdo. Por esta razão, os nossos companheiros, M. M. Loques e Morel, tendo que tirar umas fotografias, procuraram entre o lugar Angiquinho e a volta do rio, um ponto livre de impedimentos. Depois de muito trabalho, acharam a ponta extrema de um rochedo, de onde se pode ver a Queda Grande e a Trapera.

Angiquinho. Foto: Ignácio F. Mendo, 1880.

Este lugar foi, com a devida licença, batizado de “Vista dos Franceses”, nome que os habitantes do lugar prometeram conservar. Foi colocada uma bandeirinha com o dístico seguinte escrito a lápis:

“VIVA O BRASIL! VIVA A FRANÇA!
VISTA DOS FRANCESES
5 DE AGOSTO DE 1887

Distante das grandes cachoeiras um quilômetro, existe a cachoeira, ou antes, os rápidos do “Vai-e-Vem”, chamados assim pelo movimento das águas.
Imagine-se uma garganta entre pedras, de 6 a 8 metros de largura, sobre 30 de comprimento e cujo terreno é areia finíssima: é esse o lugar dos banhos.

Os amadores entrando para água, que sobre e desce constantemente com bastante rapidez – verdadeiro fluxo e refluxo do mar – num momento tem água até aos joelhos e até o peito. Os banhos aí são agradáveis, visto a constante renovação do elemento. Este movimento de vai e vem é causado pelo encontro de duas correntezas de braços diferentes do Rio São Francisco.

A vida que se passa nas cachoeiras é a mais primitiva que se pode desejar. Encontra-se, entretanto excelente leite de vaca, ovos, galinha, deliciosa carne do sol, muitas cabras, cabritos e porco. Há bastante caça, sobretudo rolas, rolinhas, periquitos e papagaios.

O homem que nos dá hospitalidade ali se chama Luiz de França do Nascimento; é vaqueiro do Exmº. Sr. Barão de Água Branca [vii], riquíssimo capitalista e proprietário de uma imensa porção de terrenos para criação de gado, junto às cachoeiras.

A casa do vaqueiro é pequena e tem duas saletas: a da frente, geralmente oferecida aos hóspedes, não tem porta; de sorte que não é raro serem estes visitados

O Angiquinho no presente, vendo-se a hidrelétrica instalada por Delmiro Gouveia. Foto: via autor.

durante a noite por cabras, cabritos e porquinhas, sem falar de outros animaizinhos.

Praticará, portanto, um ato de caridade e ao mesmo tempo de patriotismo bem entendido S. Exc.ª o Sr. Barão de Água Branca se se resolver a mandar fazer ali uma casa mais cômoda.

É bem certo que logo que o mais simples conforto faltar, as cachoeiras de Paulo Afonso serão visitadas por um número mui limitado de pessoas, porém mais certo é que no dia em que os visitantes tiverem a certeza de que não serão obrigados a dormir à la belle étoile, expostos ao sereno, ao frio e à chuva, do sul e norte do Império e, quem sabe?, talvez da Europa, os touristes hão de afluir e contribuirão para enriquecer a região, que entre parênteses, nos pareceu assaz pobre e de vegetação raquítica, pois, afora a criação de gado e pequenas plantações, não notamos outras espécies de rendimento para a população.

Esperamos que S. Ex.ª o Barão de Água Branca se dignará de ouvir o humilde apelo que fazemos aos seus sentimentos e que mandará levantar uma casa onde todos os visitantes possam estar ao abrigo das inclemências do tempo.

A viagem para as cachoeiras de Paulo Afonso, que deve ser efetuada de Junho até Outubro por causa da baixa das águas, é muito fácil como poderão julgar os que me levem pelo itinerário que damos abaixo; e se não fosse a falta absoluta de conforto no seu término, estamos certos de que a estrada de ferro teria uma receita mais vantajosa do que tem atualmente.

De Jatobá, ponto extremo da linha às cachoeiras, ou antes, dos rápidos de Itaparica a distância é de 3 a 4 quilômetros.

Maceió, Rua do Comércio. Foto Julien Boquel 1872/Instituto Moreira Salles

Uma excursão a esses rápidos é penosíssima e de pouco interesse comparada com a que se faz à cachoeira de Paulo Afonso, apesar de que o braço principal do São Francisco forma um admirável rápido: talvez o mais importante do mundo.

O mais curioso nessas paragens são as pedras de formas excêntricas, de cor de ferro ou bronze envernizado, denominadas “os caldeirões”; com efeito, parecem caldeiras monstruosas usadas pelas grandes indústrias.

Encontra-se uma grande variedade de pedrinhas curiosíssimas e bastante cristal e, procurando-se com cuidado, encontrar-se-ão diamantes.

O Rio São Francisco divide-se aí em diversos braços, sendo um tão estreito que os guias atrevem-se, apesar do perigo, a pular de um lado para outro sobre apedra lisa.

Itaparica não dá ideia do que são as cachoeiras de Paulo Afonso e pode a gente dispensar-se de ir até lá; são 46 quilômetros de menos pela estrada de ferro.

ITINERÁRIO E INFORMAÇÕES

Do Recife embarca-se nos vapores das Companhias Baiana ou Pernambucana, que saem para Penedo, pelo menos semanalmente.

O serviço de bordo é bem feito e a comida muito regular.

A viagem do Recife a Maceió é de 10 a 12 horas e de Maceió 6 à Barra do São Francisco.

Maceió. Deixa ao passageiro uma impressão muito agradável: pressente-se que a capital da província das Alagoas vai brevemente tomar grande desenvolvimento.

A barra do grande rio é de um acesso bastante difícil, devendo-se aproveitar o levantamento das ondas para passá-la e, apesar da perícia e grande prática não só dos comandantes dos vapores como também dos práticos especiais, o navio dá quase sempre algumas pancadas na areia.

Os vapores sobem geralmente o rio até Penedo, mas às vezes, quando as águas estão baixas, fundeiam a três ou quatro milhas da barra (a maré não se faz aí sentir sensivelmente). Então, o prático do rio, os passageiros e malas são baldeados para uma embarcação que faz lembrar a barcaça pernambucana, que no Rio São Francisco chama-se: canoa.

A canoa difere da barcaça tanto pela disposição da mastreação como pela colocação do camarote, que é de palha e acha-se na proa e não na popa. Quanto à sua mastreação, é composta simplesmente de um mastro grande, armado de duas velas de cada lado, o que deu ocasião a S. M. o Imperador, o Sr. D. Pedro II, na sua viagem às cachoeiras, lhe desse o nome tão bem aplicado de “Borboleta do São Francisco”.

A canoa contribuiu muito para a alegria da viagem.

Nada mais interessante do que quando se encontram porções dessas borboletas subindo o rio, às vezes com mais rapidez do que os vapores.

Chega-se em Penedo no fim de duas horas, depois de ter passado o povoado de Ilha dos Bois, vendo-se algumas plantações de cana, e Vila Nova, na província de Sergipe, vila que nos pareceu em vias de prosperidade, graças à importante fábrica de azeite de algodão e de outras qualidades de propriedade dos Srs. A. Vaz de Carvalho & Cia.

O aspecto de Penedo é muito bonito, mas, infelizmente a ilusão se perde ao desembarcar: tal é o estado de desleixo em que se acha o lugar de desembarque.
Entretanto, Penedo é um centro e talvez chamado a tornar-se uma cidade de grande importância daí a pouco tempo. Muitas transações dali são efetuadas com a capital da Bahia e poucas com a de Pernambuco.

Piranhas, AL, vendo-se a igreja em construção. Foto: via autor.

Penedo acha-se relacionado com todas as localidades do Rio São Francisco até Piranhas por uma linha de vapores subvencionada pelo governo geral, linha de uma importância capital e cujo serviço é pontualmente feito. Cada segunda-feira de manhã segue o vapor para Piranhas, ponto extremo da navegação, situado mais ou menos cem milhas acima, as quais são percorridas em 16 horas de marcha, não contando a noite, durante a qual o vapor não anda, atentas as dificuldades da navegação.

Esta viagem é muito interessante e curiosa por causa das inúmeras voltas que faz continuadamente o vaporzinho e que tornam o caminho duas vezes mais comprido.

É preciso que a gente do bordo esteja muito acostumada para não encalhar, pois, a cada instante, encontram-se bancos de areia chamados “coroa” e duas ou três milhas antes do termo da travessia navega-se no meio de pedras: dois homens no leme são suficientes para o navio obedecer às ordens do prático.

A paisagem das margens do rio é admirável e nunca aborrece.

O vapor levando as malas faz escala em quase todos os pontos habitados, e toma passageiros em todo o percurso.

A tarifa da passagem varia até 120 rs, de uma localidade a outra.

As escalas são as seguintes:

1. Saúde;
2. Propriá (província de Sergipe, cidade de bela aparência);
3. Porto Real do Colégio;
4. São Brás;
5. Amparo;
6. Lagoa Comprida;
7. Traipu;
8. Curral de Pedras;
9. Ilha do Ouro;
10. Vila do Belo Monte;
11. Araticum;
12. Limoeiro;
13. São Tiago;
14. São Pedro;
15. Pão de Açúcar (cidade da província das Alagoas admiravelmente situada numa imensa bacia; de frente, na outra margem do rio, o lugar é chamado Niterói, o que completa a ilusão de um Rio de Janeiro em miniatura).
16. Ilha do Ferro;
17. Curralinho;
18. Entremontes;
19. Nova Olinda;
20. Piranhas: pequena povoação de Alagoas de um pitoresco estranho, construídas sobre os lados e no vale de duas montanhas.

Ao pé da vila de Piranhas está situada a estação principal da Estrada de Ferro de Paulo Afonso, de um admirável efeito.

Acha-se ali em construção uma igrejinha para cuja edificação trabalha o povo inteiro, graças à energia e dedicação do Rev. Capuchinho Fr. Venâncio [viii], que conseguiu levar o povo em procissão e ao anoitecer à beira do rio para buscar milheiros de tijolos e outros materiais; e assim homens e meninos, mas sobretudo mulheres, vão cantando e carregando a sua meia dúzia de tijolos a um quilômetro de distância.

Infelizmente o dinheiro falta e, apesar da boa vontade de todos e do Rev. Fr. Venâncio, a pequena igreja não se terminará se o Governo provincial ou geral, ou uma pessoa caridosa não vier contribuir com o seu óbolo para auxiliar a construção dela.

Os trens de passageiros chegam até Jatobá e estações intermediárias, partem duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, regressando nas terças e sextas.

A Estrada de Ferro de Paulo Afonso tem a reputação de haver custado ao Estado uma quantia avultadíssima; pareceu-nos bem construída apesar da imensidade de curvas, subidas e descidas, a maior parte das quais poderia ser evitada.

O material rodante é muito reduzido; é de origem americana. O combustível utilizado para as locomotivas é lenha e não carvão de pedra, custando em Piranhas a tonelada deste último produto trinta a quarenta mil réis. Sendo o rendimento da estrada quase nulo, as despesas devem ser e são muito reduzidas. Os seis primeiros quilômetros, à saída de Piranhas, são os que exigiram mais obras em consequência das subidas fabricadas na pedra viva.

O panorama é esplêndido, mas o trajeto torna-se monótono uma vez chegado o trem à planície.

A vegetação é pequena, os arvoredos de pequena altura, o terreno muito pedregoso. A pouca distância de Piranhas encontra-se pedra mole e de excelente qualidade para as edificações.

O trajeto da estrada até Jatobá é de 6 horas, e de 4 somente até Sinimbu, lugar mais perto das cachoeiras de Paulo Afonso, onde se encontram cavalos, geralmente bons, para alugar. O caminho para as cachoeiras é excelente e em menos de duas horas pode-se chegar ao fim da viagem.

Jatobá é de fundação recente, já contando mais de duzentas casas: há quatro ou cinco anos não existiam dez! Todas as autoridades, que outrora estavam em Tacaratu, passaram para Jatobá. Esta vila é, talvez, de um grande futuro. Para ali, provavelmente, é que serão trazidos, depois da desobstrução do Alto São Francisco, em que se está trabalhando ativamente, muitos produtos das províncias de Minas Gerais e da Bahia, pelo menos durante o tempo em que não ficarem prontas as linhas de prolongamento da estrada de ferro de S. Francisco, tanto do lado de Pernambuco como da Bahia.

O que já de notável a ver em Jatobá mesmo é, especialmente, o cais da estrada de ferro, na beira do rio, de uns 16 a 20 metros de altura sobre 25 ou 30 de comprimento, talhado em parte na rocha. Obra bonita é esta, mas de um custo elevado para as necessidades atuais. A estação e oficinas da estrada também são monumentos que não passam despercebidos.

RESUMO

A viagem às cachoeiras de Paulo Afonso é não somente muito fácil como pouco dispendiosa. A passagem do Recife a Penedo é de 30$000 por pessoa, e de 4$ ou

José Moreira Alves de Carvalho. Foto Alberto Henschel.             

5$ a estada em Penedo (dois dias); 6$500 a passagem de Penedo a Piranhas; 6$000 em quatro refeições diárias a bordo do vaporzinho fluvial; 4$000 na da estrada de ferro de Piranhas a Sinimbu; 5$000 de aluguel por um cavalo por 3 dias.

Gasta-se nas cachoeiras o que convier, pequena gratificação ao guia, leite muito barato, ovos a quatro vinténs a dúzia; mas deve-se levar todas as outras provisões de boca como: vinho, pão, aguardente, etc, que são artigos desconhecidos por lá.

Não podemos acabar este pequeno trabalho sem vir agradecer publicamente, do fundo da alma, a todas as pessoas que nos dispensaram suas amabilidades, avisos, conselhos e recomendações.

Entre elas ao:

Exmº. Sr. Dr. Moreira Alves [ix], Ex-Presidente da Província das Alagoas.

Ao Ilm.º Sr. Comendador Manoel Leão [x], de Maceió e Ex.ª família.

Ao Exmº. Sr. Dr. Novaes de Carvalho [xi], muito digno Juiz de Direito de Jatobá e sua Ex.ª família.

Dr. Henrique Theberge. Foto. Academia Cearense de Letras.

Ao Ilm.º Sr. Coronel Antônio Ulisses de Carvalho, simpático e amável empreiteiro da navegação do S. Francisco.

Ao Ilm.º Sr. Dr. Henrique Théberge [xii], diretor interino da Estrada de Paulo Afonso.

Ao Ilm.º Sr Valdevino [xiii], Chefe da Estação em Jatobá e sua digna consorte.

Ao Ilm.º Sr. Dr. Vicente Landim [xiv], Promotor Público de Pão de Açúcar.

Aos Ilm.ºs Srs. Alberto e Samuel Vaz de Carvalho, distintos industriais em Vila Nova.

O Ilm.º Sr. Major Theodósio [xv], de Piranhas, do qual conservamos a melhor lembrança por sua dedicação em fazer-nos visitar a oitava maravilha do mundo:

AS CACHOEIRAS DE PAULO AFONSO.

Dr. José Novaes de Souza Carvalho. Foto: STM.

Terminando, repetiremos aqui o que escrevemos no livro dos visitantes:

“AMADORES! APRONTEM AS PERNAS. OS INCOVENIENTES DA EXCURSÃO SERÃO LOGO ESQUECIDOS E LARGAMENTE COMPENSADOS PELAS BELEZAS QUE VÃO ADMIRAR.”

(Por oito visitantes saídos de Pernambuco em viagem de recreio [xvi]), E. C.
Recife, 26 de agosto de 1887.

Notas e referências do organizador Etevaldo Amorim

O artigo contém a transcrição de matéria apresentada no Correio de Pernambuco de 28 de agosto de 1887.

i – O autor assina apenas com as iniciais “E. C.”. Quem poderia ser? Seria uma pena publicar sem ter a identificação de quem escreveu tão preciosas considerações sobre a nossa Cachoeira de Paulo Afonso. Pusemo-nos então a pesquisar e, por fim, revelou-se o autor. Trata-se de Eugene Jospeh Chaline, conhecido empresário residente no Recife lá pelo final do Século XIX.

Chegamos a essa conclusão a partir da data de seu embarque para a sua excursão. Seu nome está entre os passageiros do vapor S. Francisco, partindo do Recife para os portos do Sul, em companhia de sua esposa e dos franceses M. M. Prosper Loques e Eduardo Morel (JORNAL DO RECIFE, 29 DE JULHO DE 1887).
A partir de 1880, E. Chaline passou a atuar como agente da Agência telegráfica Havas, de Paris, no Recife; correspondente do Jornal do Comércio-RJ; Diretor-Secretário da Companhia Hotel Internacional de Pernambuco. Nascido na França, filho de Miguel Chaline e de Elizabeth Chaline.

ii – Escritor francês. Nasceu em Paris 8 de fevereiro de 1853 e faleceu a 18 de setembro de 1918, em Jeurre, França.

iii – Nota do jornal Gazeta de Notícias, do Rio de Janeiro, edição de 26 de setembro de 1887, informa a chegada de Prosper Loques e Edouard Morel à Capital do Império, depois de uma excursão de cerca de cinco meses ao Amazonas, Pará, Maranhão, Alagoas e Bahia. A missão de Loques, representando grandes fábricas francesas na América Latina e Antilhas, seria estudar os meios de desenvolver as relações comerciais da França com países desses continentes. Edouard Morel o ajudava, sendo encarregado da livraria literária, industrial, artística e médica.

O jornal ainda registra que Prosper Loques teria colaborado com o Brasil, auxiliando o jornalista francês Emilio Delean, no jornal Le Brézil a la Exposition d’Anvers durante a realização da Exposição Universal de Antuérpia, também conhecida como Exposition d’Anvers, que aconteceu de 2 de maio a 2 de novembro de 1885, na Bélgica. Essa Exposição recebeu cerca de 3 milhões e meio de habitantes e contou com a participação de 25 nações. O delegado especial do governo imperial brasileiro na exposição foi o Conde de Villeneuve, que destacou sua importância para atrair a atenção do comércio europeu para as matérias-primas brasileiras. Delean, aliás, redigiu por muitos no Rio de Janeiro o jornal Messager du Brezil.

iv – Edouard Morel. 8 de fevereiro de 1853, Paris. Faleceu em Jeurre, França, a 18 de setembro de 1918.

v – Jean Louis Rodolphe Agassiz foi um zoólogo, geólogo suíço. Nasceu em Mont-Vully
A 28 de maio de 1807 e faleceu no dia 14 de dezembro de 1873, em Cambridge, Massachusetts, EUA.

vi – Friedrich Wilhelm Heinrich Alexander von Humboldt. Geógrafo, naturalista e explorador nascido na Prússia, atual Alemanha. Nasceu em Berlim a 14 de setembro de 1769 e faleceu e ali faleceu a 6 de maio de 1859.

vii – Joaquim Antônio de Siqueira Torres. Nasceu a 8 de dezembro de 1808 e faleceu a 29 de janeiro de 1888. Filho de Teotônio Vitoriano Torres e Gertrude Maria da Trindade. “Recebeu do imperador Pedro II o título de “Barão de Água Branca”, em 15/11/1879.

viii – Frei Venâncio Maria de Ferrara (1822-1906) que foi Prefeito da Congregação dos Capuchinhos no hospício da Penha – Pernambuco. Fundador do povoado Santa Cruz do Deserto, município de Mata Grande-AL (http://blogdoetevaldo.blogspot.com/2015/06/santa-cruz-do-deserto-2.html)

ix – José Moreira Alves da Silva. Presidente das Alagoas de 8 de novembro de 1886 a 5 de setembro de 1887. Natural de Pernambuco, 28 de novembro de 1850 — 8 de maio de 1909) foi um político brasileiro. O Dr. Moreira Alves chegara, no eia 18 de julho de 1887, de excursão às Cachoeiras de Paulo Afonso.

x – Manoel Joaquim da Silva Leão.

xi – José Novaes de Souza Carvalho. Filho de Manuel José de Carvalho e Veridiana de Sousa Lima e Carvalho, nasceu em Anapurus, Estado do Maranhão, a 02/04/1852. Estudou no Porto-Portugal, tendo se formado pela Faculdade de Direito do Recife em 1874, ano em que se casou com Júlia Augusta Guimarães de Carvalho. Foi nomeado Juiz de Direito de Jatobá em 24 de dezembro de 1886. Foi Ministro do Supremo Tribunal Militar. Faleceu a no Rio de Janeiro a 26 de março de 1925. Fonte: https://dspace.stm.jus.br/. Gazeta de Notícias, RJ, 27 de março de 1925.

xii – Engenheiro e militar. Filho de Pedro Francisco Théberge (médico francês e historiador) e Maria Elisa Soulé Théberge, nasceu no Recife a 27 de junho de 1838 e faleceu em Fortaleza-CE a 11 de junho de 1905. Era casado com Emília do Amaral Théberge.

xiii – Valdevino Vieira Sandes.

xiv – Vicente de Leirins Ferreria Landim. Nasceu em São Lourenço da Mata-PE a 24 de maio de 1859. Formou-se em 5 de novembro de 1885 pela Faculdade do Recife. Assumiu a promotoria em 1885.
Em 1886, casa-se com Maria Bernardina Alves Cavalcante, que após o casamento passou a se chamar Maria Cavalcante Ferreira Landim. Era pai do Monsenhor Landim (Manoel Alves Ferreira Landim), nascido em Pão de Açúcar a 3 de maio de 1887. Falecem em 1943.

xv – Manoel Theodosio Bispo. Foi por muitos anos condutor de malas dos Correios em Piranhas. Segundo nota do Diário de Pernambuco de 15 de janeiro de 1926, faleceu em Jatobá de Tacaratu-PE com a avançadíssima idade de 130 anos. Diz ainda a nota que ele foi “por muito tempo a pessoa de maior representação em Piranhas-AL, onde nasceu”.

xvi – Ernesto Demétrio da Costa Amorim, a mulher dele, cunhada dele, Eugene Chaline, Antonieta, Prósper Loques, Eduardo Morel, Manoel Custódio da Silva.

NOTA:

Este artigo foi publicado originalmente no BLOG DO ETEVALDO em UMA EXCURSÃO DO RECIFE ÀS CACHOEIRAS DE PAULO AFONSO.

Solicitamos que, caso algumas delas seja do seu interesse para utilização em qualquer trabalho, que faça uso tirando o maior proveito possível, mas fazendo também o necessário registro de autoria e a citação das referências.

O autor

Etevaldo Alves Amorim (Campinas-SP, 29/07/1957). Engenheiro Agrônomo, tem várias obras publicadas: Pão de Açúcar – Cem Anos de Poesia – Coletânea, Maceió: ECOS Gráfica Editora, 1999 (org.); Terra do Sol – Espelho da Lua, Maceió: ECOS, 2004; Freitas Machado: Vida e Obra, Maceió: EDUFAL, 2011. Publicação em periódico: Braúlio x Brayner: A Pena e a Espada, in Revista do Arquivo Público de Alagoas, Maceió: Arquivo Público de Alagoas, ano 2, n. 2, 2012, p. 127-152. Mantenedor do Blog do Etevaldo – História e Literatura: www.blogdoetevaldo.blogspot.com.

Imagem em destaque – Piranhas. Estação da Estrada de Ferro Paulo Afonso. Foto: Adolpho Lindemann, 1888

O artigo não reflete, necessariamente, as opiniões do site que busca manter diversidade de idéias que contribuam para discussões construtivas voltadas para democratização da produção e do acesso à informação. Este espaço se propõe a disponibilizar espaço para articulistas, colaboradores cidadãos, com o objetivo de proporcionar a diversidade de debates sobre temas relacionados à bacia do São Francisco.