HISTÓRIA

por ETEVALDO AMORIM | SEXTA-FEIRA – 19 DE JUNHO DE 2020

Seguindo para Piranhas, onde inauguraria as obras da estrada de ferro para Jatobá, em Pernambuco, passou por Pão de Açúcar em grande estilo, nos idos de 1878, o presidente da província das Alagoas, Francisco Carvalho Soares Brandão

Soares Brandão. Acervo FUNDAJ

No mês de outubro de 1878, tinha-se como certa a chegada a Pão de Açúcar do Presidente da Província, Dr. Francisco Carvalho Soares Brandão[i], que por ali passaria com destino a Piranhas, onde assistiria à inauguração dos trabalhos da Estrada de Ferro, que aconteceria no dia 23. Com efeito, às 11 horas do dia 22, apontam no morro do Farias oito canoas, uma das quais ostentando a bandeira nacional, “anúncio certo de que a seu bordo vinha o ilustre passeiante”[ii].

Foguetes estouram no ar, bem em frente ao sobrado do Major João Machado de Novaes Mello[iii], anunciando a aproximação da frota. O Major, junto com seus filhos e acompanhado do Juiz de Direito, do Juiz Municipal[iv] e do Promotor Público[v], além do Cap. Agostinho Brandão[vi] e do cidadão Leandro Ribeiro de Mello[vii] e outras pessoas distintas, foram ao encontro do Presidente.

Francisco Carvalho Brandão partira de Maceió no dia 18 daquele mês, a bordo do vapor Dantas, em companhia de numerosa comitiva[viii]. Do Relatório da viagem, publicado pela Tipografia Liberal, em 1878 colhemos alguns dados de sua passagem pelo território pão-de-açucarense:

“Às 6 ½ horas, encalhou o Jequitaya defronte do Limoeiro, pequeno povoado da margem esquerda, por acharem-se as águas mui baixas e o vapor calar 4 ½ pés. Aí pernoitou-se.”

“No dia seguinte, 22, às 6 horas da manhã, esforçou-se o Sr. Luiz Campos para que o vapor, previamente alijado, vencesse o obstáculo, experimentando diversos pontos do canal, e não podendo seguir, partiram todos em 7 grandes canoas, as quais com suas brancas velas de forma de asas e levando à frente a banda de música marcial, pareciam 7 grandes e formosas borboletas aos sons da música: grande e maravilho espetáculo foi esse por certo de ser contado em sublimes versos”.

A canoa Filha da Floresta no porto de Piranhas. Autor desconhecido. Acervo Canoa de Tolda

“Passados os insignificantes povoados de Santiago, à esquerda, e São Pedro, à direita[ix], às 11 horas e 20’ chegaram os ilustres viajantes à cidade de Pão de Açúcar, que demora 10 léguas acima do Traipu e é, depois do Penedo, o melhor povoado de toda a margem esquerda”.

“Ao estrugir girândolas de foguetes e aos sons da música marcial, saltaram os ilustres viajantes nos fatigantes areais da cidade, e se dirigiram com o grande número de cidadãos eu vieram recenê-los, à casa do nosso distinto amigo, o Sr. João Machado de Novares Mello, onde foi por este oferecido um profuso lunch, durante o qual ergueram-se diversos brindes, sendo o de honra feito ao Exmº Sr. Conselheiro Sinimbu como amigo dedicado de sua Província, patriota distinto, liberal de firmes crenças e de caráter de robusta têmpera, e os demais feitos a S. Exª o Sr. Soares Brandão pelos benefícios prestados a esta Província, como a sua sensata, sábia e ilustrada administração e por ter tido a glória de inaugurar o plantio da árvore do progresso nos sertões da Província; ao Exmº Dr. Espíndola, pelo triunfo alcançado no último pleito eleitoral; ao Sr. Comendador Palmeira pela sua firmeza de caráter; ao Sr. Dr. Theóphilo pela moderação, prudência e tino com que se houve no último pleito político. Ao Sr. Major Aristides Cansanção pelas suas excelentes qualidades morais e ao Sr. Major João Machado à união e harmonia do Partido Liberal de Pão de Açúcar”.

“Terminado o lunch, e depois de pouco mais de 2 horas de refocilar, S. Exª, levando em sua companhia, além dos seus amigos de viagem, o Juiz de Direito Dr. Alfredo Montezuma, uma comissão da Câmara Municipal[x] e várias outras pessoas gradas, seguiu para Piranhas”.

No dia 3 de novembro, estava novamente o Presidente a bordo do Jequitaya, que o levaria até Penedo, onde o esperava o vapor Caxias, que o conduziria de regresso à Capital.

Notas e referências

[i] Nasceu no Engenho Sant’Anna, em Jaboatão – PE, no dia 31 de outubro de 1840. Filho de Francisco Pedro Soares Brandão e Maria Rita Gonçalves da Rocha. Formou-se pela Faculdade de Direito do Recife (PE) em 1861. Faleceu no Rio de Janeiro – DF, aos 58 anos, no dia 1º de setembro de 1899. Foi nomeado Presidente da Província das Alagoas a 9 de fevereiro de 1878, tomando posse a 11 de março do mesmo ano. Governou até 18 de novembro de 1878, quando assumiu o mandado de Deputado por Pernambuco.

[ii] Jornal O Paulo Afonso, Pão de Açúcar, 27 de outubro de 1878. Periódico imparcial, noticioso, comercial e literário de propriedade e sob a redação de Achilles Balbino de Leles Mello que tinha, na ocasião, 25 anos.

[iii] O Major João Machado de Novaes Mello, Barão de Piaçabuçú. Nasceu em 1818, em Vila Nova (atual Neópolis-SE) e faleceu a 03/08/1892, em Pão de Açúcar-AL. Filho de Antônio Ferreira de Novaes e Maria Madalena Leite Sampaio.

[iv] Dr. Jovino Antero de Cerqueira Maia.

[v] Dr. João Gualberto Gomes de Sá, que ali chegara a 16 do corrente, removido da Comarca de Paulo Afonso (Mata Grande).

[vi] Agostinho José de Neville Brandão, filho de Anacleto de Jesus Maria Brandão e de Maria Francisca da Conceição Brandão. Era tio do escritor Moreno Brandão e do bispo Dom Antônio Manoel de Castilho Brandão. Faleceu em 1882.

[vii] Leandro Ribeiro Gonçalves de Mello, Delegado Literário em Pão de Açúcar.

[viii] Dr. Thomas do Bomfim Espíndola, 1º Vice-Presidente da Província e Chefe do Partido Liberal de Maceió; Miguel Antônio Freixo, Inspetor da Tesouraria da Fazenda e sua Exª Senhora e uma filha; Dr. João Augusto de Albuquerque Maranhão, Promotor Público da Capital; Dr. Antônio Martins de Miranda, advogado e professor de filosofia do Lyceu; Comendador Manoel Rodrigues Leite Oiticica; Tenente-Coronel Américo Neto Firmiano de Moraes e sua Exª Senhora; Aristides Arnaldo Bezerra Cansanção; Major Manoel Martins de Miranda; Cap. João Francisco de Carvalho; Cap. Alexandre Maria da Fonseca; Cap. Tito Augusto da Silva; Farmacêutico Claudio Falcão Dias e sua exª filha; João Aidano da Costa Imbuzeiro; Sr. Caetano, da Diretoria de Inspeção Pública; Ildefonso Cantidiano da Silva, empregado da Secretaria da Presidência; Tem-Ajudante Manoel Miranda Sampaio; Pedro Rodrigues de Oliveira Ribeiro; Alberto Moreira Lopes; Natanael Fernandes de Araújo; Dr. Theóphilo Fernandes dos Santos; Padre Manoel Antônio do Valle e Luiz Efigênio do Rosário.

[ix] Refere-se à margem. Falando-se do ponto de vista de quem sobre o rio, Santiago fica à direita (Alagoas) e a Ilha de São Pedro à esquerda (Sergipe).

[x] Composta por João Marinho de Novaes Mello – Presidente; pelos vereadores João Soares de Góes e José da Silva Maia; além do Padre Manoel Antônio do Valle.

O autor

Etevaldo Alves Amorim (Campinas-SP, 29/07/1957). Engenheiro Agrônomo, tem várias obras publicadas: Pão de Açúcar – Cem Anos de Poesia – Coletânea, Maceió: ECOS Gráfica Editora, 1999 (org.); Terra do Sol – Espelho da Lua, Maceió: ECOS, 2004; Freitas Machado: Vida e Obra, Maceió: EDUFAL, 2011. Publicação em periódico: Braúlio x Brayner: A Pena e a Espada, in Revista do Arquivo Público de Alagoas, Maceió: Arquivo Público de Alagoas, ano 2, n. 2, 2012, p. 127-152. Mantenedor do Blog do Etevaldo – História e Literatura: www.blogdoetevaldo.blogspot.com.

Imagem em destaque – O vapor Paulo Afonso em Piranhas. Foto: Abílio Coutinho | Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas

O artigo não reflete, necessariamente, as opiniões do site que busca manter diversidade de idéias que contribuam para discussões construtivas voltadas para democratização da produção e do acesso à informação. Este espaço se propõe a disponibilizar espaço para articulistas, colaboradores cidadãos, com o objetivo de proporcionar a diversidade de debates sobre temas relacionados à bacia do São Francisco.