BIODIVERSIDADE | QUALIDADE DO MEIO AMBIENTE

REDAÇÃO | sexta-feira – 27 novembro de 2020

Com o risco real da construção da UHE Formoso no Alto São Francisco, o documentário Peixes do Velho Chico, pela belíssima abordagem da ictiofauna daquela região, não ficou desatualizado: pelo contrário, merece ser revisto para que possamos ter mais conhecimento a respeito de um dos inúmeros impactos da desastrosa barragem


O documentário “Peixes do Velho Chico”, realizado pelo Projeto Peixes de Água Doce, em 2013, exibe o mundo subaquático dos peixes da Bacia do Rio São Francisco e as relações existentes entre as pessoas, os peixes e o rio. Por meio de 384 horas de mergulho durante dois anos, a ecologia e o comportamento das espécies são mostrados em alta definição, desde a nascente até a calha do Rio São Francisco, passando pelos rios Cipó e Pandeiros. Os moradores ribeirinhos revelam um grande conhecimento tradicional sobre os hábitos dos peixes e expõem seus valores, necessidades e admiração diante o rio. A relação dos ribeirinhos com os peixes e o Velho Chico é surpreendente, e mostra a necessidade de preservação da identidade destes personagens do rio e dos recursos naturais desta bacia.

Direção, Roteiro & Fotografia: Rafael Melo

Edição & Finalização: Ciro Thielmann, Xande Pires

Narração: Rogério Falabella

Captura de Imagens & Mergulhadores: Rafael Melo, Luiz Salvador, Paulo Perrotti

Trilha sonora original: Henrique Cabral, Rodrigo Carvalho

Autores música ‘Rio São’: Cléber Eduão e Marcelo Nunes/ Intérpretes: Inácio Loyola e Marcelo Nunes

Mixagem & Masterização: Kiko Klaus

Motion Design: Rodrigo Gazzinelli

70 min – PORT – 2013

◊ Imagem em destaque – Montagem sobre fotograma de Peixes do Velho Chico

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter uma avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado. Sua colaboração é importante para que possamos continuar.