BAIXO SÃO FRANCISCO | OPERAÇÕES DE BARRAMENTOS

REDAÇÃO VIA INFOSÃOFRANCISCO | segunda-feira – 14 de setembro de 2020

A CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco comunicou alterações nas operações da UHE Sobradinho e UHE Xingó, aumentando a vazão no Baixo São Francisco

Através da Carta Circular SOO 033/2020 publicada hoje (14) a CHESF apresentou novos modelos operativos dos barramentos UHE Sobradinho e UHE Xingó, contrariando a manutenção do padrão anteriormente citada na Carta Circular SOO 032/2020.

Veja abaixo como ficam as vazões defluentes:

UHE Sobradinho – Passou a operar com 1.600 m³/s (hum mil e seiscentos metros cúbicos por segundo) no dia 12 de setembro e passará a 1.700 m³/s no dia 17.

UHE Xingó – Passa a operar, nesta data (14), com 1.800 m³/s.

O Baixo São Francisco afetado pelas operações da UHE Xingó.

Autorização de vazão mínima de 550 m³/s em vigor

Deve ser mencionado que as operações de Xingó estão, ainda, sendo realizadas com a Autorização Especial IBAMA 012/2017 que permite a vazão mínima de 550 m³/s. A manutenção ad eternum da autorização, quando a ANA define e estação como normal, é um precedente extremamente danoso para com o já precário processo de licenciamento de operações de barramentos, colocando em risco, pela temerária situação, não apenas o São Francisco, mas todos os demais rios brasileiros que tenham barramentos em suas bacias.

Carta Circular SOO-033/2020 (14/09/2020)

CHESF. Arquivo CanoaDocs

Fontes

CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco

◊ Imagem em destaque – O Baixo São Francisco a montante de Gararu, SE. Foto: Edson Gomes | InfoSãoFrancisco

Este artigo faz parte da integração e compartilhamento de conteúdos com o InfoSãoFrancisco.

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter uma avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado. Sua colaboração é importante para que possamos continuar.