TRILHAS DE LONGO CURSO | UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

REDAÇÃO VIA O ECO | quarta-feira – 09 de setembro de 2020

Para melhorar a implantação das TLCs – Trilhas de Longo Curso, o ICMBio apresenta um curso online sobre o tema, gratuito

A criação das trilhas de longo curso, crescendo gradativamente e em todo o país, se consolida como um grande movimento de realização voluntária e fomentador de alternativas de conservação do patrimônio natural e turismo de natureza.

A nova versão do Manual de Sinalização de Trilhas. ICMBio

Com a recente organização da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso foi possível a organização e divulgação das iniciativas, incluindo o estabelecimento de padrões de sinalização o que favorece o fortalecimento desta grande “onda”.

O movimento da criação de trilhas é crescente, o que é ótimo, e implica que é necessária a capacitação das pessoas envolvidas: os organizadores, voluntários, gestores e mesmo os caminhantes. Com mais informação e formação técnica, a expectativa é que novas trilhas ou aquelas que mereçam adequação, sejam implantadas ou melhoradas de modo a impactar de forma mínima o ambiente das regiões por onde passam.
Mirando neste público diverso, o ICMBio – Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade disponibiliza o Curso Fundamental de Trilhas Sustentáveis, organizado por Pablo Casella.

São previstas 30 aulas – com duração aproximada de 20 minutos cada uma – com acesso gratuito no canal do Youtube. A proposta inicial do curso seria presencial, o que foi impossibilitado pela pandemia.

Vamos lembrar que o ICMBio já produziu um Manual de Sinalização de Trilhas, que se encontra em versão atualizada, e está disponível online para download. O Manual é essencial para a devida implantação das trilhas e em breve terá versão em espanhol, pois pela qualidade e relevância de seu conteúdo, está sendo adotado por países vizinhos em seus sistemas de trilhas.

Acesse as aulas aqui.

Veja a primeira aula

Fontes

O Eco

◊ Imagem em destaque – Divulgação.

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter uma avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado. Sua colaboração é importante para que possamos continuar.