TURISMO DE NATUREZA  | BACIA DO SÃO FRANCISCO

REDAÇÃO | segunda-feira – 17 de agosto de 2020

Amanhã, dia 18, às 19:00 hs, a RBTLC – Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso apresentará ao vivo palestra de Pedro da Cunha e Menezes sobre trilhas de longo curso e a TLC Velho Chico

Da Foz até a Serra da Canastra, a TLC Velho Chico segue o secular caminho por onde passaram povos nativos e os europeus colonizadores. Cartografia Canoa de Tolda | Google Earth

Convite:

Palestra sobre a Rede Brasileira de Trilhas – Trilha Velho Chico

Organizador e Palestrante: Pedro da Cunha Menezes-Ex-Chefe do Parque Nacional da Tijuca, Diplomata de carreira e Conselheiro de ((O))Eco.

Data: Dia 18/08/2020, terça-feira às 19:00hs.

Clique no link cerca de cinco minutos antes do horário (transmissão pelo Google Meet): meet.google.com/xud-vwxg-orb

A Trilha Velho Chico

Lançada em 2018, durante a 1a. Oficina de Trilhas de Longo Curso do Baixo São Francisco – Módulo Sinalização, a TLC Velho Chico teve sinalizados, na sua abertura, cerca de 6 km de trajeto entre o povoado Ilha do Ferro e a Reserva Mato da Onça, em Pão de Açúcar, Alagoas, formado o trecho inicial do Caminho dos Canoeiros,  que consiste em 250 km entre a foz (na APA de Piaçabuçu, em Alagoas e a REBIO – Santa Izabel, em Sergipe), passando pela APA da Marituba (em Piaçabuçu, Feliz Deserto e Penedo, AL); RPPN Mato da Onça; Parque Municipal Pedra do Sino (Piranhas, AL); MONA Grota do Angico (Poço Redondo e Canindé de São Francisco, SE); chegando ao MONA – São Francisco (Piranhas, Delmiro Gouveia, AL; Paulo Afonso, BA e Canindé de São Francisco, SE).

Na poligonal da Reserva Mato da Onça temos cerca de mais 3 km já sinalizados.

Em seguida, foram também sinalizados também 8 km da Trilha dos Cânions, já dentro da poligonal do MONA – São Francisco.

A proposta é de que no futuro possamos chegar à nascente do Velho Chico, na Serra da Canastra, formando um total de quase 3.000 km.

Divulgação

Veja o vídeo onde Pedro Menezes explica a relevância da criação de trilhas de longo curso

Imagem em destaque – Foto: Daia Fausto | Canoa de Tolda; Dibulgação Site: RBTLC

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter uma avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado.

Tentamos fazer o melhor possível há 22 anos, expondo como aqui se vive, de fato; publicando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.

Por isso, para colaborar, faça uma doação. A Canoa de Tolda precisa navegar.