Via Rede InfoSãoFrancisco / quinta-feira – 26 de dezembro de 2019

As informações contidas em uma série histórica de vazões de um rio são importantes (sobretudo em rios com barramentos) para entender o quadro ambiental do presente e suas implicações, a partir de dados anteriores ao longo das diversas situações de variação de volume de água

Se você perguntar a alguém mais velho que vive na margem de um rio, quando ocorreram as grandes cheias ou secas na região, com certeza ele vai lembrar do ano e vai ter histórias incríveis para contar.

Seu Luiz Oliveira, da canoa Itamar, de Piaçabuçu, sabe exatamente “onde o rio batia”. Essa importante memória está a caminho da extinção. Foto | Canoa de Tolda

A pessoa irá te dizer, muito provavelmente, algo como “o rio bateu aqui nessa calçada ou ali, naquele pé de pau” ou irá te mostrar uma marca, um risco numa parede, numa árvore, com uma data ao lado: prática histórica tradicional de registro dos eventos, ainda encontrada em alguns locais do Baixo São Francisco.

Para saber em termos numéricos a quantidade de água relatada por essas pessoas e avaliar se foram as maiores cheias (entre as registradas), podemos conferir as chamadas Séries Históricas de Vazões desse rio e verificar, com precisão, a vazão do rio na data da cheia ou de estiagem cíclicas naquela região. Além disso podemos consultar em qual período do mês geralmente o rio tinha (ou deveria ter, considerando-se que no caso particular do São Francisco, regularizado a partir de Sobradinho em 1979, os ciclos naturais foram eliminados estando o regime de águas totalmente dominado pelas operações de barramentos e produção de energia) mais (vazões máximas) ou menos água (vazões mínimas).

Nas Séries Históricas de Vazões de um rio também poderemos obter dados que permitem interpretar o que aconteceu após mudanças no rio, por exemplo aquelas provocadas pelo homem, como a construção de barragens. Assim, podemos ter um diagnóstico de como tem sido a vida do rio com vazões controladas, “artificiais”.

ENTENDA COMO NOS LIVROS

Série Histórica de Vazões é uma sequência relativamente considerável de dados sobre a quantidade de água que passa por uma determinada seção transversal do rio, durante um período.

A quantidade de água, a vazão, é medida através de equipamentos que são instalados em Estações de Medição. Estas, de acordo com a importância do rio, dos trechos (pela presença ou não de barramentos ou áreas com vulnerabilidade de cheias) estão situadas em pontos estratégicos e, nos tempos atuais, permitem a chamada “gestão da água” a ser armazenada ou liberada pelas barragens.

Geralmente os cálculos das vazões são apresentados em m³/s (1000 litros/ segundo). Vazão é uma variável, geralmente representado pela letra “Q”.

Vazão (Q) = Velocidade da água (m/s) x Área transversal – total da seção do rio – (m²)

O cálculo é exemplificado na ilustração da figura abaixo:

Esquema simplificado do cálculo para a medição de vazão. Gráfico: CERJ | InfoSãoFrancisco

Veja a matéria na íntegra, com toda a documentação relacionada, continuando sua leitura no InfoSãoFrancisco.

Este artigo faz parte da integração e compartilhamento de conteúdos com o InfoSãoFrancisco.

Imagem em destaque – Composição- Imagem | InfoSãoFrancisco e Foto | Canoa de Tolda

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter sua avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado.Tentamos fazer o melhor possível há 21 anos, expondo como aqui se vive, de fato; publicando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.

Por isso, para colaborar, faça uma doação. A Canoa de Tolda não pode deixar de navegar.