Da primeira e marcante visão da canoa Luzitânia em dezembro de 1997, são vinte belos e essenciais anos de convivência com a embarcação símbolo do Patrimônio Naval do Baixo São Francisco.
Em maio de 2007, a Luzitânia arvorada, dá seus primeiros bordos, descendo até o Cabeço, na foz do São Francisco. Momento importante, como o início da retomada do espaço das navegações tradicionais no Baixo, das carreiras entre a praia e o sertão.
28 fotos
CARLOS EDUARDO RIBEIRO JUNIOR – org. / DAIANE FAUSTO DOS SANTOS – org. e tratamento imagens
Publicado em 08 de maio de 2020
Dezenas de anos sem que uma canoa se aventurasse por estas paisagens da praia, da pancada do mar. Era necessário, para a retomada das carreiras até o sertão, ter como marco inicial o Cabeço, para que a Luzitânia voltasse a percorrer integralmente todo o Baixo São Francisco.
Foto: Carlos E. Ribeiro Jr. | Canoa de Tolda
Desde o início da atuação da Sociedade Canoa de Tolda no Baixo São Francisco, estamos realizando o registro fotográfico das atividades da entidade e da vida ao longo das margens e da zona costeira da região. A partir de então, foi montado acervo que, atualmente, é composto por cerca de oitenta mil imagens produzidas unicamente pela Canoa de Tolda. Na mesma coletânea temos também inúmeras fotografias cedidas por colaboradores, parceiros ou ainda adquiridas em outras fontes.
Algumas imagens poderão parecer repetitivas e/ou recorrentes. Porém, são apresentadas pois fixaram momentos distintos e/ou significativos de uma situação, um caso.
Outras imagens podem ser conhecidas em nosso Acervo/Fotografia.
Nota – Algumas imagens mais antigas foram produzidas a partir de fotografias em suporte analógico, inclusive com problemas de revelação e ampliação e não tiveram, na época, digitalização adequada, comprometendo a qualidade do registro. Tais condições não ideais são particularmente observadas em fotografias em preto e branco, pelo fato de que, em Sergipe, na época das captações, o processamento do material não era facilmente realizado.
Ainda assim, optamos em apresentar as imagens, pelo valor documental sobre como se vive (ou vivia) ao longo do Baixo São Francisco.
Esse material, assim como todo o acervo de imagens da Canoa de Tolda, está em processo de recuperação, onde negativos e fotografias em suporte de papel estão sendo novamente escaneados, classificados e organizados para posterior disponibilização ao público.
Imagem em destaque no topo – Maio de 2007, a cano Luzitânia no Pela Pau, Cabeço, na foz do São Francisco. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr. | Canoa de Tolda
♦ O Projeto Luzitânia é uma iniciativa permanente da Sociedade Canoa de Tolda
♦ Artigos de autoria e opinião não refletem, obrigatoriamente, posições e opiniões da Canoa de Tolda, garantindo, no entanto, discussão mais saudável para a busca de um melhor panorama socioambiental