O MapSãoFrancisco é uma iniciativa da Canoa de Tolda e do InfoSãoFrancisco que se propõe a desenvolver projetos de mapeamento colaborativo em toda a bacia hidrográfica do rio São Francisco.

A cartografia pública disponibilizada pelo MapSãoFrancisco na plataforma OpenStreetMap buscará preencher a desatualização da cartografia oficial, uma vez que esta não representa de forma adequada a evolução do panorama socioambiental verificada ao longo do território do Velho Chico ao longo de várias décadas.

A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO E SUAS REGIÕES FISIOGRÁFICAS

COMO SURGIU

O projeto do MapSãoFrancisco foi originado em razão da precária representação cartográfica oficial da bacia hidrográfica do grande rio que, por diversas razões, não representa adequadamente dados/temas não só do interesse coletivo difuso das populações da região mas também do restante da nação. Mesmo que, no presente, tenhamos disponíveis as mais modernas geotecnologias e profusão de dados públicos que poderiam gerar uma consistente cartografia da bacia hidrográfica do Velho Chico, minuciosa, precisa e isenta, tal não ocorre: ainda não é satisfatória a resposta, da parte da gestão (municipal, estadual e federal) do território da bacia do Velho Chico na produção de melhores e tão necessários produtos.

Com este “vazio cartográfico”, forma-se um quadro que não contribui para melhores gestão e aplicação de políticas públicas para o território sanfranciscano. Os organizadores do MapSãoFrancisco entendem como urgente a visibilidade e inclusão de diversos elementos estratégicos e/ou de alta prioridade em bases cartográficas públicas que permitam a adequada percepção e análise, pela sociedade brasileira, das realidades locais fortemente afetadas por aquelas globais.

Para implantar o projeto foi realizado contato com HOT – Humanitarian OpenStreetMap Team que acolheu a proposta da iniciativa, possibilitando o acesso à ferramenta Tasking Manager (de gerenciamento de projetos de mapeamento remoto colaborativo).

No dia 3 de novembro de 2021 ocorreu, através de videoconferência com o HOT, a primeira capacitação de uso do Tasking Manager permitindo a elaboração de projetos na plataforma mundial.

OBJETIVOS

Realizar o mapeamento de elementos, dados, quadros e temas não existentes na cartografia oficial da bacia hidrográfica do rio São Francisco.

Possibilitar a organização e mobilização da sociedade civil, de posse dos produtos realizados pelo MAPSÃOFRANCISCO, por políticas públicas inclusivas.

Possibilitar ações de prevenção e resposta a eventos extremos que coloquem em vulnerabilidade e risco populações e patrimônio natural na bacia do Velho Chico.

CENÁRIOS

É importante mencionar também que a idealização do MapSãoFrancisco também considerou o cenário de um planeta vulnerabilizado pela Crise Climática. Nele, é essencial que tenhamos, sobretudo para populações e ecossistemas em vulnerabilidade/risco, cartografias preventivas que possibilitariam a adoção de programas de enfrentamento e resposta a situações extremas.

CARACTERÍSTICAS

As atividades do projeto são colaborativas de modo a possibilitar o acolhimento de contribuições dos parceiros e voluntários para a criação e realização de sub-projetos regionais.

Todos os projetos do MapSãoFrancisco são realizados na plataforma OpenStreetMap, de forma colaborativa e em rede formada por equipes de gestores, mapeadores e validadores das atividades de mapeamento.

Todos os projetos que tenham suas tarefas validadas terão, imediatamente, seus produtos (elementos mapeados) publicados e disponíveis mundialmente na plataforma OpenStreetMap, possibilitando seu uso pela sociedade em geral, organizações civis e gestores públicos.

COOPERAÇÕES

O MapSãoFrancisco é possível graças à cooperação com o HOT – Humanitarian OpenStreetMap Team, organização mundial que é referência mundial em projetos de mapeamento coletivo em todos os continentes. As iniciativas do HOT são utilizadas por organismos tais como a ONU – Organização as Nações Unidas, Cruz Vermelha Internacional e o Banco Mundial, além de órgãos governamentais de diversos países.

A cooperação com o HOT possibilita o acesso à ferramental, sistemas e treinamentos desenvolvidos especificamente para projetos de mapeamento colaborativo.

Também apoia o desenvolvimento e aplicação do MapSãoFrancisco na região fisiográfica do Baixo São Francisco a UFAL – Universidade Federal de Alagoas, através de seu curso de Engenharia de Pesca, em Penedo, Alagoas.

O MapSãoFrancisco é uma iniciativa aberta a cooperações com instituições de ensino e pesquisa, organizações da sociedade civil e coletivos sociais que tenham interesses comuns com os objetivos do projeto.

PROJETOS

BAIXO SÃO FRANCISCO 

MPSF/BSF-001MAPEAMENTO DE LAGOAS E VÁRZEAS MARGINAIS DO BAIXO SÃO FRANCISCO

Ausentes da cartografia oficial do presente, as lagoas e pequenas várzeas marginais do Baixo São Francisco são elementos indispensáveis em qualquer (e urgente) discussão sobre vazões ambientais, pacto das águas e revitalização do Velho Chico. Sem água nas lagoas não há como recuperar a biodiversidade e minimizar os impactos socioambientais de mais de quarenta anos de regularização.

O projeto Mapeamento de Lagoas e Várzeas do Baixo São Francisco objetiva mapear as lagoas e várzeas marginais em ambas as margens do trecho baixo do rio São Francisco (estados de Alagoas e Sergipe) a fim de fornecer informações geoespaciais precisas.

Pela dimensão da região a ser mapeada, cerca de 180 km lineares (em ambas as margens, de Alagoas e Sergipe) a jusante da UHE Xingó e indo até a foz do rio São Francisco, a iniciativa foi dividida em três áreas possibilitando melhores gerenciamento e resultados. São elas:

a) Área 01 – da Boca do Saco (municípios de Pão de Açúcar, AL e Poço Redondo, SE) até Barra do Ipanema, AL and Ilha do Ouro, SE.

b) Área 02 – de Barra do Ipanema, AL and Ilha do Ouro, SE, até Porto Real do Colégio, AL e Propriá, SE.

c) Área 03 – do Porto Real do Colégio, AL e Propriá, SE, até a foz do rio São Francisco.

A iniciativa é colaborativa, aberta a pessoas voluntárias com conhecimento básico de edição no OpenStreetMap. Para colaborar com o mapeamento das lagoas e várzeas marginais no Baixo São Francisco, basta acessar um dos projetos e seguir as instruções.

O projeto Mapeamento de Lagoas e Várzeas do Baixo São Francisco é realizado através de cooperação técnica com o HOT – OpenStreetMap Team; com o curso de Engenharia de Pesca da UFAL – Universidade Federal de Alagoas em Penedo e o IMAP – Laboratório de Investigação e Manejo da Pesca, na UFAL em Penedo.

UMA INICIATIVA

COOPERAÇÃO TÉCNICA