Alagoas

Estado de Alagoas

O termo “Alagoas” é referente à quantidade de lagos existentes na região, ao redor de rios que banham o estado.  No início do século XVI, a região do atual estado foi invadida pelos piratas franceses.

Foi retomada pelos portugueses em 1535, por Duarte Coelho Pereira, donatário da capitania de Pernambuco, Duarte Coelho foi responsável pelo plantio de cana-de-açúcar naquela região do nordeste e pela construção de engenhos.

Os primeiros povoados sucederam-se a partir de três grupamentos iniciais: Penedo, Porto Calvo e Alagoas (atual região da cidade de Marechal Deodoro).

A região de Alagoas foi colonizada entre os dois principais polos de produção de açúcar do nordeste: Pernambuco e Bahia; além do açúcar, Alagoas também desenvolveu a criação do gado.

No ano de 1630, Pernambuco e uma área pertencente à atual Alagoas foram invadidos pelos holandeses, que permaneceram até 1645, após a retomada pelos portugueses. No ano de 1706, Alagoas passou à condição de comarca; em 1730, já possuía mais de cinquenta engenhos.

Alagoas tornou-se capitania somente em 1817. Em 1839, a sede do governo local foi transferida de Marechal Deodoro para Maceió. E, em 11 de junho de 1891, foi assinada a Primeira Constituição do Estado na era republicana.

Alagoas, em 1630, foi cenário da maior revolta de escravos da História do Brasil, sendo a sede do Quilombo dos Palmares chefiada por Zumbi, o quilombo chegou a ter uma população de 30.000 habitantes que viviam em várias aldeias, possuíam atividades econômicas como o milho, o feijão, a mandioca, a batata-doce e a cana-de-açúcar.

O quilombo resistiu 65 anos, sendo destruído por Domingos Jorge Velho em 1694, e seu líder, Zumbi, morto no ano seguinte. Antes da resistência dos escravos fugidos , os colonizadores já haviam enfrentado a hostilidade de tribos indígenas, como a dos caetés.

Antes de ser elevada à categoria de capitania, Alagoas era uma região e, por um tempo, uma comarca, subordinada ao governo local da capitania de Pernambuco. A sua independência ocorreu devido a uma represália do governo central do Vice-Reino à rebelião da Revolta Pernambucana.  Em 1822, depois da independência do Brasil, Alagoas tornou-se província e, em 1839, Maceió é escolhida a nova capital.

Fontes

IBGE 

Wikipédia

Conheça mais sobre os municípios ribeirinhos de Alagoas, clicando em cada nome abaixo (a partir da UHE Xingó para a foz):

Piranhas

Pão de Açúcar

Belo Monte

Traipu

São Brás

Igreja Nova

Penedo

Piaçabuçu

Imagem do topo – Manguezais na foz, Piaçabuçu, AL – Acervo Canoa de Tolda

LEIA TAMBÉM