Com novo sistema, o InfoSãoFrancisco tem sua primeira primeira grande atualização desde o seu lançamento, em 2019.

É com muita satisfação que apresentamos a nova versão de nosso sítio de geojornalismo InfoSãoFrancisco, significando mais uma etapa em busca de mais qualidade na apresentação de seus conteúdos relacionados ao panorama socioambiental da bacia hidrográfica do rio São Francisco.

Lançado em 2019 durante a 1ª. Oficina de Geojornalismo Cidadão do Baixo São Francisco, o InfoSãoFrancisco trouxe para bacia do Velho Chico um veículo de jornalismo de dados e cartografia inteiramente dedicado às complexas questões socioambientais do grande rio. O projeto do site é uma iniciativa prioritária da Canoa de Tolda, tendo como inquestionável referência o site InfoAmazonia que há vários anos desempenha papel relevante na apresentação da realidade amazônica.

Desde então, o InfoSãoFrancisco vem obtendo mais espaço como uma das principais fontes alternativas de notícias exclusivas sobre o São Francisco cujas matérias são apresentadas com alguns elementos característicos: dados, informações documentais disponíveis para descarregamento, gráficos e cartografia dedicada, algo não corriqueiro na mídia tradicional. Outra característica interessante dos conteúdos do InfoSãoFrancisco é o fato serem todos georefenciados, podendo ser localizadas sobre o mapa da bacia hidrográfica com suas regiões fisiográficas.

Nos diversos mapas temáticos do INFOSÃOFRANCISCO, como o da bacia hidrográfica do Velho Chico, estão as notícias marcadas e acessíveis, podendo ser integrados (o uso é público) a outras plataformas. Cartografia: Carlos E. Ribeiro/INFOSÃOFRANCISCO.

O InfoSãoFrancisco que passa a ser disponibilizado a partir de agora contará com um novo sistema, mais dinâmico, com mais recursos, que é o JEO. Esta ferramenta é o fruto de mais uma iniciativa da EJN – Earth Journalism Network na disponibilização de plataformas abertas para geojornalismo socioambiental em diversas partes do mundo (a EJN criou e mantém diversos sítios de geojornalismo como o InfoAmazonia, MekongEye, Pasifika, dentre os principais).

O novo JEO é direcionado basicamente para veículos de comunicação de pequeno e médio portes possibilitando extrema flexibilidade na organização e apresentação dos conteúdos e sua integração com os mapas temáticos criados para a vinculação das matérias. O sistema foi desenvolvido pela brasileira HackLab e, a partir da cooperação estabelecida em 2019 com o InfoAmazonia, foi possível a transferência do sistema para o InfoSãoFrancisco.

Mesmo com inúmeras dificuldades advindas da pandemia, além das orçamentárias, nossa equipe ao longo dos últimos meses fez o melhor de si, coletiva e individualmente, para proporcionar ao Velho Chico um veículo de comunicação à altura da desafiadora necessidade de suprir o vazio de informações.

São nossos parceiros no projeto, a sergipana BarukSoft, que vem desenvolvendo nossos sites e seus sistemas há vários anos e o InfoAmazonia que fomentou a criação do InfoSãoFrancisco. Também contamos com a providencial cooperação da HackLab, como desenvolvedora do sistema, para as derradeiras revisões do site.

A perspectiva é de que o resultado contribua para a melhoria do conhecimento, entendimento e mais engajamento para uma melhor vida na na bacia do Velho Chico.

A Redação

Clique na imagem ou aqui e acesse o INFOSÃOFRANCISCO.

◊ Imagem em destaque – Na RPPN Mato da Onça. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr./Canoa de Tolda

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter uma avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado. Sua colaboração é importante para que possamos continuar.