OPERAÇÃO DE BARRAMENTOS | VAZÕES UHE SOBRADINHO E UHE XINGÓ

REDAÇÃO via INFOSÃOFRANCISCO | terça-feira – 03 novembro de 2020

CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco emite novo comunicado sobre mais uma elevação das vazões para a UHE Sobradinho, enquanto a UHE Xingó manterá o padrão atual

Ao final desta tarde (3), a CHESF divulgou a Carta Circular SOO 038/2020 (ver abaixo) onde comunica novas vazões defluentes para a UHE Sobradinho e com observações sobre as operações da UHE Xingó.

O Baixo São Francisco afetado pelas operações da UHE Xingó. Cartografia: InfoSãoFrancisco

Segundo a CHESF, as vazões serão elevadas em Sobradinho por determinação do ONS – Operador Nacional do Sistema conforme apresentado na Reunião de Acompanhamento do Sistema Hídrico do rio São Francisco organizada pela ANA – Agência Nacional de Águas, ocorrida no último dia 27. As manobras serão, sempre de acordo com a CHESF, para manter o nível do reservatório da UHE Itaparica.

Com o novo modelo de operações as vazões defluentes nos Sub Médio e Baixo São Francisco:

UHE Sobradinho (Sub-médio São Francisco): no próximo dia 05/11/2020 passará de 2.600 m³/s para 2.900 m³/s.

UHE Xingó (Baixo São Francisco) – será mantida “na faixa” de 2.300 m³/s com possibilidade de elevação até 2.500 m³/s.

Veja abaixo a Carta Circular SOO 038/2020

Reprodução – CHESF

550 m³/s! VAZÃO MÍNIMA AUTORIZADA PELO IBAMA [ainda] EM VIGOR NO BAIXO SÃO FRANCISCO

Vamos insistir:

Sob o silêncio de todos os entes da gestão, municípios, estados e da sociedade do Baixo São Francisco, Xingó segue operando com a Autorização Especial 012/2017 que permite a vazão mínima de 550 m³/s (valor abaixo dos 1.300 m³/s estabelecidos pelo Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco).

A manutenção ad eternum da autorização, quando a ANA define e estação como normal, é um precedente danoso para com o já precário processo de licenciamento de operações de barramentos, colocando em risco, pela temerária situação, não apenas o São Francisco, mas todos os demais rios brasileiros que tenham barramentos em suas bacias.

◊ Imagem em destaque – O alto sertão do Baixo São Francisco. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr/Canoa de Tolda

Este artigo faz parte da integração e compartilhamento de conteúdos com o InfoSãoFrancisco.

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter uma avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado. Sua colaboração é importante para que possamos continuar.