UNIDADES DE CONSERVAÇÃO | CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

REDAÇÃO | sábado – 17 de outubro de 2020

No próximo domingo, 18, dezenas de Unidades de Conservação em todo o Brasil realizarão, simultaneamente, atividades (seguindo os protocolos sanitários para o enfrentamento da Covid 19) de promoção de nosso patrimônio natural através da campanha Um dia No Parque, dentre elas, a Reserva Mato da Onça 

Nesta edição do evento a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso convocou 40 UCs – Unidades de Conservação que contam com trilhas em seus territórios para que, através de mobilização e organização de coletivo voluntário, ocorram manutenções, sinalizações, limpezas e outras atividades (somente as permitidas dentro dos protocolos de segurança referentes à Covid19) de modo a preparar os caminhos para uma gradativa abertura no futuro.

A Reserva Mato da Onça no alto sertão alagoano, uma das seis Unidades de Conservação às margens do São Francisco, participará do Dia No Parque com limpeza e adequação de sinalização do segmento do Caminho dos Canoeiros (trecho da Trilha de Longo Curso Velho Chico) que corta a UC. Mesmo permanecendo fechada para visitações e atividades externas desde março, tendo apenas duas pessoas encarregadas de sua guarda e manutenção, a programação para o Dia No Parque está confirmada.

A Reserva Mato da Onça, no Baixo São Francisco. Cartografia: InfoSãoFrancisco

A Trilha de Longo Curso Velho Chico

A TLC Velho Chico foi lançada em 2018, durante a 1ª. Oficina de Trilhas de Longo Curso do Baixo São Francisco – Módulo Sinalização. A iniciativa partiu da possibilidade de uso do secular caminho que parte da foz do rio São Francisco, por ambas as margens, seguindo por cerca de 2.800 km até as nascentes, na serra da Canastra, em Minas Gerais.

Na ocasião do lançamento da TLC Velho Chico foram sinalizados 6,2 km entre o povoado Ilha do Ferro e a RMO – Reserva Mato da Onça, e Pão de Açúcar, alto sertão de Alagoas, formando o primeiro trecho do Caminho dos Canoeiros, o segmento da Velho Chico no Baixo São Francisco.

Mais acima, a partir de Piranhas e Delmiro Gouveia, sempre em Alagoas, há o trecho Caminho dos Cânions, com aproximadamente 8 km de trilhas devidamente sinalizados.

Na Reserva Mato da Onça o Caminho dos Canoeiros conta com cerca de 3 km sinalizados e em processo de manutenção para quando houver a possibilidade de abertura da UC.

Campanha Um Dia no Parque chama brasileiros para frequentarem áreas verdes protegidas

Objetivo é levar pessoas a Unidades de Conservação para lazer, educação ambiental e conscientização

O Brasil é o país com a maior biodiversidade do planeta, e cerca de 2.500 Unidades de Conservação (UCs) ajudam a proteger este patrimônio. Porém, com exceção de parques mais conhecidos, como os Parques Nacionais da Tijuca, Iguaçu, Chapada Diamantina, Chapada dos Guimarães e Fernando de Noronha, a maior parte é pouco frequentada pela população. A campanha Um Dia no Parque quer mudar esta realidade e levar os brasileiros para os parques nacionais no dia 21 de julho. Clique aqui para mais informações sobre a campanha.

Idealizada pela Rede Pró UC em parceria com a Coalizão Pró-Unidades de Conservação, e inspirada pelo Park Day, dos Estados Unidos, quando americanos se dirigem aos parques para acampar, fazer trilhas, observar pássaros, estrelas e aproveitar os parques nacionais, a campanha Um Dia no Parque tem o objetivo de mostrar às pessoas que perto delas provavelmente há uma Unidade de Conservação (UC), e que ali é possível praticar diferentes atividades, tanto sozinho como em grupo.

“Queremos mostrar que o meio ambiente está mais perto do que as pessoas imaginam. Você não precisa viajar ao outro extremo do país para apreciar a natureza. Valorizar parques e reservas é reconhecer a importância das áreas verdes protegidas para nossas vidas”, afirma a bióloga da Fundação SOS Mata Atlântica, Erika Guimarães, gerente de Áreas Protegidas.

Além de levar as pessoas às Unidades de Conservação para lazer, a campanha quer mostrar ao público a importância destas áreas para a qualidade de vida também nas cidades, já que as UCs são responsáveis por cerca de 35% da água consumida no Brasil.

Uma pesquisa realizada em 2014 pelo WWF-Brasil mostrou que a riqueza natural do Brasil é o maior orgulho de 58% dos brasileiros. A mesma pesquisa mostrou que 80% considera que a natureza não está protegida.

A data foi escolhida por ser próxima ao aniversário do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), a Lei que rege as Unidades de Conservação, criada em 2000. De acordo com Angela Kuczach, diretora-executiva da Rede Pró UC, “este é um projeto de longo prazo. Nosso objetivo é criar uma cultura de reconhecimento e valorização das Unidades de Conservação pela população brasileira. Então, assim como temos dias de conscientização e celebração, queremos estabelecer uma data para incentivar a visitação às Unidades de Conservação no Brasil”.

A categoria “parques” foi a escolhida por ser a de mais fácil reconhecimento pela população, mas todas as categorias de Unidades de Conservação são contempladas na campanha.

Potencial turístico

O Brasil tem um potencial turístico inexplorado. Um estudo publicado pelo Fórum Econômico Mundial em 2017 mostrou que, em uma lista de 136 países, o Brasil é o primeiro em potencial de recursos. Porém, esta riqueza não é usada para atrair visitantes. Os parques nacionais dos Estados Unidos, país em décimo lugar no mesmo item da lista, atraem anualmente cerca de 300 milhões de visitantes, arrecadam 17 bilhões de Dólares e geram 306 mil empregos. A Espanha, com uma população de 46,5 milhões, levou aos parques nacionais cerca de 15 milhões de visitantes. Já no Brasil, atraíram 10,7 milhões de visitantes em 2017.

Coalizão Pró-Unidades de Conservação

A Coalizão Pró-Unidades de Conservação é um grupo de instituições que se propõe a congregar empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação da Natureza. Fazem parte da Coalizão: Rede Pró UC, Fundação SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional – CI Brasil, Fundação Grupo Boticário, Imaflora, Instituto Semeia, WWF-Brasil, The Nature Conservacy – TNC Brasil e Imazon.

◊ Imagem em destaque – Na Reserva Mato da Onça. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr | Canoa de Tolda

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter uma avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado. Sua colaboração é importante para que possamos continuar.