BAIXO SÃO FRANCISCO | OPERAÇÕES DE BARRAMENTOS

REDAÇÃO VIA INFOSÃOFRANCISCO | quinta-feira – 03 de setembro de 2020

Comunicado da CHESF anuncia manutenção das vazões médias de 1.300 m³/s para o Baixo São Francisco, enquanto Sobradinho tem sua vazão elevada para 1.500 m³/s

Em comunicado realizado através da Carta Circular SOO/032-2020 (ver abaixo) a CHESF anunciou, para o mês de setembro, a manutenção das vazões defluentes da UHE Xingó com a média de 1.300 m³/s (hum mil e trezentos metros cúbicos por segundo), sendo que a vazão mínima será de 1.100 m³/s (valor abaixo dos 1.300 m³/s estabelecidos pelo  Plano da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realizado pelo CBHSF – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco).

Por sua vez, Sobradinho, com o objetivo de enchimento de Itaparica, terá aumento para 1.500 m³/s.

Vazão mínima de 550 m³/s em vigor

Deve ser mencionado que as operações de Xingó estão, ainda, sendo realizadas com a Autorização Especial IBAMA 012/2017 que permite a vazão mínima de 550 m³/s. A manutenção ad eternum da autorização, quando a ANA define e estação como normal, é um precedente extremamente danoso para com o já precário processo de licenciamento de operações de barramentos, colocando em risco, pela temerária situação, não apenas o São Francisco, mas todos os demais rios brasileiros que tenham barramentos em suas bacias.

O Baixo São Francisco afetado pelas operações de Sobradinho/Xingó. Cartografia – InfoSãoFracisco

Carta Circular SOO-032/2020 (01/09/2020)

Fontes

CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco

◊ Imagem em destaque – O Baixo São Francisco a montante da Reserva Mato da Onça. Foto: Estúdio Cisco

Este artigo faz parte da integração e compartilhamento de conteúdos com o InfoSãoFrancisco.

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter uma avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado. Sua colaboração é importante para que possamos continuar.