Via Redação / sábado – 21 de dezembro de 2019

Publicação reúne parte dos aprendizados em Turismo de Base Comunitária (TBC) de 13
unidades de conservação federais.

A publicação Turismo de Base Comunitária em Unidades de Conservação Federais: Caderno de Experiências reúne parte dos aprendizados de 13 Unidades de Conservação (UC) federais com iniciativas de turismo de base comunitária (TBC).

Imagem | ICMBio

Das experiências, nove foram apoiadas pelo edital de Chamada de Propostas para Fortalecimento de Iniciativas de Turismo de Base Comunitária (PNUD BRA 08/023).

O texto aborda elementos teóricos sobre o tema e traz um pequeno guia com informações sobre as oportunidades de TBC existentes nos territórios protegidos pelas UCs. O material publicado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) tem o objetivo de dar visibilidade às ações coletivas, engajadas e criativas de turismo empreendidas em bases sustentáveis, constituindo-se um referencial para as UCs e comunidades que desejam iniciar ou aprimorar iniciativas de TBC.

O TBC pode ser uma oportunidade para que os visitantes conheçam outros elementos que compõem as paisagens das UCs, como a história, os saberes e os conhecimentos dos povos locais. Ao mesmo tempo, a atividade pode contribuir efetivamente para a salvaguarda das referências culturais das comunidades, gerar renda, fortalecer as organizações comunitárias, o protagonismo local e a própria gestão das UCs.

Estas são algumas das questões discutidas no caderno, a partir das experiências concretas de 13 unidades de conservação que possuem iniciativas de TBC. O material traz os aprendizados de comunitários e gestores públicos com o tema e faz parte de um conjunto de ações que o ICMBio vem adotando desde 2011 para fortalecer o TBC nas UCs federais, diversificar as oportunidades de uso público, e contribuir para o desenvolvimento socioambiental das comunidades locais.

Essas ações vêm como uma resposta à demanda crescente de gestores e comunitários sobre o tema. As iniciativas de TBC já estão presentes em 72 UCs federais.

Acesse aqui e conheça a publicação

Fontes – ICMBio – Instituto Chico Mendes da Biodiversidade

Imagem em destaque – ICMBio

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter sua avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado.

Tentamos fazer o melhor possível há 21 anos, expondo como aqui se vive, de fato; publicando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.

Por isso, para colaborar, faça uma doação. A Canoa de Tolda não pode deixar de navegar.