Via Redação

sábado – 03 de agosto de 2019

Publicação do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, tenta analisar a questão da revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco através do histórico de suas ocupações e usos, consequências ambientais e as implicações econômicas e sociais do programa de recuperação

O IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, vinculado ao ME – Ministério da Economia, acaba de lançar a publicação Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – Histórico, Diagnóstico e Desafios.

Publicação recente do IPEA tenta contribuir para a uma discussão da nunca realizada recuperação da bacia do São Francisco. Imagem | IPEA

Segundo o IPEA, o livro de César Nunes de Castro e Caroline Nascimento Pereira lança um importante olhar para inúmeros aspectos relacionados a tal temática. Os autores se propõem, num primeiro momento, a abordar o Programa de Revitalização da BHSF a partir de um panorama abrangente que englobe o histórico da ocupação humana do vale do São Francisco e suas consequências ambientais (especialmente a partir do século XX), o histórico do ideal de se revitalizar o rio São Francisco, um diagnóstico ambiental e outro socioeconômico da BHSF e cenários multivariados para a bacia.

Num segundo conjunto de capítulos, os autores analisam a revitalização do ponto de vista do programa propriamente dito, em suas diversas iterações. Tais capítulos contribuem para o debate sobre seu conteúdo e seus desafios. São realizadas, também, discussões sobre as ações e as estratégias prioritárias, bem como a problematização dos obstáculos para a atuação governamental correlatos ao programa – em particular, os temas de governança e financiamento.

Em 2017 os autores já haviam publicado um artigo, Revitalização do Rio São Francisco, no Boletim Regional, Urbano e Ambiental, do IPEA, sobre o mesmo tema.

Imagem em destaque – Capa da Publicação IPEA – fragmento.

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter sua avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado.

Tentamos fazer o melhor possível há 21 anos, expondo como aqui se vive, de fato; publicando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.

Por isso, para colaborar, faça uma doação. A Canoa de Tolda não pode deixar de navegar.