Via Redação

quarta-feira – 31 de julho de 2019

As duas únicas unidades produtoras exclusivas de mudas de semiárido no Baixo São Francisco, apesar de capacidade e modelos de produção diferenciados, mostram que é possível cooperação que contribua para a conservação das caatingas da região.

Prossegue a cooperação do Viveiro de Mudas Florestais da CHESF em Piranhas (conhecido na região como Sementeira de Xingó) com a Canoa de Tolda, parceria iniciada ainda em 1999/2000, quando foram obtidas as primeiras mudas para ações de reflorestamento no Mato da Onça e comunidades vizinhas.

Mudas são embarcadas na Sementeira de Xingó para complementar o banco de DNA na Reserva Mato da Onça. Foto | Canoa de Tolda © 2019

A produção do Viveiro da RMO – Reserva Mato da Onça entra em nova fase, já com as primeiras semeaduras nas novas instalações prevendo o primeiro lote de mudas finalizadas até o final do ano e início de 2019. Porém, a atual estrutura (recursos humanos, físicos e financeiros) ainda não possibilita a logística para a coleta de sementes de tão grande variedade de espécies como é o caso da Sementeira de Xingó, estabelecida desde os anos 90 do século passado.

Para compensar a deficiência, ao menos temporariamente, e manter a proposta de diversidade de espécies com DNA a ter conservação garantida na UC – Unidade de Conservação, temos tido apoio da Sementeira com o aporte de sementes e mudas de espécies ainda não produzida por nós.

Em contrapartida, a produção do Viveiro da Reserva é alternativa complementar à produção da Sementeira. No caso particular da RMO, onde as ações são determinadas pelo Programa Caatingas – Meta 2035 (até a conclusão do Plano de Manejo da RMO, quando o Caatingas – M2035 será incorporado ao plano geral de gestão da Reserva), o foco da produção é amplo e abrange desde espécies de plantas de pequeno porte, como os lírios da caatinga, lianas (cipós), cactáceas variadas, fruteiras nativas ripárias às espécies arbustivas e arbóreas de grande porte.

Visitar a Sementeira é sempre um grande prazer. O local atrai turistas, estudantes e pessoas interessadas em flora das caatingas. Foto | Canoa de Tolda

Pela necessidade de agregarmos mais variedades de espécies aos plantios em curso, no início desta semana ocorreu mais um recebimento de lote de mudas variadas que, sendo mantidas as condições meteorológicas favoráveis desde o início de junho passado, serão plantadas nas zonas prioritárias determinadas pelo Programa Caatingas – Meta 2035.

◊ Os plantios de restauro na RMO – Reserva Mato da Onça, estão sendos realizados com suporte do Projeto Opará – Águas do Rio São Francisco, uma cooperação da Canoa de Tolda com a UFS – Universidade Federal de Sergipe, através do Petrobras Socioambiental.

Imagem em destaque – A organização da Sementeira é notável. Foto | Canoa de Tolda © 2019

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter sua avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado.

Tentamos fazer o melhor possível há 21 anos, expondo como aqui se vive, de fato; publicando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.

Por isso, para colaborar, faça uma doação. A Canoa de Tolda não pode deixar de navegar.