Rede InfoSãoFrancisco/ Sexta feira – 17 de maio de 2019
Mantendo precisão em sua constante atualização, o banco de dados mundiais da ONU – Organização das Nações Unidas referente às Unidades de Conservação, conta a Reserva Mato da Onça em sua listagem, estimulando o esforço para sua consolidação e as ações voltadas para a conservação da biodiversidade do semiárido do Baixo São Francisco.
A ONU- Organização das Nações Unidas, há 60 anos, completados em 30 de abril, vem mantendo o mais completo banco de dados (WDPA – World Database of Protected Areas) com todas as UC – Unidades de Conservação no mundo através de seu Centro Mundial de Monitoramento da Conservação – ONU Meio Ambiente.
As informações podem ser obtidas na plataforma Planeta Protegido (Protected Planet) onde são encontradas praticamente todas as UCs do mundo.
Dentre este extenso universo de informações, está corretamente listada com seus dados, sob o ID 555636492, a RMO – Reserva Mato da Onça. uma das seis UCs às margens do São Francisco em seu trecho baixo.
A inserção da RMO no banco de dados da ONU é estimulante e indica que, independente do local, de seu tamanho, toda iniciativa voltada para a conservação da biodiversidade é relevante.
Imagem do topo – Protected Planet
Você está acompanhando os conteúdos disponibilizados pela Canoa de Tolda e já deve ter sua avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado.
Tentamos fazer o melhor possível há 21 anos, divulgando como aqui se vive, de fato; apresentando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.
Por isso, para colaborar, faça sua doação. A Canoa de Tolda não pode deixar de navegar.