Rede InfoSãoFrancisco/ Sexta feira – 17 de maio de 2019

Mantendo precisão em sua constante atualização, o banco de dados mundiais da ONU – Organização das Nações Unidas referente às Unidades de Conservação, conta a Reserva Mato da Onça em sua listagem, estimulando o esforço para sua consolidação e as ações voltadas para a conservação da biodiversidade do semiárido do Baixo São Francisco.

A ONU- Organização das Nações Unidas, há 60 anos, completados em 30 de abril, vem mantendo o mais completo banco de dados (WDPA – World Database of Protected Areas) com todas as UC – Unidades de Conservação no mundo através de seu Centro Mundial de Monitoramento da Conservação – ONU Meio Ambiente.

As informações podem ser obtidas na plataforma Planeta Protegido (Protected Planet) onde são encontradas praticamente todas as UCs do mundo.

Na plataforma Protected Planet, da ONU – Meio Ambiente, dentre as UCs do Baixo são Francisco, a Reserva Mato da Onça. Imagem | Protected Planet | ONU.

Dentre este extenso universo de informações, está corretamente listada com seus dados, sob o ID 555636492, a RMO – Reserva Mato da Onça. uma das seis UCs às margens do São Francisco em seu trecho baixo.

A inserção da RMO no banco de dados da ONU é estimulante e indica que, independente do local, de seu tamanho, toda iniciativa voltada para a conservação da biodiversidade é relevante.

Imagem do topo – Protected Planet

Você está acompanhando os conteúdos disponibilizados pela Canoa de Tolda e já deve ter sua avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado.

Tentamos fazer o melhor possível há 21 anos, divulgando como aqui se vive, de fato; apresentando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.

Por isso, para colaborar, faça sua doação. A Canoa de Tolda não pode deixar de navegar.