A Redação – Rede InfoSãoFrancisco

Sexta feira – 30 de abril de 2019

Resolução da ANA – Agência Nacional de Águas sacramenta o modelo de São Francisco idealizado pelo setor elétrico e condena o Baixo São Francisco e sua região costeira a futuro onde o fim do rio, sim, é algo mais próximo.

Hoje, em reunião por vídeo organizada pela ANA – Agência Nacional de Águas, em Brasília, foi anunciada a validação da resolução ANA – 2081/2017 que entrará em vigor amanhã, 1º. de maio.

Com a resolução, a ANA impõe ao São Francisco nova vazão mínima a jusante de Sobradinho, 700 m³/s (setecentos metros cúbicos por segundo), invalidando o valor de 1.300 m³/s (hum mil e trezentos metros cúbicos por segundo) estabelecidos pelo Plano de Bacia Hidrográfica elaborado (e atualizado em 2016) pelo CBHSF – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

A partir de amanhã o modelo de rio idealizado pelo setor elétrico em 2008 (veja artigo Água Dominada: 700 m³/s, vazão meta do setor elétrico ) está consolidado, com o apoio das instâncias gestoras das águas do São Francisco, inclusive de órgãos que têm a missão precípua de sua defesa como ente do patrimônio natural brasileiro.

Para a população do Baixo São Francisco, que exporta as riquezas ao preço de passivo monumental, a água remanescente da segurança hídrica . Imagem | Canoa de Tolda

É a consagração da visão dos gestores, que pilotam os destinos do rio: o Baixo São Francisco, com suas populações, em particular as difusas, e seus ecossistemas aquáticos e ripários está, formalmente – não sendo suficientes os quarenta anos de passivo socioambiental da regularização imposta com a construção da barragem de Sobradinho – condenado a um futuro nada favorável onde os conflitos pelo uso da água – cujos acesso e qualidade para consumo humano estão seriamente comprometidos – deverão se acirrar. É o que podemos esperar.

Mais uma vez decisões de grande impacto na vida de uma minoria de milhares e milhares de pessoas, foram tomadas de modo impositivo, não participativo.

Imagem do topo – Sob temporal, navegando na região da foz – Imagem | Canoa de Tolda

DOCUMENTAÇÃO RELACIONADA

Ofício-circular da ANA – Entrada em vigor da resolução 2081/2017

Apresentação da ANA – Resolução 2081/2017

Avaliação das Condições Hidrológicas e Armazenamento – São Fco. – até nov 2019 – 30/04/2019

Você está acompanhando os conteúdos disponibilizados pela Canoa de Tolda e já deve ter sua avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real e não o oficial.

Tentamos fazer o melhor possível há 21 anos, divulgando como aqui se vive, de fato; apresentando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.

Por isso, para colaborar, faça sua doação. A Canoa de Tolda não pode deixar de navegar.