Da primeira e marcante visão da canoa Luzitânia em dezembro de 1997, são vinte essenciais anos de convivência com a embarcação símbolo do Patrimônio Naval do Baixo São Francisco.
Esta matéria abre uma série de foto reportagens que apresentarão um pouco da história da canoa Luzitânia e o seu envolvimento com a Sociedade Canoa de Tolda. Ao ser tomada a decisão de adquiri-la e realizar seu restauro, ainda que com a perspectiva de grandes dificuldades de porte
Carlos Eduardo Ribeiro Junior
Publicado em 3 de dezembro 2018
Naquele ano a Luzitânia permanecia sob a responsabilidade do piloto de anos, Abel Aleijado. Seu porto de referência era o Mato da Onça, povoado a montante de Pão de Açúcar, no sertão de Alagoas. Não fosse sua permanência na embarcação, a Luzitânia já teria ido ao fundo, sem dúvida alguma. O esgotamento da água que invadia o casco era trabalho de inúmeras vezes, horas ao dia.
Imagem | Canoa de Tolda
Na mesma época, a Canoa de Tolda teve a informação de interesse do Museu Nacional do Mar em adquirir a embarcação para seu acervo. Era um problem.a, pois contrariava a intenção da entidade em restaurar a canoa para que permanecesse no Baixo. Afinal, era a derradeira e não havia lógica em deixar de navegar para findar num museu, ainda que interessante, a mais de dois mil quilômetros de distância.
Imagem | Canoa de Tolda
2000
Em fevereiro de 1999, já como patrimônio da Sociedade Canoa de Tolda, a Luzitânia é desmontada e arrastada para terra, no Mato da Onça. Seu estado precário, com a estrutura e o casco já extremamente comprometidos, colocava em risco a embarcação. A decisão de tira-la da água tinha como objetivo preservar suas linhas e componentes básicos até a possibilidade de um restauro.
Imagem | Canoa de Tolda
A carcaça da bolina, assim como as demais peças removidas da Luzitânia, servirão como modelos para a confecção dos novos componentes. A retirada de uma embarcação da água, para terra, é o limiar de seu fim de vida. Porém, no caso da canoa Luzitânia, havia a perspectiva do restauro, o que de fato ocorreu.
Imagem | Canoa de Tolda