HISTÓRIA | PATRIMÔNIO NAVAL

por ETEVALDO AMORIM | SEXTA-FEIRA – 03 DE JULHO DE 2020

Nos anos 60 do século passado, a Marinha do Brasil realizou uma série de missões com navios patrulha da classe Piranha, proporcionando serviços médicos e odontológicos para a população ribeirinha, indicando a importância estratégica da hidrovia Penedo/Piranhas

A missão de 1960

O Comando da Força Patrulha do Nordeste, pela Ordem de Movimento nº 1/1960, planejou a Comissão ao rio São Francisco, de acordo com o Programa Geral de Adestramento, e seguindo determinações do Terceiro Distrito Naval. A missão dessa Comissão era “Fazer o reconhecimento da costa e do Rio São Francisco até Piranhas, a fim de obter informações sobre a barra, condições de navegabilidade e informações regais sobre a região do Baixo São Francisco”.

Formou-se, então, um Grupo Patrulha composto pela Corveta Caboclo e pelos navios-patrulha Piraju (R-53) e O Pirambu (R-54), sob o comando do Capitão-de-Fragata Júlio César de Sá Carvalho(i). Partiram de Natal-RN para o Recife-PE no dia 15 de janeiro, às 16:40 h. O Pirambu (R-54), por necessitar de reparos, só partiu no dia 17.

As navegações das missões da Marinha cobriam o Baixo São Francisco entre Penedo e Piranhas. Mapa: Canoa de Tolda/InfoSãoFrancisco

No dia 19, a Caboclo e o Piraju levantaram âncoras para Maceió pelas 19:00 h, chegando ao seu destino no dia 20, às 18:15 h, onde aguardou o Pirambu, que ao Grupo só se reuniu no dia 22.

Em Maceió, no dia 23, às 16:00 horas, foi inaugurada uma Exposição sobre assuntos da Marinha, no Teatro Deodoro, organizado pela Capitania dos Portos local. Ao evento compareceram o Governador do Estado, Muniz Falcão, e muitas outras autoridades.

No intuito de analisar as condições da barra do São Francisco e enchente do rio, foi chamado a Maceió o prático da Barra, Sr. Nilo José Bezerra, que declarou que “no fundo da barra, nas condições de preamar, atingia de 10 a 11 pés, mas que no percurso até Penedo as condições de navegabilidade eram melhores devido à enchente do rio”. Nessas condições, decidiu-se que a corveta Caboclo permaneceria na Capital alagoana. Ressalte-se aí a inestimável colaboração do Capitão dos Portos de Alagoas, Cap. de Corveta Jorge Manoel da Purificação(ii).

A barra do rio São Francisco. Foto: Revista Marítima Brasileira

No dia 24, o Sub-Grupo, composto pelo Piraju (capitânia) e Pirambu, partiu para a barra levando a bordo os Sr. Ordener Cerqueira(iii), professor da Faculdade de Odontologia;

Arnoldo Jambo(iv), diretor do Jornal de Alagoas; Sósthenes Jambo(v), repórter do mesmo jornal; e Taoguro Vianna, repórter fotográfico. Em Penedo, a chegada dos navios coincidiu com a realização da Festa de Bom Jesus dos Navegantes, tendo o Piraju acompanhado a procissão como guarda de honra da barca que conduzia a imagem.

À noite, o Comandante e os Oficiais da Força-Tarefa compareceram a um jantar oferecido pelo prefeito Dr. Hélio Nogueira Lopes(vi), no Tênis Club da cidade. Compareceram o Secretário de Segurança (representando o Governador do Estado), o Engenheiro Presidente da Comissão do Vale do São Francisco, o Capitão dos Portos e outras autoridades locais. Uma sessão especial no Cine São Francisco e um baile encerraram as atividades daquele dia.

No dia 25, um programa de visitação da cidade, começando pela Residência da Comissão do Vale do São Francisco, dirigida pelo Dr. Olavo de Freitas Machado, que ofereceu importantes informações acerca da Região e designando o prático da Comissão, Sr. Antônio Lira de Morais para acompanhar a viagem até Piranhas. A oficialidade da Patrulha participou de almoço na residência do Comendador José da Silva Peixoto.

Navio patrulha Piraju. Revista Marítima Brasileira

Enfim, no dia 26 de janeiro de 1960, partiu a frota diretamente para Piranhas, tencionando visitar as cidades na volta. Seguiram com eles dois repórteres e dois fotógrafos da imprensa de Maceió e de Penedo, além do Dr. Olavo de Freitas Machadovii, que desembarcaria em Traipu. Acompanhou um dos navios a lancha do Agente da Capitania de Neópolis-SE, Segundo-Tenente Absalão da Costa. Em Propriá-SE, permaneceram por cerca de uma hora para receber o Prefeito João de Aguiar Caldas e outras autoridades. Por volta das 18:30 h, chegaram a Pão de Açúcar e foram recebidos por diversas pessoas, inclusive o prefeito Elpídio Emídio dos Santos(viii), no Clube da cidade.(ix) Durante um

coquetel, o Comandante travou produtiva conversa com o Sr. Clodoaldo Martins, da Comissão do Vale do São Francisco. Na ocasião, discursou o Padre Luiz Ferreira Neto, que

lembrou a histórica viagem do Imperador D. Pedro II, havia pouco mais de cem anos. (Sósthenes Jambo, no diário de Pernambuco, 12/02/1960).

No dia seguinte, em virtude de avaria do Piranbu, seguiu o Piraju com destino a Piranhas. Ali foram efusivamente recebidos e o Diretor da Estrada de Ferro Paulo Afonso disponibilizou um trem especial para um grupo de Oficiais, Sargentos e Praças visitarem as instalações da CHESF.

No dia 28, partiu de novo o Piraju com destino a Pão de Açúcar, chegando por volta das 16:00 horas. Ali visitaram as instalações do hospital do SESP. No dia seguinte, os Comandantes e Oficiais foram recebidos pelo Prefeito para um almoço. Às 16:00 h partiram para Propriá-SE, onde chegaram às 16:60 h. A cidade estava em festa e o Prefeito, acompanhado de autoridades, foram a bordo para dar as boas-vindas. À noite, um jantar e um baile. No dia seguinte, banquete na Prefeitura. Pouco depois, visitaram Porto Real do Colégio, onde receberam novo almoço. O Engenheiro Agrônomo da Residência da C. V. S. F, Dr. Otávio Tavares Vieira(x), ofereceu informações e publicações de grande valia ao Comandante da Força. A presença da frota em Propriá também coincidiu com a Festa de Bom Jesus dos Navegantes, tendo delas também participado.

O porto de Penedo. Foto: Revista Marítima Brasileira

A missão de 1965

Em 1965, outra missão da Marinha percorreu o Rio São Francisco. Um acontecimento trágico marcou a sua passagem por Pão de Açúcar. Às 23:00 do dia 16 de março, uma segunda-feira, quando retornava para bordo com outros marinheiros, o Segundo-Sargento Pedro de Moraes afogou-se nas águas do ria “por motivo de emborcamento da canoa”, como informa o Serviço de Documentação da Marinha.

O Boletim Nº 16, do Ministério da Marinha, de 16 de abril de 1965, noticia o seu falecimento, cuja comunicação foi feita pelo Rádio (prefixo 171 045Z) do próprio navio-patrulha Piraju, no dia seguinte ao fato.

Iniciadas as buscas no dia 17, sob a coordenação do Cabo Manoel Araújo, o seu corpo somente foi encontrado no dia 18, quarta-feira. Naquele mesmo dia, regressou o Piraju à sua sede em Natal-RN.

A primeira missão de 1967

Em 1967, nova Missão da Marinha brasileira se faria realizar no rio São Francisco. Aproveitando as cheias, único período em que se permitia a navegação de navios de maior calado que as habituais lanchas, aqui retornou o Navio-Patrulha Piraju.

Partindo do Recife, onde recebeu cerca de cinco toneladas de gêneros, medicamentos e material escolar, no dia 3 de fevereiro seguiu para Maceió e dali para Penedo, onde iniciou efetivamente a Missão, visitando 12 localidades do Baixo São Francisco, sob o comando do Capitão-Tenente Adhemar Garcia de Paiva Filho(xi).

Assim, precisamente no dia 7 de fevereiro, uma terça-feira de carnaval, a equipe do Piraju atendia a população de Curralinho(xii), no município de Poço Redondo, no Estado de Sergipe, de onde partiu, sob forte vento, em marcha reduzida.

O porto de Propriá. Revista Marítima Brasileira.

A equipe médica desta Missão atendeu 1.404 pessoas, realizou 420 extrações dentárias nas localidades de Piranhas-AL, Curralinhos-SE, Ilha do Ferro-AL, Bonsucesso-SE, Pão de Açúcar-AL, Mocambo-SE, Caiçara-SE, Santiago-AL, Jacarezinho-AL, Limoeiro-AL, Barra do Ipanema-AL, Ilha do Ouro-SE, Belo Monte-AL, Propriá-SE e Penedo-AL.

O navio cruzou a barra, adentrando ao mar no dia 11 de fevereiro, às 17:00 horas.

A segunda missão de 1967

A segunda viagem daquele ano teve início no porto de Natal, de onde partiu de novo o Piraju no dia 6 de março, com destino ao Recife, onde recebeu material para assistência às populações não atendidas na vez anterior. As duas equipes de dentistas e uma de médico atenderam 1.278 pessoas, apesar dos boatos de que o intuito da missão era “esterilizar” homens e mulheres.

Telegrama transcrito do informativo “Notícias da Marinha”, de 24 de março daquele ano, diz o seguinte:

“COMISSÃO PREJUDICADA BOATOS ESPALHADOS PRINCIPALMENTE MARGEM SERGIPE RESPEITO EMPREGO VACINAÇÃO ORDENADA MINISTRO ROBERTO CAMPOS FINS TORNAR HOMENS E MULHERES ESTÉREIS PT LOCALIDADE LAGOA PRIMEIRA VG GRANDE NÚMERO DE HABITANTES FUGIU DA CIDADE AO AVISTAR O NAVIO PT

Episódios como este, verificado na pequena localidade de Lagoa Primeira, no município de Gararu-SE, eram comuns na época. Não se tratava de qualquer represália à ação da Marinha, ou qualquer manifestação política ou ideológica, já que vivíamos em pleno Regime Militar, mas resultado da ignorância de boa parte da população.

Povoado Curralinho. Foto: Revista Marítima Brasileira.Com. Alberto do Valle R. de Almeida

As campanhas de vacinação contra a varíola enfrentavam frequentemente essa resistência. Em tempos de pouca informação, os boateiros disseminavam a ideia de que a vacina era para “capar” os homens, o que levou muitos deles a se embrenhar mato a dentro ao menor sinal de um carro ou de uma lancha estranha. Conta-se que um deles chegou a se esconder dentro de um espesso calumbi, muito comum na beira do rio, sendo necessário desbastar o mato a foice para retirá-lo.

Mas, no geral, a comunidade ribeirinha reagia bem à presenta da Marinha. Em Limoeiro, por exemplo, pouco depois do carnaval, numa tarde (provavelmente no dia 9 de fevereiro de 1967), chegava o Piraju, baixando âncoras ao largo do rio. A canoa de “seu” Agnelo, conduzida por Zé de Atanázio, foi ao seu encontro. Logo desembarcaram os homens do navio e se puseram a trabalhar.

O atendimento médico e a distribuição de medicamentos, gêneros e material didático teve lugar no Grupo Escolar, sob a orientação de “seu” Lindauro, liderança política do lugar. O gabinete dentário foi instalado na casa de “dona” Nita (Neuza Amorim), cujos procedimentos basicamente se reduziam a extrações. Algumas pessoas chegaram a ficar banguelas e outras até passaram mal, com hemorragias e, pior, sem qualquer assistência, pois os dentistas já tinham ido embora.

Os mantimentos eram doados pela “Aliança para o Progresso”, do Governo americano e os remédios praticamente se resumiam a umas pílulas grandes, de cor vermelha, basicamente vermífugos. Enfim, era tudo uma grande novidade.

Pessoas à espera do atendimento no povoado Curralinho. Foto: Revista da Marinha

O Capitão-de-Mar e Guerra Alberto do Valle Rosauro de Almeida(xiii), que depois foi Chefe do Centro de Ensino de Ciências Sociais da Escola Naval, no Rio de Janeiro, comandava o Piraju na sua última Missão ao São Francisco, em janeiro de 1968. Ele relata:



“Em Piranhas, após uma navegação muito perigosa, atravessando corredeiras sob a orientação segura do “Seu” Quinca(xiv), chegamos à tarde e lá pernoitamos. Na época, a única comunicação do outras localidades era através do rio, pois não havia estradas. Também não havia eletricidade e as poucas notícias chegavam uma vez por semana pela lancha Tupan ou através de rádios de pilha (quando havia pilhas), em AM. A população, na maioria, receava a volta de Lampião. Achava que Getúlio Vargas era ainda o Presidente da República. Lembro-me de um senhor que me pediu notícias do Imperador.”

Registre-se, por fim, que foram essas as oportunidades que, sob o Regime Republicano, navios de guerra adentraram o São Francisco até Piranhas.(xv)

Notas e referências

Publicado originalmente no Blog do Etevaldo: http://blogdoetevaldo.blogspot.com/2020/06/missoes-da-marinha-no-baixo-sao.html

i – Júlio César de Sá Carvalho nasceu em Três Lagoas, Estado do Mato Grosso do Sul, a 29 de maio de 1917. Filho de José Ribeiro de Sá Carvalho e Irinéa Fontoura de Carvalho. Foi transferido para a Reserva por força do ATO INSTITUCIONAL Nº 1, de 9 de abril de 1964.

ii – Jorge Manoel da Purificção. Assumira o posto em 15 de setembro de 1958. Em 1956, já tinha comandado o Piraju.

iii – Ordener Cerqueira. Dentista, professor da Faculdade de Odontologia de Alagoas. Filho de Manoel Vieira de Cerqueira e Antônia da Costa Cerqueira.

iv – João Arnoldo Paranhos Jambo nasceu em Maceió no dia 7 de janeiro de 1922. Era filho do despachante Alfredo da Silva Jambo e de Elita Paranhos Jambo.

v – Hermano Sósthenes Paranhos Jambo. Irmão de Arnoldo Jambo. Foi diretor-executivo do jornal Terra Livre, editado em São Paulo.

vi – Nasceu em Penedo – AL a 10/11/1922 e faleceu em Maceió – AL a 17/05/2020, vítima da Covid-19. Deputado estadual¸ Secretário de Estado da Saúde, médico, prefeito. Filho de Edmundo Lopes e Elisa Nogueira Lopes.

vii – Engenheiro Agrônomo, nascido em Pão de Açúcar-AL a 13 de dezembro de 1926. Filho de Júlio de Freitas Machado e Tercília de Freitas Machado. Diplomado pela Escola Agronômica da Universidade da Bahia. Pós-graduação: Engenharia Rural, no Centro de Estudos e Treinamento de Engenharia Rural, São Paulo.

viii – Prefeito de Pão de Açúcar no período de 05/02/1956 a 31/01/1961. Nasceu em Jacaré dos Homens (então município de Pão de Açúcar) no dia 23 de maio de 1909. Filho de Horesmídia Maria da Conceição.

ix – Revista Marítima Brasileira, 1962.

x – Otávio Tavares Vieira, filho de Maria Rosa Tavares Vieira (Sinharinha Tavares) e Octávio Soares Vieira. Nasceu em Pão de Açúcar no dia 11 de outubro de 1924. Formado pela Escola Agronômica da Bahia, em 17 de dezembro de 1951.

xi – Filho de Adhemar Garcia de Paiva e Célia de Castro Caldas. Faleceu no Rio de Janeiro, aos 57 anos, no dia 14 de dezembro de 1994. Casou-se em 1961 com a Miss Guanabara e Miss Brasil 1960, Gina MacPherson.

xii – CALHEIROS, Celso. São Francisco na Agenda de Dilma, su2011.

xiii – Filho de Alberto Gonçalves Rosauro de Almeida e de Eunice Guimarães do Valle.

xiv – Joaquim Bezerra da Silva, conhecido por “seu Quinca”, nasceu em Curralinho (Poço Redondo-SE), a 18 de agosto de 1910. Era filho de Teotônio Martins Bezerra e Adelaide Lucas de Souza. Foi casado com Maria José Santos, natural de Pão de Açúcar, que adotaram como filho José Bezerra (Zé de Quinca). Foi Comandante-Prático da Lancha Tupan, fazendo a linha Penedo-Piranhas desde 7 de julho de 1956 até 1979. Era muito popular e amplamente respeitado pelas suas maneiras cordiais e também pela sua extrema habilidade na navegação.

xv – Correio da Manhã, RJ, 7 de fevereiro de 1960.

O autor

Etevaldo Alves Amorim (Campinas-SP, 29/07/1957). Engenheiro Agrônomo, tem várias obras publicadas: Pão de Açúcar – Cem Anos de Poesia – Coletânea, Maceió: ECOS Gráfica Editora, 1999 (org.); Terra do Sol – Espelho da Lua, Maceió: ECOS, 2004; Freitas Machado: Vida e Obra, Maceió: EDUFAL, 2011. Publicação em periódico: Braúlio x Brayner: A Pena e a Espada, in Revista do Arquivo Público de Alagoas, Maceió: Arquivo Público de Alagoas, ano 2, n. 2, 2012, p. 127-152. Mantenedor do Blog do Etevaldo – História e Literatura: www.blogdoetevaldo.blogspot.com.

Imagem em destaque – O Piraju e o Pirambu em Piranhas, AL. Foto: Revista Marítima Brasileira

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